O conceito de processamento de pedidos flexível, conhecido em inglês como flexible fulfillment, nasce da necessidade de ter uma cadeia de suprimentos suficientemente elástica para processar e expedir um pedido a partir de qualquer centro de distribuição e, inclusive, a partir de uma loja física.
As empresas que trabalham com volumes de vendas previsíveis têm uma logística mais estável ao poderem definir com antecedência o espaço, o estoque e os recursos necessários para satisfazer a demanda e reduzir os custos. Infelizmente, a realidade é outra após a chegada e o auge do comércio eletrônico. O desafio de gerenciar a logística e-commerce com sucesso é enorme, pois ao estar expostos a variáveis mais difíceis de controlar, a demanda é mais volátil e, portanto, o gerenciamento dos pedidos mais complicado.
No conteúdo de hoje explicaremos detalhadamente o que é o processamento de pedidos flexível, assim como uma logística mais maleável ajuda as empresas a cumprirem seu principal objetivo: entregar os pedidos aos clientes em qualquer situação.
O que é o ‘flexible fulfillment’?
O flexible fulfillment é uma estratégia logística que foca em adaptar o processamento de pedidos a uma demanda complexa para que estes possam ser expedidos a partir de qualquer centro de distribuição, armazém ou loja.
O principal objetivo é entregar qualquer pedido custe o que custar. Às vezes, até mesmo através de envios particulares apesar de sacrificar parte de sua rentabilidade, para assim não macular a imagem de marca ao cancelar uma compra por falta de estoque. Por isso, é primordial recorrer a uma logística flexível capaz de se adaptar às variações da demanda.
O que ocorre atualmente? O e-commerce fez com que muitas empresas não saibam gerenciar as oscilações da demanda, seja porque o volume de pedidos é inferior ao previsto ou simplesmente porque não são capazes de responder ao aumento repentino dos pedidos. A internet também permite uma internacionalização sem precedentes do canal de venda, mas nem sempre é possível ter fisicamente todo o inventário em todos os países e regiões. Diante desse cenário em constante transformação e difícil de prever, surge o flexible fulfillment, que nos ajuda a adaptar-nos melhor às particularidades da logística 4.0.
Como conseguir um processamento de pedidos flexível
Para satisfazer a demanda dos clientes ou de outros centros de distribuição é imprescindível ter uma logística flexível. O que isso quer dizer? Os armazéns ou centros de distribuição devem ser capazes de processar pedidos que, em princípio, não tinham sido atribuídos.
As empresas que têm vários centros de distribuição em diferentes localidades estão em processo de transformação e mudança de estratégia logística. Vejamos como exemplo uma empresa que tem um centro de distribuição na Europa e outro nos Estados Unidos e que cada um se encarrega unicamente de processar e distribuir os pedidos de sua região. Caso não haja no armazém atribuído um artigo em estoque, este será exibido como esgotado e o cliente não poderá adquiri-lo, o que significa uma venda perdida.
No entanto, caso se trabalhe sob uma estratégia de flexible fulfillment, o estoque será exibido como disponível em todos os países, desde que o produto realmente exista em algum dos centros da empresa. Graças a isso, será entregue mesmo que seja a partir de um centro mais distante e em detrimento do lucro do pedido, que se reduzirá devido ao aumento do custo do transporte. O objetivo é satisfazer plenamente o cliente entregando o produto solicitado e utilizando todos os meios possíveis.
A flexibilidade é um dos fatores mais importantes da cadeia de suprimentos. Flexibilidade significa adaptação, e em logística isso se traduz em ter os sistemas de armazenagem e processos necessários para dar continuidade ao ritmo exigido pelos clientes e pela indústria.
Nesse sentido, outra tendência consiste em aproveitar uma loja física para utilizá-la como centro de distribuição, estratégia conhecida como ship from store. Isso significa que se uma loja tiver um produto em estoque, pode embalar o pedido e expedi-lo para o cliente. Também existe a possibilidade de utilizar a loja como ponto de coleta dos pedidos, algo habitual em uma estratégia omnichannel.
WMS: conexão entre armazéns e lojas físicas
O flexible fulfillment exige gerenciar um maior volume de produtos, aumentando assim sua complexidade. Para tal, é indispensável ter um programa de gerenciamento de armazém (WMS) que conecte digitalmente todos os centros de distribuição de uma empresa e ofereça uma rastreabilidade total dos produtos.
Outro aspecto a considerar caso se deseje ter um processamento de pedidos e uma cadeia de suprimentos flexível é o gerenciamento do estoque das lojas físicas. Os sistemas de WMS disponíveis no mercado se encarregam de controlar em tempo real o inventário do armazém e as lojas físicas, além de sincronizar as tarefas de picking, reposições, transferências entre lojas ou devoluções. Através desses sistemas, qualquer loja física poderá operar como se fosse um pequeno centro de distribuição a partir do qual pode processar e expedir pedidos aos clientes.
Benefícios do ‘flexible fulfillment’
Embora uma maior flexibilidade no processamento de pedidos e na cadeia de suprimentos aumente o custo de processar e transportar um pedido, também proporciona as seguintes vantagens:
– Crescimento das vendas. Ao unificar o estoque para satisfazer a demanda, os consumidores poderão adquirir um produto mesmo que ele não esteja disponível no armazém que, em princípio, deveria ser o responsável por sua distribuição. Às vezes, garantir uma venda está acima de sua rentabilidade.
– Fidelização dos clientes. Os clientes comprarão seus produtos, evitando que recorram à concorrência. Além disso, os clientes satisfeitos se convertem em “embaixadores” de sua marca, incentivando assim outros potenciais clientes.
– Maior capacidade de armazenamento. Todos os centros de distribuição trabalham de forma conjunta e com um mesmo objetivo, por isso a logística de sua empresa estará mais capacitada para absorver eficientemente um aumento repentino da demanda. Se um armazém colapsa, outro proporcionará o apoio necessário.
– Flexibilidade e escalabilidade logística. A logística de sua empresa estará preparada para tornar realidade as perspectivas de crescimento de uma forma mais fácil e rápida, permitindo desfrutar a todo o momento de uma cadeia de suprimentos competitiva que se ajusta às mudanças e às novas necessidades de um mercado em constante transformação.
As empresas que tiverem uma estrutura logística flexível podem processar e enviar os pedidos a partir de qualquer centro de distribuição ou loja física, podendo reagir rapidamente à volatilidade da demanda, acrescentando vendas e fidelizando alguns clientes cada vez mais exigentes.
A importância de entregar um pedido
A tendência das cadeias logísticas é que trabalhem sob um objetivo inegociável: os pedidos devem ser entregues custe o que custar. Por isso, o flexible fulfillment se converteu em uma estratégia logística que vemos com maior frequência em empresas de setores tão diversos como os de produtos de grande consumo, alimentação ou varejo.
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