As operações cross border estão cada vez mais populares e hoje os diferentes aplicativos focados neste tipo de venda crescem a todo momento, com mais compradores no Brasil e no mundo.
Porém, esse tipo de operação logística depende de diferentes fatores para ter sucesso e render bons resultados. Isso porque a logística exerce um papel fundamental na hora de alcançar retornos positivos.
Na prática, as lojas virtuais que planejam expandir a operação e aumentar consideravelmente a praça de vendas, podem focar suas estratégias não apenas nos compradores brasileiros, mas vender para interessados ao redor do mundo.
Hoje o cross border tem tudo para ser a peça que falta para os seus resultados serem ainda melhores. Contudo, destaca-se a importância da logística na hora de ter retornos positivos. Para explicar melhor, no conteúdo de hoje reunimos as principais informações! Continue a leitura e confira.
O que é cross border?
O termo em inglês cross border (ultrapassar a fronteira, em tradução livre) é uma prática logística que busca realizar fretes independentemente do limite do país. Com o fenômeno da globalização atrelada ao rápido avanço do mundo digital, a prática se tornou comum entre as empresas, especialmente e-commerces e marketplaces.
Hoje esse tipo de solução tem como principal objetivo realizar vendas simples ou complexas entre países. Por exemplo, o seu e-commerce está localizado no Brasil. Mesmo assim, graças à política de cross border, você possui clientes em diferentes países da América do Sul, como Chile, Argentina e Uruguai.
Entretanto, é importante destacar que o exemplo desconsidera práticas complexas. Por se tratar de vendas entre países, há um esforço em solucionar diferentes tipos de gargalos logísticos. Isto é, questões alfandegárias, remessas e, acima de tudo, de custos de frete.
Todos esses fatores mencionados causam entraves na operação de vendas entre países. Neste sentido, cabe a logística solucionar e operar com foco em agilidade, economia e resolução de problemas.
Qual o papel da logística no cross border?
O cross border nada mais é do que uma operação logística e, justamente por isso, não há como negar que a logística enquanto área tem um papel crucial e, até mesmo, fundamental.
Até a concretização de uma operação de venda entre países, os diferentes passos que antecedem a conclusão do frete são considerados processos logísticos. Desse modo, cada pequena demanda gera um custo e um tempo.
Ambas os fatores geram impactos à empresa e ao destinatário. Assim, cabe à logística atenuar os efeitos negativos e buscar a transformação desses processos em algo positivo.
Em relação ao custo de cada etapa, toda a cadeia logística deve considerar o cenário de baixo custo. Ao realizar vendas que têm tickets mais baixos, de nada adianta ofertar o produto caso o frete supere o preço do item em si.
Neste sentido, o esforço a todo momento é reduzir os custos das operações que acontecem até a conclusão do frete. Caso contrário, o valor do envio impacta negativamente nas vendas.
Por outro lado, deve-se considerar também o tempo gasto até a conclusão do frete. Com entregas cada vez mais ágeis, mesmo em outro país, a conclusão do frete precisa ser ágil e acontecer, de preferência, em poucos dias.
Caso contrário, a demora impacta negativamente na experiência de compra e, consequentemente, perde-se um cliente potencial que poderia retomar as vendas nos próximos meses.
Implemente o cross border e outras soluções com a Único Logística
Se você tem um e-commerce e precisa de ajuda para gerenciar armazenamento, movimento e distribuição de mercadorias, conte com a Único Logística. Realizamos parceria junto às pequenas, médias e grandes empresas, e tudo isso atrelado aos serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio.
Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.
Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.