O conceito de ESG está bastante em alta no mercado, principalmente no segmento da indústria. Aplicando-o no dia a dia da sua empresa, você não precisa mais escolher entre obter lucros e cuidar do meio ambiente. É possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
Conforme alguns estudos apresentados sobre o assunto, empresas comandadas por líderes preocupados com questões ambientais, sociais e práticas têm uma maior tendência a dar certo.
Inclusive, uma pesquisa realizada pela Consultoria Nielsen em 60 países diferentes, mostrou que 66% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e/ou serviços de empresas que estejam comprometidas com questões ambientais e sociais.
Ao longo deste conteúdo, vamos entender melhor o conceito ESG e como os três pilares podem ser aplicados no dia a dia dos processos logísticos. Boa leitura!
ESG: o que esta sigla significa?
ESG é uma sigla que representa três áreas importantes para a sustentabilidade e responsabilidade social das empresas:
- Environmental (Ambiental);
- Social (Social);
- Governance (Governança).
Essas três áreas dizem respeito a práticas ambientais, como a redução de emissões de carbono e resíduos; práticas sociais, incluindo a responsabilidade com a comunidade e a diversidade dentro da empresa; e governança corporativa, como a transparência na gestão e a integridade ética dos negócios.
O conceito ESG é amplamente utilizado no meio corporativo e de investimentos, como uma forma de avaliar a sustentabilidade e a responsabilidade social de uma empresa.
A partir dos critérios ESG, os investidores conseguem analisar as empresas mais alinhadas e, assim, tomar melhores decisões.
Por que o conceito ESG é tão importante para os segmentos da indústria?
O conceito ESG é muito importante para a indústria por diversos motivos. Além de atender às demandas crescentes da sociedade por práticas mais sustentáveis e socialmente responsáveis, adotar critérios ESG pode trazer:
- Redução de custos e riscos operacionais;
- Melhoria na imagem da empresa perante os consumidores e investidores;
- Garantia de sobrevivência a longo prazo.
Investidores e consumidores cada vez mais valorizam empresas com boas práticas ambientais, sociais e de governança, o que pode refletir em um maior retorno financeiro e sucesso dos negócios.
Portanto, o ESG é muito importante para a indústria, pois representa uma oportunidade de criar uma cultura empresarial mais sustentável e responsável, ao mesmo tempo em que se traduz em benefícios financeiros e de reputação.
Como aplicar o conceito ESG no dia a dia dos processos logísticos?
Para aplicar o conceito ESG no dia a dia dos processos logísticos, é necessário incorporar práticas ambientais, sociais e de governança em todas as etapas da cadeia de suprimentos.
Isso pode ser feito por meio de diversos métodos, como:
- Otimização das rotas de entrega para reduzir as emissões de carbono;
- Adoção de embalagens ecológicas e redução de resíduos;
- Responsabilidade social com a comunidade;
- Diversidade dentro da empresa;
- Transparência na gestão financeira e ética dos negócios.
Além disso, é importante ter em mente que a aplicação do ESG não é um processo pontual, mas uma mudança cultural que deve ser incorporada à filosofia da empresa e ser desenvolvida ao longo do tempo.
Dessa forma, é possível criar uma cultura empresarial mais sustentável e responsável, que se traduz em benefícios financeiros e reputacionais a longo prazo.
Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.
Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.