Hub Logístico: o que é e como ele funciona?

Written by Unico

19 de janeiro de 2023

Com o aumento da demanda das entregas, as empresas precisaram desenvolver soluções para supri-la. O hub logístico é uma das estratégias utilizadas para agilizar a distribuição de mercadorias.

Trata-se de uma área dedicada a todas as atividades relacionadas ao transporte, coordenação e distribuição de mercadorias para envios nacionais e internacionais. Vamos entender melhor?

No conteúdo de hoje vamos explicar o que é um hub logístico, suas principais características e quais aspectos as empresas devem considerar na hora de criar o seu.

O que é hub logístico?

O Brasil é um país extenso, por isso, uma empresa que queira oferecer entregas rápidas para todas as regiões, não pode ter apenas um centro de distribuição. Afinal, seria impossível oferecer prazos competitivos para enviar todos os pedidos.

Nesse cenário entra o hub logístico, um espaço localizado estrategicamente para a realização de operações logísticas. Nesse tipo de local são realizadas atividades relacionadas à distribuição de mercadorias, com o intuito de otimizar e agilizar as entregas.

A estrutura dos hubs logísticos pode variar conforme as necessidades de cada empresa, sendo a localização uma característica importante. Grandes hubs costumam estar localizados nas proximidades de aeroportos, portos, fábricas e estradas estratégicas.

As empresas enviam suas mercadorias para os hubs, que as redistribuem para os clientes. Dessa maneira, os produtos dos pedidos partem do hub mais próximo, garantindo uma entrega muito mais rápida.

5 Vantagens dos hubs logísticos

Manter diferentes hubs logísticos envolve custos, no entanto, eles são justificados através das vantagens alcançadas. Veja a seguir quais são os principais benefícios que essa estratégia de distribuição pode proporcionar a uma empresa.

1. Entregas mais rápidas

Com hubs em localizações estratégicas, é possível oferecer entregas mais rápidas para diferentes estados. Esse é um diferencial muito buscado pelos consumidores que realizam compras online.

Se antes os clientes estavam dispostos a esperar alguns dias para receber os seus pedidos, hoje isso mudou. Essa transformação de comportamento se deve ao relacionamento atual entre as pessoas e os e-commerces.

Há alguns anos, os itens mais comprados em lojas virtuais eram roupas, eletrônicos, móveis e outros itens para a casa. Contudo, durante a pandemia criou-se o hábito de comprar diversas outras categorias de produtos, incluindo os de primeira necessidade, como alimentos e medicamentos.

Essa mudança fez com que as empresas que oferecem entregas rápidas se destacassem. Afinal, quem compra itens básicos, como alimentos e remédios, espera recebê-los rapidamente. E os hubs logísticos são fundamentais para suprir essa demanda.

2. Melhora no relacionamento com os clientes

O atraso nas entregas está entre as principais reclamações de clientes de e-commerces. Afinal de contas, quando um pedido é realizado a loja apresenta um prazo e o consumidor espera receber suas mercadorias até aquela data.

Entretanto, por diversos motivos, algumas empresas atrasam a entrega, o que pode significar a perda de clientes. Com o uso correto de hubs logísticos, as entregas são agilizadas e a relação com os clientes fortalecida.

3. Operação mais eficiente

Uma operação que conta com hubs logísticos em diferentes regiões se torna muito mais eficiente. Afinal, a localização estratégica torna as rotas mais curtas e aumenta a capacidade de atendimento, possibilitando que mais entregas sejam realizadas em menos tempo.

4. Diferencial competitivo

Atualmente, a qualidade deixou de ser vista como diferencial, afinal, diversas empresas oferecem bons produtos. Dessa forma, outros aspectos se tornaram estratégicos, sendo eles o atendimento e a entrega.

As companhias que possuem hubs logísticos em localizações estratégicas, entregam os pedidos mais rapidamente e se diferenciam através disso. Então, os consumidores que desejam agilidade sabem onde encontrar.

5. Redução de custos

Iniciamos esta lista mencionando o investimento necessário para criar um hub logístico. No entanto, quando há um bom planejamento, o valor é recuperado através da redução de custos que uma operação assim pode ter.

Inclusive, existe a possibilidade de compartilhar o espaço com outras empresas. Assim, os custos podem ser ainda menores e sem perder os benefícios da estratégia.

Principais características de um hub logístico

Para que um hub logístico proporcione todas as vantagens mencionadas, deve ter algumas características fundamentais, acompanhe!

Localização

A localização de um hub logístico é um dos pontos cruciais para o sucesso da estratégia, por isso, deve ser muito bem pensada. Ele deve estar em uma região de fácil acesso pelas estradas para ser abastecido e, ao mesmo tempo, facilitar as rotas para a realização das entregas.

Infraestrutura

A infraestrutura de um hub logístico irá variar de acordo com as necessidades de cada empresa. Para algumas, um espaço pequeno será suficiente, enquanto para outras é preciso ter uma área ampla ou até equipamentos especiais, como refrigeradores, por exemplo.

Dependendo das mercadorias que serão movimentadas, pode ser necessário dispor de vários ambientes com diferentes temperaturas, para produtos alimentares ou medicamentos, ou uma zona de armazenagem de mercadorias perigosas. É importante estudar as particularidades do negócio para planejar o local da melhor maneira.

Equipe treinada

Além de um espaço bem estruturado para receber a operação, é necessário contar com uma equipe treinada para desfrutar das vantagens do local. É interessante promover treinamentos para os recém-contratados e também, periodicamente, para atualizar os colaboradores sobre mudanças nos processos e tecnologias.

Tecnologia

Por fim, é fundamental que o hub logístico seja equipado com ferramentas que facilitem a operação. Com um sistema de gestão de entrega, as mercadorias poderão ser acompanhadas desde o momento em que saírem do local até a chegada ao endereço dos clientes.

Através dessa visibilidade é possível realizar ações rapidamente, como fornecer informações extras ao motorista, avisar o cliente o horário da entrega, entre outras, garantindo a pontualidade. A localização estratégica do hub logístico, aliada à tecnologia, resulta em entregas cada vez mais rápidas.

Conclusão

O hub logístico é uma solução que está sendo adotada por empresas em todo o mundo. Como foi possível concluir ao longo da postagem, são diversos os benefícios da descentralização da operação logística, inclusive para o crescimento do negócio e conquista de novos clientes.

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Transporte, Logística e Armazenagem

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