Um software com otimização de rotas, nada mais é do que um sistema capaz de realizar a melhor roteirização logística possível. Esse tipo de solução é encontrada em um TMS (Transportation Management System), ou seja, um sistema de gerenciamento de transporte.
Continue a leitura para saber o que um software com otimização de rotas tem como diferencial e como essas características podem melhorar a logística do seu negócio.
Por que escolher um software com otimização de rotas?
Ao realizar o planejamento de uma operação logística de transporte, é preciso mapear e organizar como será executada a coleta e distribuição de materiais e mercadorias. Esse processo de roteirização precisa ser o mais eficiente, ou seja, acontecer com o menor custo logístico e no menor tempo possível.
A melhor forma de se conseguir esse tipo de resultado otimizado é com a implementação de sistemas inteligentes que tenham algoritmos capazes de realizar de forma dinâmica e automatizada cálculos complexos, reduzindo as distâncias percorridas à menor possível em um cenário de probabilidades.
Com isso, conquista-se uma operação mais robusta, bem gerenciada, com baixo índice de atrasos, com maior controle sobre os percursos e com mais capacidade de prever ocorrências.
Qual é o diferencial de um software com otimização de rotas?
Uma solução completa permite planejar e programar seus roteiros com antecedência, facilitando o carregamento dos veículos e atribuindo de forma mais eficiente a frota, mesmo em grande escala.
Entre os principais benefícios adicionais de um software com otimização de rotas estão:
Escalabilidade: um software com otimização de rotas possibilita o atendimento de demandas mais altas e complexas, já que sua capacidade de calcular o melhor cenário possível independe da quantidade de mercadorias e veículos envolvidos na operação.
Flexibilidade: uma operação que cresce e expande seus horizontes pode precisar de mais ferramentas e recursos para otimizar suas entregas. Um bom software com otimização de rotas é modular e adaptável às necessidades do cliente.
Planejamento: é possível criar um plano de rotas para o mesmo dia ou para os dias posteriores. Assim é possível, fazer a roteirização de acordo com datas mais convenientes à operação, incluindo aqueles que tenham mais de um dia de vigência – quando é preciso, por exemplo, viajar a outro estado.
Mais de um tipo de otimização: ao roteirizar é possível considerar aspectos como retorno ao depósito, confirmação de carga, múltiplas viagens, tempo de descanso, jornada laboral, janelas horárias, bem como velocidade máxima que pode ser atingida.
Frotas separadas por grupo: é possível agrupar os veículos das frotas de acordo com sua capacidade e características e selecioná-los de acordo com o tipo de operação de transporte que se vai realizar.
Inclusão de pedidos de uma planilha: você importa suas ordens (pedidos) do excel diretamente para o sistema.
Visualização e edição de rotas: após reunir todos os parâmetros e clicar em “otimizar rotas” é gerado um roteiro otimizado, com fácil visualização na tela principal. Você poderá acessar as rotas, verificá-las e editá-las, incluindo ordens pendentes, janelas horárias, tempo de serviço, a qualquer momento e o melhor cenário irá se apresentar com as novas opções.
Agrupamento por região: você pode sequenciar uma série de destinos dentro de uma área ou uma área predeterminada, criando uma rota que considere volume de pedidos e endereços em uma mesma região.
Com esses diferencias, além de obter o melhor rendimento para sua operação logística, você ganha mais rastreabilidade e visibilidade de todo o fluxo de mercadorias da sua empresa ou daquelas com as quais trabalha.
Essas ferramentas, ajudam você a ter mais controle do seu negócio e a realizar também um gerenciamento de demanda mais otimizado.
Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.
Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.