Para melhorar os resultados de qualquer operação, duas ações podem ser tomadas: aumentar o faturamento e trabalhar fortemente na redução de custos.
A segunda hipótese pode ser desenvolvida por qualquer empresa, pois, não depende de capacidade produtiva, investimentos para a atuação em novos mercados ou ampliação da equipe de vendas.
Porém, é preciso cuidado com as ações a serem tomadas, afinal, os possíveis cortes de despesas não podem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao mercado.
Segundo a empresa de consultoria norte-americana Deloitte, em uma pesquisa realizada em 2019 com 1.200 executivos de todo o mundo, a redução de custos contribuiu com o aumento da receita de 86% das empresas que desenvolveram projetos nesse sentido.
No post de hoje mostraremos como fazer projetos para diminuir os gastos e a importância dessa ação na gestão do seu negócio. Continue a leitura e confira!
O que significa reduzir custos?
A redução de custos envolve muitas possibilidades em uma empresa, porém, não pode ser realizada sem um estudo prévio e um projeto que a leve à melhoria dos resultados.
Como exemplo de redução de custos pode-se:
– trocar equipamentos por aqueles que consomem menos energia,
– migrar a telefonia para o digital,
– cortar despesas que não agreguem valor ao empreendimento.
Na área logística, é possível trabalhar com assertividade em um projeto que envolve a diminuição dos gastos, como veremos em seguida.
Como fazer projetos de redução de custos?
Um projeto de redução de custos possui etapas que precisam ser vencidas, evitando problemas, descontentamento da equipe interna e contribuindo para melhorias que venham a garantir o sucesso da operação, onde é necessário ter como etapa:
Análise de gastos
O primeiro passo para alcançar os objetivos diz respeito a um estudo detalhado a respeito dos gastos realizados pela empresa.
Usando a área de logística como exemplo, faz-se necessário levantar os números envolvendo históricos que apresentem:
– quantidade e valores dos produtos que apresentam baixo giro,
– valores gastos com fretes,
– gastos com devolução e troca de mercadorias expedidas,
– valores com produtos perdidos e danificados nos estoques,
– análise das reclamações feitas por clientes com relação à logística.
A partir desses dados, é preciso desenvolver um plano de ações que venha a diminuir os gastos desnecessários e que podem ser evitados, traçando objetivos a serem alcançados e detalhes de como reverter esse quadro.
Gestão de estoques
A gestão de estoques precisa ser uma atividade constante da operação, contando com instrumentos que possam colaborar na obtenção dos resultados, como:
– sistema de gestão de estoques integrado com as demais áreas da empresa,
– avaliação dos fornecedores,
– pesquisa de satisfação dos clientes,
– equipamentos de apoio para contagem de estoques, separação de mercadorias e expedição,
– diminuição do tempo de produtos estocados,
– eliminação ou minimização dos erros nas entregas de mercadorias.
O acompanhamento diário das atividades e a assertividade na contratação de fornecedores e prestadores de serviços são fundamentais para se obter sucesso.
Contar com especialistas em cada área dos processos logísticos irá diminuir os custos, gerar melhores resultados e garantir o sucesso da operação.
Capacitação da equipe
Localizados os problemas a partir de um levantamento detalhado e criado um plano de ação para cada situação apontada, é hora de capacitar a equipe que faz a operação acontecer.
O objetivo deve estar sempre voltado ao profissionalismo da equipe, onde possa-se contar com colaboradores envolvidos e que cumprem com suas obrigações.
Para isso, eles precisam saber quais são os seus deveres e o que se espera de cada um.
Além disso, é importante que condições adequadas sejam apresentadas para que consigam atingir os resultados, onde a tecnologia é a saída para muitas operações.
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