Há diferentes tipos de embalagem usados na logística. Essa variedade acontece porque todas as etapas até a entrega de um produto precisam de cuidados adequados, tendo formas de armazenamento e envio de acordo com a situação.
Por exemplo, na expedição até o destinatário, o produto deve ser facilmente manuseável. Sendo assim, não há razão para grandes caixas de proteção e outras camadas extras de transporte.
Do mesmo modo, a separação de produtos precisa de uma atenção extra. Afinal, os itens mais frágeis não podem dividir espaços com produtos pesados e mais resistentes, para evitar avarias e prejuízos.
Para isso, os tipos de embalagem são pensados e divididos para cada etapa logística. No conteúdo de hoje reunimos tudo o que você precisa saber sobre as embalagens. Continue a leitura e confira!
Como funcionam os tipos de embalagem?
Os tipos de embalagem são formados por revestimentos de materiais específicos, podendo ser mais resistentes ou frágeis e desempenhando diferentes papéis nas cadeias logísticas.
Hoje, as embalagens logísticas estão classificadas em cinco níveis, sendo elas: Primárias, Secundárias, Terciárias, Quaternárias e Quinto Nível. Aqui, a classificação diz respeito ao tipo de material mais adequado.
Na prática, os níveis consideram o contato com o produto. Deste modo, uma embalagem primária tem contato direto com o objeto em transporte, enquanto uma embalagem de quinto nível foca em proteger outras embalagens e está distante do produto em si.
Para entender melhor, veja abaixo a definição de todos os tipos de embalagem logística:
- Primárias: as embalagens primárias estão em contato direto com o produto, como plásticos, papéis acolchoados e isopor;
- Secundárias: as embalagens secundárias envolvem tanto o produto quanto a embalagem primária. Geralmente, a caixa de papelão é a opção mais comum de embalagem secundária;
- Terciárias: as terciárias não focam em garantir a proteção do produto em si, mas, sim, em facilitar o transporte, especialmente de grandes lotes de produtos na fase de separação;
- Quaternárias: as embalagens quaternárias funcionam como embalagens que tornam a locomoção das terciárias mais fáceis. Entre alguns exemplos, vale destacar o palete como uma embalagem quaternária;
- Quinto nível: a embalagem de quinto nível é a melhor alternativa de fretes em distâncias internacionais. Os contêineres e caixas de transporte são considerados embalagens logísticas de quinto nível.
Por que dar atenção aos tipos de embalagem?
Os diferentes tipos de embalagem permitem otimizar diferentes etapas logísticas. Assim, do recebimento à expedição do produto ao destinatário, a empresa minimiza riscos e torna todos os processos mais fluidos.
No armazenamento em si, as embalagens adequadas para estocagem e movimentação dentro do armazém reduzem qualquer tipo de dano. Além disso, o empilhamento se torna mais fácil e reduz riscos de quedas.
Em relação à separação, toda a movimentação e manuseio fica padronizado e, consequentemente, previsível. Portanto, é possível otimizar o manuseio dos itens em diferentes etapas da separação.
Por fim, o transporte se torna mais simples. Como as embalagens têm dimensões padronizadas, você consegue aproveitar todos os espaços do veículo responsável pelo frete. Mesmo ao aumentar a quantidade de produtos em trânsito, a proteção fica garantida por conta do tipo de embalagem adequada ao transporte.
A Único Facilities trabalha com diferentes tipos de embalagem logística
Oferecemos os melhores tipos de embalagem às pequenas, médias e grandes empresas, e tudo isso atrelado aos serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio.
Entre em contato conosco 📞(35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e saiba mais sobre nossas soluções em produtos e serviços.