O transporte é, usualmente, o setor responsável pelos maiores gastos logísticos de uma empresa, impactando diretamente em seu funcionamento. Reduzir os custos de operação de uma transportadora é um desafio e tanto para alguns empresários, mas a adoção de algumas estratégias pode fazer uma grande diferença.
Para que seu negócio consiga crescer rapidamente, de maneira saudável e mantendo-se competitivo, o bom gerenciamento de recursos é essencial. No conteúdo de hoje, você vai ficar por dentro das melhores práticas para essa otimização. Continue a leitura e confira!
Como reduzir custos sem comprometer a qualidade do transporte?
No ramo do transporte, são poucos os espaços para erros, uma vez que, além de lidar com mercadorias e produtos, o setor também movimenta vidas, tanto as dos condutores, quanto as daqueles envolvidos nos processos de carga e descarga. Por isso, manter o padrão de qualidade deve ser uma preocupação tão grande quanto a de otimizar custos.
A seguir, veja as principais dicas para organizar a situação financeira da sua empresa e mantê-la saudável.
1- Automatize processos
Processos manuais gastam muito tempo e capital humano, além de estarem sujeitos a erros. Usar a tecnologia a favor de sua empresa pode ser uma boa estratégia para cortar custos e ainda aumentar a qualidade do serviço prestado.
A emissão de documentos fiscais e outras atividades burocráticas, por exemplo, podem ser mais eficientes quando um bom sistema é utilizado. Analise quais atividades podem ser automatizadas em sua operação e procure novas maneiras de usar a tecnologia em prol da eficiência.
2- Programe as manutenções preditivas
Ao contrário da manutenção preventiva, que age de maneira genérica sobre todos os carros da frota, a preditiva procura analisar cada veículo de acordo com o seu contexto.
Imprevistos acontecem, mas muitos deles ocorrem devido a uma manutenção negligente. Ao contrário do que se pensa, muitos acasos podem ser previstos. A longo prazo, essa prática certamente ajudará sua transportadora a economizar muito dinheiro na troca desnecessária de peças.
3- Planeje as rotas corretamente
Planejar as rotas de entrega é um dos meios mais eficientes de reduzir custos. Esse planejamento deve analisar quais delas são as mais eficientes, a fim de evitar imprevistos, gastos desnecessários com combustível e desgastes prematuros dos componentes mecânicos da frota.
4- Invista em equipamentos adequados
O uso de bons equipamentos para a movimentação de carga é, provavelmente, um dos melhores investimentos que uma transportadora pode fazer. Equipamentos como esses são capazes não só de evitar perdas materiais, mas também de prevenir acidentes, protegendo a vida do condutor e daqueles envolvidos no processo de carga e descarga.
Assim como as correntes ou a cinta de amarração de carga, os itens precisam ser de qualidade. Essa é a única maneira de garantir a segurança de todos os que fazem parte da operação.
Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.