5 Tendências para a Logística em 2023

Para falarmos sobre as tendências para a logística em 2023, iremos considerar o que ocorreu de mais relevante no mercado em 2022 e seus resultados.

De fato, o ano de 2022 foi um tempo de recuperação pós-covid, ainda assim, enfrentamos desafios como a Guerra da Ucrânia que ainda não há sinais de término, inflação, entre outros.

Levando tudo isso em consideração, listamos o que podemos esperar no próximo ano. Confira!

1.  Empresas mais proativas em busca de crescimento

A pandemia do Covid-19 fez com que muitas empresas entrassem no modo sobrevivência diante dos imprevistos e riscos durante essa crise.

O ano de 2022 foi praticamente um ano para se buscar estabilidade após esse baque.

Para 2023, é esperado que mais gestores tenham uma postura mais proativa, para reavaliar suas estratégias e buscar potencializar e inovar seus negócios.

Isso é ótimo e necessário, no entanto, é preciso pensar sempre a longo prazo.

2.  A busca por visibilidade de dados deve continuar

A visibilidade dentro da cadeia de suprimentos trouxe uma nova forma de fazer gestão muito mais precisa e inteligente.

Depois de experimentada suas vantagens, gestores buscarão expandir ainda mais sua capacidade de obter dados de todas as áreas possíveis.

Softwares que permitem rastreio e integração com vários sistemas, incluindo o de parceiros tem o potencial de diminuir erros, agilizar processos e melhorar a satisfação do cliente.

Sendo assim, investir para que haja clareza nos dados de ponta a ponta é a próxima fase provável.

3.  Grandes players continuarão dando passos largos nas tecnologias avançadas

Mesmo antes da pandemia, as empresas líder de mercado já estavam apostando em tecnologias da indústria 4.0.

Enquanto que as pequenas e médias empresas ainda estão em uma maratona para digitalizar os seus processos na cadeia de suprimentos, grandes players continuam testando inovações.

E a tendência para logística em 2023 é que eles avancem ainda mais, fazendo uso de soluções como IA, robótica, drones, etc, seguindo assim nos próximos anos.

4.  Segurança cibernética ainda estará em alta

Com o crescimento das compras online, cresce também o número de “espertinhos” tentando dar golpes nas lojas virtuais e roubo de dados das empresas e clientes.

Somente em 2021, os ataques à softwares da cadeia de suprimentos cresceram em 300%, de acordo com estudo da Argon Security.

Então, quem ainda não buscou proteção quanto a isso, deve se preparar para evitar esse risco.

5.  Investimentos em uma última milha mais eficiente

Compras com entrega a domicílio só tem crescido nos últimos anos.

Pensando nisso, a busca para melhorar a eficiência das entregas de última milha, com menor custo e mais agilidade, sem agredir a qualidade não deve parar.

Para o próximo ano, soluções como drones, veículos autônomos, bicicletas entre outros veículos mais sustentável, provavelmente continuarão em teste.

Com toda a certeza, poderíamos falar de muitas outras tendências para a logística em 2023, como a ascensão da automação, mais aplicações para a IA, blockchain, nuvem e uso de transportes mais sustentáveis.

Bem como, desafios a serem superados, como aumento de preços nos fretes, entregas cada vez mais rápidas, fora os desafios trabalhistas e de mão de obra.

Embora haja esses desafios, acreditamos que a tecnologia será uma grande aliada para superá-los.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário