A terceirização de serviços pode ser uma alternativa eficiente para que as organizações possam ter mais autonomia na gestão do negócio. Em cenários cada vez mais competitivos, é fundamental que as empresas busquem maneiras de garantir o ganho em produtividade.
Os processos de produção precisam ser mais ágeis, bem como ter custos reduzidos. A gestão de pessoal é uma das áreas que podem ser melhor administradas por meio da terceirização de serviços, permitindo que a empresa se concentre no seu core business, dinamizando a sua atuação no mercado.
Por meio da contratação de serviços em empresas especializadas, é possível reduzir os gastos com a seleção de pessoas, da mesma forma em que se evita a ocorrência de faltas ao trabalho. Outro ponto a ser considerado é que, com o apoio de uma empresa terceirizada, há mais flexibilidade na prestação dos serviços, que podem se adequar às necessidades reais de execução das tarefas.
O que é terceirização de serviços?
A terceirização de serviços, também conhecida como outsourcing, é a relação contratual entre duas empresas, ou entre uma empresa e pessoas, para a prestação de atividades profissionais. Diferente da contratação CLT, na terceirização o trabalhador é contratado pela empresa prestadora e não pela tomadora do serviço.
Ou seja, os serviços serão prestados na empresa contratante, mas as responsabilidades trabalhistas são da intermediadora. A relação de trabalho pode se estender por prazo indeterminado ou apenas em um período específico. A Lei nº 13.429, publicada em 2017, é a referência da legalização do trabalho temporário e terceirizado no território brasileiro.
Sobre a lei da terceirização
Em linhas gerais, a lei da terceirização autoriza entidades físicas ou jurídicas a obter a prestação de serviços por meio de outra pessoa jurídica, que disponibilizará os seus funcionários para a realização de atividades no local da contratante.
Conforme a legislação, o colaborador terceirizado pode exercer tanto as atividades meio quanto as atividades-fim na empresa contratante, embora a terceirização das atividades-fim seja menos recorrente.
Vale lembrar, porém, que o pagamento dos salários e encargos sociais fica a cargo da empresa contratada. Caso o trabalhador precise requerer algum direito que não foi concedido, o processo deve ser respondido pela terceirizada.
Também está prevista na lei a livre filiação sindical, deixando a cargo do trabalhador a decisão de se filiar ou não, bem como de decidir em qual sindicato isso será feito. A lei ainda estipula a duração do trabalho temporário em 180 dias, para que as empresas possam atender às suas demandas por meio da substituição da mão de obra.
Quais as funções de um profissional de serviços terceirizados?
Os prestadores de serviços terceirizados podem atuar nas mais diversas áreas. Entre as atribuições mais comuns estão:
- Limpeza
- Manutenção
- Serviço de portaria
- Segurança privada
- Administração
- Gestão de pessoas
- Operação de veículos
- Jardinagem
- Atendimento na recepção
- Serviços de construção
- Serviços de T.I.
Quais locais podem se beneficiar com a terceirização de serviços?
A terceirização de serviços é bastante versátil e muitos setores podem se beneficiar dessa prática. Afinal, ela permite que as organizações se concentrem totalmente em suas atividades-fim, sem ter que se preocupar com os serviços secundários que fazem parte da rotina.
Entre os locais onde os profissionais terceirizados podem atuar estão supermercados, escolas, faculdades, fábricas, condomínios residenciais ou empresariais, estabelecimentos comerciais, construtoras, hospitais, consultórios médicos, shoppings, hotéis, restaurantes e empresas dos mais variados nichos.
Quais as vantagens de terceirizar serviços?
Custos reduzidos
A relação de trabalho é mais simplificada, com a redução dos custos para a empresa. Por meio da terceirização de serviços, a empresa não tem que arcar com os gastos relacionados ao processo seletivo, que pode levar meses para ser concluído. Além disso, não há custos com gestão de equipe, pois todo o treinamento para a prestação do serviço é oferecido pela empresa terceirizada. Os encargos sociais também ficam a cargo da empresa contratada, desonerando as despesas com pessoal da empresa contratante.
Foco no core business da empresa
A terceirização de serviços, quando envolve as atividades-meio, oferece a oportunidade de a empresa contratante focar no seu core business. Terceirizando as facilities, a equipe interna pode se dedicar à atividade-fim e otimizar a produtividade. Em muitas organizações, também há o enxugamento da estrutura, favorecendo o maior dinamismo na execução das atividades.
Flexibilidade do serviço
Outro aspecto favorável à terceirização é a flexibilidade das empresas, ao buscarem se adaptar à ocorrência de mudanças no mercado e no que se refere também ao comportamento do consumidor. Há ainda a facilidade em aumentar ou diminuir as equipes de trabalho, de acordo com a necessidade da contratante. Na terceirização de serviços, o absenteísmo é praticamente inexistente. Se surgir a necessidade de um colaborador faltar, a empresa terceirizada cobre a falta com um outro funcionário.
Serviço especializado
Com a lei da terceirização, o incentivo para as empresas especializadas aumenta, pois já são detentoras dos conhecimentos necessários para a prestação dos seus serviços. Como consequência, a terceirização de serviços otimiza a oferta de vagas no mercado de trabalho. Em setores crescentes, como o da tecnologia, por exemplo, é importante que as empresas maiores consigam contratar colaboradores especializados em menos tempo e com maior retorno financeiro.
Menor burocracia
Como vantagem, a terceirização de serviços também reduz a burocracia para a contratação de trabalhadores e estimula os empresários a contratarem mais. Já que se trata de uma Pessoa Jurídica que contrata o serviço de outra Pessoa Jurídica, os trâmites da operação se tornam mais ágeis, sem que seja preciso aguardar por todo um processo seletivo do setor de recursos humanos.
O que considerar ao contratar uma empresa de terceirização de serviços?
Bom, já estabelecemos o que é terceirização de serviços e demonstramos que essa prática facilita a contratação de colaboradores nas empresas, aumenta a produtividade e reduz os custos. Agora, é necessário explicar quais pontos devem ser considerados na hora de contratar os serviços de uma empresa terceirizada:
Reputação e experiência
Os primeiros aspectos a se considerar são a experiência e reputação da empresa. É importante buscar referências da empresa terceirizada no mercado e avaliar se ela tem condições de prestar o serviço com a qualidade requerida.
É preciso também se certificar da idoneidade da empresa a ser contratada, como, por exemplo, se cumpre suas obrigações conforme as exigências da legislação.
Treinamento das equipes
Vale também investigar se a empresa investe na capacitação dos seus funcionários, oferecendo treinamentos regulares para evitar que fiquem desatualizados. Isso é fundamental não só porque afeta a produtividade, mas também porque a falta de treinamento está ligada a acidentes de trabalho.
Custo-benefício
Por fim, deve-se avaliar o custo-benefício oferecido pela empresa. Nem sempre a mais cara será a melhor opção, mas valores muito abaixo do mercado podem indicar uma qualidade inferior. O importante é sempre analisar se a qualidade do serviço condiz com o preço cobrado.
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Até agora você aprendeu que a terceirização de mão de obra gera economia, além de viabilizar a implementação de outras prioridades, em vez de se preocupar com seleção e novas contratações. Sendo assim, contratar mão de obra terceirizada otimiza os processos das empresas de qualquer porte ou área de atuação, melhora a produtividade e permite desviar o foco para outros planos de crescimento. Contudo, é importante saber como e onde solicitar uma empresa de mão de obra terceirizada que atende aos objetivos do seu estabelecimento.
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