5 curiosidades sobre logística que você não sabe

A logística é uma área fundamental para o funcionamento de empresas e indústrias, responsável por planejar e gerenciar o fluxo de materiais, informações e recursos. Porém, mesmo sendo um tema tão relevante, há muitas curiosidades sobre logística que muitas pessoas desconhecem. Neste conteúdo, vamos apresentar 5 fatos surpreendentes sobre a cadeia de suprimentos e logística que certamente irão ampliar o seu conhecimento sobre o assunto.

A palavra “logística” vem de uma palavra francesa do século XIX, “logistique”. Diz-se que o termo logística surgiu no final do século XIX a partir da palavra francesa “Logistique” (que significa “ALOJAMENTO”), que apareceu pela primeira vez no livro “A Arte da Guerra” do Barão Henri, um general do exército francês durante o reinado de Napoleão. A expressão logística tem origem militar. Sob essa perspectiva, refere-se ao processo de fornecer tropas, equipamentos e suprimentos a um teatro de conflito. No mundo dos negócios, essa palavra foi apropriada e utilizada na disciplina conhecida como “Logística Empresarial”.

Vamos ver alguns conceitos e onde elas são aplicadas aqui nesta divulgação:

1. O que é “cadeia de suprimentos”?

Em 1982, Keith Oliver, consultor da Booz Allen Hamilton (agora Strategy&), cunhou o termo “gerenciamento da cadeia de suprimentos” em uma entrevista ao Financial Times. A palavra demorou um pouco para se popularizar. Ela ganhou popularidade no meio dos anos 1990, quando uma enxurrada de artigos e livros sobre o assunto foram publicados. Tornou-se popular como jargão de gestão no final dos anos 1990, e os gerentes de operações começaram a usá-lo com cada vez mais frequência em seus títulos.

2. A maioria das empresas utilizam 3PLs – logística de terceiros

Quase 90% das empresas da Fortune 500 (lista das 500 maiores empresas dos Estados Unidos classificadas por receita total) nos Estados Unidos empregam prestadores de serviços de logística de terceiros (3PLs) para serviços de logística e cadeia de suprimentos. De fato, a amplitude dos dados disponíveis revela fortes interações entre 3PLs em sete nações, incluindo China, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, México e Brasil, refletindo os melhores resultados de relacionamento com o cliente até o momento.

3. Diferentes tipos de logística existem

A amplitude e variedade de serviços de uma empresa de logística são representados por logísticas de terceiros, ou PLs. O terceiro fornecedor de logística é talvez a forma mais popular (3PL). O remetente, ou empresa, mantém o controle da cadeia de suprimentos em um acordo de 3PL, enquanto o provedor de 3PL procura métodos para tornar a cadeia de suprimentos mais eficiente. Os 3PLs frequentemente lidam com transporte e armazenamento, entre outras coisas.

4. A logística está trabalhando em direção à sustentabilidade

A grande maioria dos consumidores está apoiando iniciativas cada vez mais verdes, especialmente quando o Covid atingiu, eles se tornaram mais informados e conscientes do que estão consumindo e do impacto que isso tem no clima, seja como produto em si ou com a forma como está sendo enviado.

Além disso, um grande número de clientes prefere atividades de cadeia de suprimentos verdes, com surpreendentes 70% deles dispostos a pagar mais por produtos, serviços, embalagens e métodos de envio mais ambientalmente amigáveis. É responsabilidade da comunidade de cadeia de suprimentos e logística reconhecer que este é o sinal verde; eles têm a aprovação do público para minimizar e eliminar sua pegada de carbono. Agora é a hora de agir.

5. Muitas oportunidades de emprego em cadeia de suprimentos e logística

Apesar de muitas pessoas já trabalharem na indústria, as subespecialidades e disciplinas do setor têm sido bastante demandadas, especialmente após a pandemia, que foi massiva e inesperada, aumentando a conscientização sobre a importância mundial do setor e demonstrando que é um caminho de carreira desejável.

Na verdade, a necessidade de ter pessoas com capacidade e conhecimento profundos para se adaptar à cadeia de suprimentos e suas condições de mudança e lidar com interrupções imprevistas foi aprendida da maneira mais difícil pela maioria das empresas.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário