Para se tornar uma transportadora digital, a empresa tem que se adaptar aos mercados modernos, que possuem uma alta demanda digital. Para isso, é preciso focar em reduzir custos e, sobretudo, na automatização dos processos, o que facilita o dia a dia dos clientes, fornecedores e funcionários. O resultado é um trabalho mais ágil e organizado.
O conceito de transportadora digital veio da necessidade de entregar produtos de forma cada vez mais rápida e de maneira segura e eficiente, devido, principalmente, ao aumento do número de lojas virtuais.
No conteúdo de hoje, vamos explicar para você como se tornar uma transportadora digital e as melhores dicas para isso. Boa leitura!
Por que se tornar uma transportadora digital?
Os números de entregas no Brasil cresceram exponencialmente devido à crescente adesão por parte dos consumidores ao e-commerce. Com isso, novas transportadoras surgiram tornando-se concorrentes das opções que já existiam no mercado. Esse fato já deixa claro a importância de digitalizar o serviço de transporte.
Além disso, para manter a empresa competitiva, é fundamental investir em processos modernos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES Software), em 2017, aproximadamente US$ 38 bilhões foram investidos em informática e serviços tecnológicos no Brasil. Nesse contexto, há um outro dado que impressiona: entre 2018 e 2019, o crescimento do e-commerce foi de 37,59%, segundo um estudo do PayPal Brasil e do BigData Corp.
Logo, ao se tornar uma transportadora digital, a empresa consegue:
– evoluir;
– inovar;
– modernizar-se;
– crescer no mercado;
– melhorar os resultados.
Como se tornar uma transportadora digital?
A seguir, você confere várias dicas para se tornar uma transportadora digital, tendo como fundamento a aposta na tecnologia. Esse fator faz muita diferença na qualidade da prestação de serviço e atendimento das demandas atuais do comércio eletrônico. Ademais, tecnologia auxilia na redução de custos, devido aos vários mecanismos que trazem mais praticidade em diversos setores. Confira!
Pesquisa de softwares e sistemas tecnológicos
É fundamental iniciar realizando uma pesquisa de mercado, buscando por softwares adequados e sistemas tecnológicos de acordo com o ramo empresarial e com as funcionalidades que podem ajudar na resolução de várias queixas rotineiras.
É importante pesquisar, ainda, a existência de conexão de qualidade para os sistemas que você deseja usar nos locais onde sua transportadora mais atende. Além disso, é preciso ter cuidado para não contratar um sistema que traga “pontos cegos” em certos momentos, comprometendo parte das operações.
Roteirização automática
Tornar o roteiro dos veículos automatizado é um grande diferencial. Isso porque, quando essa facilidade é implementada, todo o trajeto das entregas é traçado de maneira estratégica e inteligente. O resultado é mais agilidade na entrega e redução dos custos da empresa. Além disso, esse processo pode contribuir para a redução dos acidentes ocorridos com a frota.
Rastreamento em tempo real
Poder conhecer onde está a carga em tempo real gera uma série de vantagens. Isso porque, os sistemas de rastreio modernos e tecnológicos permitem sinalizar as ocorrências o mais rápido possível. Dessa forma, se necessário, é possível agir mais rapidamente — como alterar uma rota.
Uma forma de fazer esse rastreamento é a radiofrequência. Esse sistema informa exatamente onde os caminhões da frota estão, além de analisar as suas rotas. Com isso, o gestor ainda pode observar se os motoristas seguem as regras de forma correta.
Tecnologia mobile
A tecnologia oferecida por meio de smartphones possibilita o acompanhamento, de forma muito mais prática, do andamento de todos os processos. Assim, com um software eficiente instalado nos celulares, o dia a dia de vários colaboradores, como motoristas, gestores e clientes que aguardam a entrega dos produtos é facilitado.
Sistema TMS
O sistema de gestão de transportes TMS auxilia a gestão de todos os detalhes que se relacionam ao serviço de entrega. Assim, ele verifica e acompanha, por exemplo, os planejamentos de rota, permitindo a rapidez na entrega e possibilitando o controle dos gastos totais da companhia.
Integração de processos
Com a integração dos processos, o acompanhamento das etapas se torna mais simples e preciso. Pois, a partir de um sistema integrado, muitos colaboradores conseguem verificar, em tempo real, o andamento de cada fase do trabalho. O resultado disso traz mais praticidade e rapidez para funcionários e clientes. Aliás, é indicado que tudo ocorra de forma que o cliente também esteja ciente da situação do seu pedido.
Atendimento online
Atualmente, o atendimento online é fundamental. Pois, por meio dele, é possível oferecer um serviço de logística com operações e atendimento eficientes, sempre online. Assim, a qualidade do exercício da função e o pronto atendimento gera motivação para todo o time envolvido. É interessante oferecer também vários canais de atendimento e todas essas opções podem ficar centralizadas em um site. Assim, ao pesquisar na internet pela transportadora o cliente se depara com o site e escolhe a opção de contato que ele preferir.
Comunicação com o cliente
Um grande diferencial da transportadora digital é a comunicação ágil e muito eficiente com os clientes, sendo esse o foco principal da empresa. Assim, tanto a empresa quanto o consumidor final, para o qual o serviço é oferecido, precisam receber todas as informações importantes e possíveis sobre a compra realizada, o trajeto e o status, dentro e fora da empresa. Atualmente é possível atualizar o cliente em cada etapa da entrega a partir de atualização de ocorrências lançadas no sistema de gestão do transporte.
Treinamento de equipe
Essa dica é fundamental em tudo o que é novo em uma empresa. Isso porque, é fundamental que todos os funcionários estejam atentos e compreendam os novos processos da empresa.
O treinamento de equipe é sempre necessário, em qualquer circunstância. Entretanto, ao inserir um novo sistema, é muito importante que os membros do time estejam alinhados com a política da organização e com a utilização das novidades.
Parceria da transportadora digital com lojas virtuais
Como ficou claro até agora, o comércio eletrônico é o grande foco de distribuição e entrega de produtos. Para isso, é preciso que todo o trabalho esteja alinhado e muito organizado. Dessa forma, esteja sempre alinhado com relação às últimas tendências de mercado e, além disso, pense em quais ramos de e-commerce sua empresa já consegue atender. Com o rápido crescimento desse ramo, a parceria com as lojas virtuais garante sucesso para as transportadoras digitais, com alto potencial para alcançar mais lucro.
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