Uma pergunta bastante comum relacionada à logística empresarial é sobre o que é geolocalização e quais as suas principais vantagens. Afinal, ela é crucial para proporcionar otimização nas rotas, bem como economia no transporte de cargas por ajudar a evitar possíveis incidentes.
No entanto, quais são os pontos em que ela traz eficiência no transporte de mercadorias? Esclareceremos dúvidas como essa neste conteúdo e abordaremos como o planejamento preciso nessa questão é a chave para maiores economias e custo-benefício à sua empresa. Acompanhe!
O que é geolocalização?
A geolocalização é uma funcionalidade tecnológica que envolve a identificação da posição geográfica de indivíduos ou objetos, com base em coordenadas automáticas fornecidas por um sistema.
Já percebeu quando você viaja para uma nova região e seus aplicativos começam a oferecer sugestões de restaurantes, lojas e notícias locais? Isso ocorre devido ao seu dispositivo móvel enviar dados de localização, que a internet aproveita para fornecer recomendações pertinentes às suas necessidades naquele momento.
Entenda como esse recurso funciona
Nos dias de hoje, a geolocalização apresenta-se como uma ferramenta altamente vantajosa em múltiplos setores, sendo especialmente eficaz para orientar decisões precisas em estratégias de marketing. Por esse motivo, é de suma importância que as empresas compreendam seu funcionamento.
A geolocalização oferece diversas funcionalidades que podem ser aplicadas no cotidiano empresarial, e que se distribuem em três categorias:
- Geomarketing: empregada para identificar o público-alvo e desenvolver estratégias de marketing mais eficazes com base na localização da empresa;
- Geobehavior: coleta informações sobre o comportamento das pessoas, visando criar estratégias mais elaboradas para atrair novos consumidores;
- Geoprocessamento: envolve a análise dos dados obtidos por meio da geolocalização, fornecendo informações cruciais para que uma empresa possa elaborar estratégias com maior precisão.
Quais os principais tipos?
Na prática, a geolocalização captura um conjunto de coordenadas com base na latitude e longitude da localização de um objeto ou indivíduo. Esses dados são adquiridos por meio de dispositivos móveis que se conectam a diversas categorias de sinais, sendo as seguintes:
Sistema de posicionamento global (GPS)
O GPS é a forma de localização mais familiar para a maioria das pessoas, operando ao coletar informações dos sinais emitidos por satélites.
Na prática, para obter uma localização precisa por meio desse método, é essencial combinar informações de pelo menos três satélites, o que possibilita o processo de triangulação.
Radiofrequência
Esse método de geolocalização opera por meio de sinais de rádio, nos quais as informações utilizadas para estabelecer a localização de um objeto ou pessoa são extraídas a partir dos dados disponibilizados pelas torres das operadoras de telefonia móvel.
Devido à abrangência dos sinais emitidos por essas empresas, a obtenção da posição geográfica da radiofrequência é consideravelmente ampla. Isso se deve ao fato de que todos os aparelhos conectados a uma operadora têm suas informações rastreadas, mesmo quando o GPS está desligado.
GPS assistido
O AGPS combina a captação de dados da radiofrequência com o GPS. Essa abordagem representa o método mais preciso para estabelecer a geolocalização de um objeto ou indivíduo.
Além disso, o AGPS é mais veloz que o GPS, pois se vale das redes de operadoras de telefonia, presentes em todas as regiões.
Wi-Fi
A geolocalização de indivíduos ou objetos por meio de Wi-Fi é um método empregado em ambientes internos, onde a identificação se dá por meio da conexão de um dispositivo a uma rede sem fio local.
É importante ressaltar que esse mapeamento da rede Wi-Fi ocorre mesmo quando o GPS está desligado.
Quais as suas principais vantagens?
Destacamos três benefícios sobre o tema o que é geolocalização. Entenda com detalhes abaixo.
Logística e rastreamento
A logística torna-se crucial para otimizar a gestão de cadeias de suprimentos e acompanhar a movimentação de mercadorias, veículos e demais ativos.
Dessa forma, as empresas podem monitorar a localização exata de seus produtos em trânsito, permitindo o planejamento mais eficiente das rotas, reduzindo os tempos de trânsito e evitando atrasos.
Além disso, a geolocalização contribui para a segurança dos bens em trânsito, pois a capacidade de rastrear minimiza os riscos de perda, roubo e desvio. Essa rastreabilidade também é valiosa em indústrias sensíveis, como a farmacêutica e a de alimentos, onde a temperatura e as condições de transporte são críticas.
Segurança e emergência
Em casos de incidentes, como acidentes de carro ou situações médicas, será possível que serviços de emergência localizem rapidamente, especialmente no armazenamento de cargas perigosas mesmo se a pessoa não souber fornecer uma descrição precisa da localização.
Controle de ativos
Para empresas com ativos espalhados em diferentes locais, a geolocalização possibilita uma visão centralizada e em tempo real e facilita a tomada de decisões.
Além disso, em setores regulamentados, como transporte de produtos perecíveis, a geolocalização pode ser usada para garantir o cumprimento de requisitos de temperatura e segurança.
Qual a importância de utilizá-la na logística?
Um dos principais pontos em que a geolocalização é capaz de trazer no transporte é na otimização de rotas, sendo possível identificar as mais eficientes e rápidas para as mercadorias. Isso ajuda a reduzir os tempos de trânsito, economizar combustível, melhor gerenciamento de riscos e minimizar os custos operacionais.
Além disso, ela traz um planejamento preciso, pois considera fatores como o tráfego, condições climáticas e eventos inesperados. Assim, adapta o percurso em tempo real para evitar atrasos. Também proporciona transparência na entrega, afinal, tanto os remetentes quanto os destinatários podem acompanhar o progresso por meio de aplicativos, o que reduz a incerteza em relação aos prazos de entrega.
Também não podemos esquecer da gestão da frota de veículos, pois permite o monitoramento de aspectos como velocidade, paradas programadas e manutenção preventiva, para uma maior segurança da frota.
Por fim, não podemos esquecer da melhoria no atendimento ao cliente. A visibilidade proporcionada pela geolocalização permite que as empresas informem os consumidores sobre o status exato das suas entregas e assim, melhora a experiência e a satisfação geral.
Neste conteúdo, foi possível conferir sobre o que é geolocalização, seu benefícios e como ela pode trazer excelentes resultados à companhia. Isso porque ela promoverá maior logística, rastreamento em tempo real, segurança em questões emergenciais, além de controle de ativos.
Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.
Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.