O analista logístico é um profissional fundamental para as empresas que precisam lidar com estoques ou com a movimentação de cargas.
Quer entender mais sobre essa profissão, saber qual a sua importância, a formação exigida, os salários e as áreas de atuação?
Então continue a leitura e esclareça as suas dúvidas!
O que faz um analista logístico?
O analista logístico é responsável por avaliar a compra de materiais, produtos e máquinas dentro de uma empresa.
Além disso, esse profissional também desenvolve estratégias para realizar uma boa armazenagem e distribuição de mercadorias.
O dia a dia inclui tarefas como, por exemplo, realizar negociações com fornecedores e atuar auxiliando o controle de estoque e materiais.
Do mesmo modo, o analista também precisa acompanhar os indicadores de desempenho operacional e de transporte para elaborar planilhas de controle de objetos.
A profissão também é conhecida por outros nomes, como analista de almoxarifado, analista de compras, analista de expedição e analista de operações logísticas.
Em quais áreas o analista logístico pode atuar?
O analista logístico pode se relacionar com diversas áreas da empresa, ou seja, desde a armazenagem e logística até a distribuição dos produtos.
Em outras palavras, ele pode trabalhar tanto organizando os estoques quanto programando as entregas com a equipe de roteirização da sua empresa, certificando-se de que as mercadorias certas vão para os veículos corretos.
Veja a seguir as principais áreas de atuação do analista de logística!
Armazenagem e estoque
O analista logístico pode atuar no estoque e armazenagem para garantir que o abastecimento de toda a cadeia logística se mantenha estável e que os níveis dos estoques estejam devidamente alinhados com as demandas do mercado.
Em suma, o seu papel é evitar que a falta de gestão do estoque reflita em custos extras para a empresa ou que resultem no não atendimento de clientes.
Trata-se de se certificar de que os produtos são estocados e armazenados da maneira correta, garantindo níveis máximos de qualidade e segurança.
Nesse sentido, o analista logístico acaba exercendo um papel fundamental, determinando e controlando os níveis de estoque, garantindo a armazenagem correta das mercadorias e do material utilizado no dia a dia da operação.
Embalagens
Depois de fabricar os produtos, é preciso protegê-los de eventuais danos ou exposição ao meio ambiente.
Dessa forma, como cada produto tem uma característica específica, cabe ao analista logístico garantir que eles sejam embalados corretamente.
Fica a seu cargo toda a gestão dos processos de conservação e operação de proteção.
Transporte e distribuição
Trata-se da área que engloba dois terços dos custos logísticos, portanto, uma área essencial tanto para assegurar a distribuição e comercialização dos produtos quanto para o controle de despesas da empresa.
Nessa área, o analista de logística atua realizando atividades de transporte e distribuição com a máxima eficiência utilizando somente os recursos necessários.
Ele também deve fazer a gestão das frotas, desde os planos de manutenção, contratação de profissionais, estabelecimento de rotas e acompanhamento do desempenho até o relacionamento com os principais fornecedores da área.
Softwares podem ajudar o analista logístico que trabalha na área de transporte e distribuição a criar rotas inteligentes, que gastam menos combustível e acompanhar a operação em tempo real.
Gestão da cadeia de suprimentos
Por fim, o analista logístico também pode atuar na gestão da cadeia de suprimentos da empresa, certificando-se de que todo o planejamento estratégico da empresa esteja sendo cumprido operacionalmente.
Esse profissional deve garantir que as informações fiquem disponíveis para os gestores da empresa, disponibilizando informações adequadas e relevantes que podem ser o fator-chave para conquistar uma vantagem competitiva.
O mercado de trabalho desse profissional
Mesmo com todos os desafios e transformações dos últimos anos, o mercado de trabalho da logística segue firme e forte, afinal, é parte essencial de qualquer cadeia produtiva.
Por isso, investir na profissionalização para adentrar esse mercado de trabalho é uma boa escolha para quem está procurando estabilidade e oportunidades de crescimento.
As carreiras dentro do setor são bem estabelecidas, com uma lógica hierárquica fundamentada e capaz de revolucionar os processos das empresas.
No fim das contas, o que vai definir o sucesso de um profissional dessa área é a sua capacidade de se adaptar a mudanças e criar soluções criativas para os problemas da empresa.
Qual é o perfil de um analista de logística?
Um bom analista de logística precisa ter alguns traços de personalidade específicos para desempenhar a função da maneira mais eficiente possível.
Confira a seguir como é o perfil ideal de um analista logístico!
Ser detalhista
Independente da área da empresa em que o analista de logística atuará, para executar bem sua função, é preciso ser detalhista.
Isso porque, como diria o ditado, “tanto Deus quanto o diabo estão nos detalhes”, então é preciso estar sempre muito atento a todas as informações e processos da empresa.
Enquanto os menores erros podem comprometer a eficiência da operação, a análise minuciosa dos detalhes pode gerar insights que melhoram a produtividade.
Ter visão global dos processos
Outro aspecto muito importante do perfil de um analista logístico é a capacidade de ter uma visão global dos processos, sabendo avaliar os pontos positivos e negativos da operação em relação com os concorrentes.
Isso é fundamental para que este profissional tenha a capacidade de elaborar estratégias que fazem a diferença, otimizando processos da empresa.
Fazer análises e interpretar dados
Como o próprio nome diz, uma das principais capacidades necessárias para a prática de analista logístico é a capacidade de analisar, ou seja, interpretar os dados coletados.
Seja qual for a área de atuação, coletar dados e saber como interpretá-los é fundamental para economizar dinheiro com a operação e melhorar a sua eficiência.
Atualizar-se sobre o mercado
Também é fundamental que o analista logístico esteja sempre se atualizando sobre o mercado em que atua.
Saber quais são as principais tecnologias e tendências é imprescindível para estar em constante evolução e sempre otimizando o serviço.
Ser criativo
Logística é, dentre outras coisas, uma área de atendimento ao cliente. Isso significa que oferecer somente o básico não é o suficiente.
No contexto do atendimento ao cliente, o profissional de logística deve pensar de maneira diferente, sempre oferecendo opções e soluções que vão surpreender de forma positiva os clientes.
Ou seja, o analista logístico deve agregar valor para a empresa por meio de soluções criativas para a redução de custos, aumento de produtividade e maior qualidade e segurança para os produtos.
Ter boas habilidades de comunicação
O setor logístico envolve muitas pessoas ao mesmo tempo, então é fundamental ter boas habilidades de comunicação para evitar atritos e solucionar problemas.
É preciso saber conversar com cada setor da empresa, para que as tarefas possam ser exercidas da melhor maneira possível, sempre com respeito a todos os envolvidos.
Adaptar-se facilmente a mudanças
Quem é da área sabe que a rotina de logística muda a todo momento.
É muito comum que novas prioridades e solicitações surjam durante a jornada de trabalho, então é fundamental ser flexível e compreender novas informações para alcançar os resultados.
Saber lidar com as mudanças e propor soluções criativas é um traço fundamental de um bom profissional de logística.
O que precisa para ser analista logístico?
Para ser um analista logístico, é preciso ter um curso técnico, tecnólogo ou ensino superior nas áreas de administração ou matérias correlatas.
Também é possível começar a atuar na área mesmo não tendo um diploma em administração. Uma boa forma de fazer isso é buscando por pós-graduações, MBAs, mestrado ou doutorado.
Analista logístico: conheça os melhores cursos
Se você deseja entrar na área de logísticas, deve buscar pelos seguintes cursos:
- Técnico em logística – o curso técnico capacita o aluno para atuar em operações logísticas, ou seja, colaborar no planejamento e execução das tarefas das empresas e indústrias. Neste curso, o estudante aprende procedimentos de transporte, armazenamento e distribuição nas cadeias de bens e serviços;
- Tecnólogo em logística – o tecnólogo, por sua vez, explora conteúdos relacionados a gestão de negócios, que são disciplinas importantes para a gestão de pessoal, coordenação de departamentos e empresas;
- Faculdade de administração – o curso superior de administração ensina o estudante sobre finanças, estatística, economia, matemática e psicologia. Trata-se de um curso que exige bastante leitura, estudos de caso e participação em atividades complementares. O curso de administração forma profissionais qualificados para várias áreas, como marketing, logística, produção, serviços, recursos humanos e finanças;
- Faculdade de engenharia de produção – já a faculdade de engenharia de produção forma profissionais responsáveis por garantir a maior eficiência possível nos processos produtivos. Ou seja, profissionais capazes de aliar conhecimentos técnicos com conhecimentos sobre gestão de pessoal, administração, finanças e economia;
- Especializações (MBA, pós-graduação, mestrado e doutorado – por fim, quem já tem um diploma de ensino superior e quer continuar desenvolvendo a atividade academicamente ou simplesmente incorporar o currículo pode fazer especializações na área.
Qual o salário de um analista de logística?
Os analistas logísticos recebem, em média, R$3.029,00 no Brasil. Mas, dependendo do cargo e da função desempenhada, os valores podem chegar a mais de R$6.000,00.
Vagas para analista de logística
É possível encontrar vagas para analista de logística em diversos sites, como o LinkedIn, por exemplo.
Basta mandar seu currículo para as empresas e esperar para ser chamado para uma entrevista.
A importância de contar com soluções tecnológicas no setor logístico
A tecnologia do setor de logística aumentou muito nos últimos anos, e é fundamental que as lideranças das empresas adotem as soluções mais inovadoras e adequadas para a realidade material do negócio.
Por meio de softwares de gestão, por exemplo, é possível fazer o acompanhamento de estoques de maneira muito mais eficiente ao automatizar processos e centralizar a operação em um único sistema.
As soluções tecnológicas são capazes de facilitar também a integração entre diferentes setores da sua empresa, aumentando a eficiência de toda a operação e permitindo que todos os colaboradores tenham uma visão mais global do processo.
No setor de transportes, por fim, é possível reduzir os custos com combustível e manutenção de veículos e ter controle em tempo real das suas frotas por meio do rastreamento veicular.
Conclusão
Como vimos, o analista logístico é um profissional fundamental para o desenvolvimento da empresa, pois ele é o responsável por se certificar de que todos os processos estão sendo executados corretamente e que fazem sentido para a empresa.
Por meio da coleta e análise de dados do dia a dia da operação, o analista de logística pode criar soluções inteligentes para resolver problemas comuns no armazenamento de mercadorias e no transporte de cargas.
Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.
Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.