Vender em marketplace é uma excelente opção para empresas que desejam iniciar seus negócios na internet.
Muitos empreendedores ainda não estão confortáveis para iniciar uma operação digital.
No entanto, fechar os olhos para a nova realidade, é colocar o seu negócio em risco e desconsiderar as excelentes oportunidades que as lojas virtuais apresentam ao mercado.
Para se ter ideia da expansão desse mercado, segundo um estudo da Nuvemshop, somente as pequenas e médias empresas brasileiras faturaram mais de R$ 2,3 bilhões no ano de 2021 através de lojas virtuais, um aumento de 77% se comparado ao ano anterior.
Continue a leitura e confira dicas para que sua empresa possa começar a vender em marketplace.
Como vender em marketplace?
Antes de entrarmos nos detalhes de como vender em marketplace, é importante conhecer mais sobre essa ferramenta.
O marketplace é uma espécie de shopping center virtual, ou seja, a reunião de muitas lojas em uma única plataforma, possibilitando que rapidamente a sua empresa ofereça seus produtos na internet.
No Brasil, existem muitas opções para que você inicie as operações de vendas virtuais nesse canal, como:
- Mercado Livre,
- Amazon,
- Americanas.com,
- Shoptime,
- Submarino,
- OLX,
- Magazine Luiza,
- etc.
É importante visitar e avaliar cada um deles e localizar aquele que melhor atende às suas expectativas, assim como que tenham taxas adequadas para a sua operação.
A partir daí, é partir para as ações e fazer uma boa definição de estratégia para ter sucesso. Nossas dicas para isso são:
Defina a precificação de produtos
Na definição dos preços dos produtos, lembre-se que um percentual das vendas será destinado ao marketplace, portanto, não existe a comissão dos vendedores (comum nas lojas físicas), mas existe o valor da plataforma que, além de hospedar a sua loja, irá ajudar a atrair o seu público.
Mantenha o bom atendimento
Tão importante quanto o atendimento que você disponibiliza em sua loja física, é fundamental estar atento aos contatos realizados pelos clientes via canais digitais, quando solicitam:
- informações,
- detalhes técnicos dos produtos,
- esclarecimentos,
- críticas ou elogios.
A comunicação de qualidade e a agilidade no retorno são fundamentais para que você conquiste seu público e tenha sucesso na operação.
Invista em marketing digital
Para ter sucesso e vender em marketplace, o marketing digital é essencial, pois, quem não aparece, não é lembrado.
Invista em boas campanhas e apresente os seus produtos e soluções ao mercado, lembrando que na internet é possível direcionar seu marketing a públicos específicos, o que facilita bastante o processo de divulgação da sua marca.
Gerencie o estoque
O gerenciamento do estoque é imprescindível para quem deseja obter sucesso no mundo virtual, pois, nada pode ser mais frustrante para um comprador do que fazer a escolha pelo produto desejado e não ser atendido por falta de mercadoria.
Divulgue apenas os produtos que efetivamente você tenha a disposição para comercializar.
Para isso, o controle de estoque precisa funcionar com extrema precisão.
Invista no transporte
Por último, é muito importante que o seu tempo de entrega esteja dentro das expectativas dos clientes, um cuidado fundamental para quem deseja vender em marketplace.
A partir da confirmação da compra, o comprador passa a aguardar ansiosamente pelo recebimento da mercadoria, portanto, esteja atento a sua logística oferecendo:
- agilidade na entrega,
- possibilidade de monitoramento do pedido,
- qualidade no processo de transporte.
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