As cadeias de suprimentos sempre foram complexas e com riscos associados, mas a dura realidade imposta pela pandemia levou esta complexidade a um outro nível. A disrupção em fornecedores, a volatilidade da demanda, as restrições na produção / movimentação de materiais, a completa imprevisibilidade sobre cenários, as mudanças fortes no comportamento de consumidores e na forma de trabalhar… Estes fatores exigiram e vêm exigindo a reinvenção dos profissionais de supply chain – e a exigência pelo nível de desempenho cresceu consideravelmente.
A Covid-19 trouxe a maior revolução do trabalho desde a invenção da internet. Isso introduziu um novo modelo de liderança, que precisa definir prioridades, simplificar processos, antecipar riscos, ser extremamente empático e inclusivo no trato com as pessoas. Apesar da crise econômica global, o mercado de logística está bastante aquecido. O crescimento exponencial dos negócios digitais / e-commerce aumentam o volume de investimentos e aceleram a inovação na área.
Estudos da Gartner e do Fórum Econômico Mundial apontam as habilidades e competências para os profissionais que buscam fazer a diferença na supply chain digital do futuro. Mais do que nunca, é fundamental a mentalidade de aprendizagem e crescimento permanentes!
De oho em 2025: habilidades e competências fundamentais:
1. Inovação com foco no cliente: Focado no resultado, com visão do negócio e em todos os impactos ao cliente, compreende o contexto amplo da gestão de ponta a ponta. Pensa a inovação como algo incorporado aos processos operacionais;
2. Adaptabilidade: Entrega com sucesso os resultados em situações incertas e ambíguas- age com resiliência, flexibilidade e atitude positiva;
3. Habilidades políticas: Obtém o apoio das partes interessadas e age com empatia;
4. Pensamento sistêmico / Raciocínio lógico: Entende como seu trabalho afeta outros e a organização como um todo, mapeando riscos. Organiza, estrutura e clareia as informações para subsidiar as melhores decisões;
5. Colaboração em sinergia: Aproveita os pontos fortes dos colegas e prospera em um ambiente de equipe;
6. Uso, monitoramento e controle de tecnologias: possui capacidade de ler, escrever e comunicar dados no contexto. Tem compreensão das fontes usadas nas construções de dados, métodos analíticos e técnicas aplicadas. Inova nas decisões da cadeia de suprimentos com dados- sejam Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina (ML) ou outros;
7. Resolução de problemas complexos: Sabe identificar a causa do problema e entre as múltiplas possibilidades de ações corretivas, pensa “fora da caixa” e assume riscos para trazer a solução que agrega mais valor em toda a cadeia de suprimentos;
8. Visão de ESG: Sabe a importância de pautar suas atitudes e projetos sempre para o benefício da sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade.
As mudanças estão em andamento e aceleradas.
Fique firme no seu propósito, e vamos em frente nesta jornada de aprendizagem e evolução!
Se você gostou de conhecer as 8 Competências essenciais ao profissional de logística em 2025, continue sua visita em nosso blog e confira outros conteúdos!
Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.