3 dicas chave para uma logística de distribuição de sucesso

Você sabia que a logística de distribuição tem conexão com todas as áreas que afetam a movimentação e impulsionam o comércio atacadista e varejista?

Há uma combinação de processos que apoiam a movimentação de materiais e produtos de forma eficiente, uma jornada que começa no atendimento, passar por uma série de etapas, até que a encomenda saia do centro de distribuição em direção ao seu destino.

Continue a leitura até o final e conheça os principais aspectos da logística de distribuição de sucesso.

O que é logística de distribuição?

A logística de distribuição preocupa-se com o planejamento, a execução e o controle da movimentação de mercadorias. É um sistema de distribuição logística interorganizacional, em que o objetivo é tornar eficiente o canal logístico de distribuição ao longo de toda a cadeia logística.

Esse processo funciona como um elo entre a produção e as vendas de uma empresa, de modo que o processo logístico de distribuição de um produto inclui uma série de atividades como armazenamento, manuseio e transporte da mercadoria desde a produção até o cliente final.

O sistema logístico de distribuição, na prática, trata dos processos necessários para que os produtos de uma empresa cheguem ao cliente o mais rápido possível. Para isso, a logística de distribuição de produtos é dividida em tarefas estratégicas, táticas e operacionais.

É mais fácil pensar na distribuição como um subconjunto da logística. O processo de distribuição de um produto envolve o transporte de entrega de mercadorias como parte do atendimento do comércio eletrônico, enquanto a logística é uma série maior de etapas que vê essas mercadorias manuseadas por especialistas em conformidade para obter maior eficiência de distribuição.

Quais são os objetivos da logística de distribuição?

A logística de distribuição é um dos elementos mais importantes da logística, pois possibilita a disponibilidade dos produtos que o mercado demanda, na quantidade certa e no tempo adequado. No entanto, para conseguir isso, as empresas devem definir objetivos logísticos de distribuição mais específicos e precisos.

  • Disponibilidade: um dos principais objetivos é garantir que o produto esteja sempre disponível para a empresa, e que seja de fácil aquisição para os consumidores.
  • Otimização de custos: o ideal é reduzir os custos com a distribuição a ponto de não afetar a qualidade do serviço. Qualquer mudança na logística de distribuição deve levar a uma melhoria nos processos.
  • Confiabilidade: a logística de distribuição deve garantir que todos os processos envolvidos, como a entrega, sejam confiáveis e otimizados, garantindo a pontualidade de cada etapa logística, a rápida resolução de problemas e a melhor satisfação do cliente.
 
Dicas para melhorar a logística de distribuição

Apesar dos desafios contínuos da logística de distribuição, aqui estão algumas dicas sobre como você pode otimizar sua estratégia de logística de distribuição para reduzir riscos, economizar custos e continuar atendendo às expectativas dos clientes.

1. Use um software de gerenciamento de transporte

A implementação da tecnologia certa para logística tem o potencial de melhorar a maneira como você gerencia diferentes aspectos da logística, desde a entrega na primeira milha até o rastreamento de estoque em tempo real, o monitoramento da conformidade e o desempenho da remessa.

Ao implementar o software, certifique-se de que ele se encaixe perfeitamente na tecnologia existente ou desejada. Uma pilha de tecnologia bem conectada pode incluir tudo, desde o planejamento de estoque até o gerenciamento de devoluções e soluções de encaminhamento de frete.

2. Associação com uma empresa terceirizada

A melhor maneira de delegar a logística de distribuição aos especialistas é fazer parceria com um parceiro de distribuição ou 3PL habilitado para tecnologia.

3. Previsão de demanda

Prever a demanda com precisão é essencial para tomar decisões informadas sobre a logística de distribuição. Ter as ferramentas e métricas certas é essencial para planejar estrategicamente a demanda e reabastecer o estoque no prazo.

A previsão de estoque inteligente usa dados de pedidos anteriores e detalhes de eventos futuros, o que pode ajudá-lo a otimizar o estoque, minimizar o encolhimento do estoque, reduzir os custos de armazenamento e manter os clientes satisfeitos.

Hoje é possível facilitar o cumprimento dos objetivos graças às novas tecnologias que ajudam as empresas a rastrear os embarques e cumprir funções logísticas em termos de gestão de despachos, roteirização, análise de processos e satisfação do cliente, entre outros.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Compartilhe

Deixe um comentário