Áreas da Logística: conheça as principais

Você sabia que logística não está ligada apenas ao transporte de produtos de uma empresa, com o intuito de chegar ao destinatário?

Isso mesmo, a logística envolve uma cadeia de processos para garantir que ao final, na entrega ao comprador, o produto chegue em perfeitas condições de uso e consumo, bem como no prazo estabelecido.

É por isso que a logística envolve informações desde o recebimento da matéria prima, a produção, finalização, conferência, armazenamento, transporte e seus processos, assim como a entrega e todo atendimento junto ao cliente.

Basicamente a logística trabalha nos seguintes aspectos:

  • Atender ao tempo de entrega, levando em conta o processo de produção;
  • Reduzir o estoque, evitando grande quantidade de produtos parados;
  • Organizar e otimizar o armazenamento dos produtos em estoque, garantindo que os mesmos não percam qualidade, nem sofram avarias;
  • Garantir a gestão de qualidade, através de processos bem definidos;
  • Manter o sistema de gestão de logística atualizado;
  • Gerir e monitorar o sistema de transporte;
  • Solidificar o relacionamento com o cliente.
 
A importância da logística para empresas

Quando falamos de produtos, a área logística é de suma importância para qualquer empresa, seja ela de médio ou grande porte. E se tratando de um país com dimensão continental, como o Brasil, o desafio é grande.

Em 2022 foram contratados mais de 30 mil novos profissionais na área, segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), esse número é significativamente maior que no ano anterior, 58%, quando houve 13 mil novas contratações. A expectativa é que em 2023 esse número continue em uma crescente.

Isso significa a ampliação da atuação logística, bem como o aumento da demanda de mão de obra qualificada que atenda  todo o processo de uma empresa. Nesse sentido, profissionais cada vez mais qualificados estão sendo requeridos para atender todas as demandas geradas pelo crescimento do consumo de nosso país.

Conheça as principais áreas da logística

Agora que você já compreendeu melhor o que é a logística e tudo o que a envolve, assim como sua importância para as empresas, e como ela tem movimentado o mercado de trabalho nos dois últimos anos, vamos citar as principais áreas da  logística. São elas:

Armazenamento e estoque

Nessa área os profissionais envolvidos devem pensar de maneira estratégica a forma como vão armazenar o produto, bem como evitar o acúmulo, projetando entrada e saída, reduzindo custos e procurando otimizar o processo de armazenagem e estoque.

Facilitando assim o acesso aos produtos, bem como manuseio seja ele humano, ou através de empilhadeiras e guindastes. Informações de armazenamento, bem como temperatura do ambiente e tipos de embalagens, fazem parte das funções das áreas da logística de armazenamento e estoque;

Informação

A área de informação da logística é responsável pela manutenção dos dados nos sistemas de todas as informações relevantes para empresa, no que tange a logística.

Ela é de suma importância quando nos processos de decisão mais assertivas, já que todas as informações estão acessíveis aos responsáveis;

Processamento de pedido

Após a compra e confirmação de pagamento, é hora do processamento do pedido, que faz parte das áreas da logística. Sendo responsável por receber o pedido, bem como checar as informações contidas no mesmo e dar andamento no processo, para que o produto chegue ao destino no prazo estabelecido;

Transporte

O transporte, dentre as áreas da logística, é responsável por verificar e definir qual o melhor tipo de veículo de transporte, para a entrega da carga. Avaliando sempre o tipo de quantidade de produtos, bem como averiguando o trajeto de deslocamento para garantir que a carga chegue ao destino final sem nenhuma intercorrência.

Assim como, é responsável pela manutenção, limpeza e conservação dos veículos utilizados para o transporte de cargas;

Supply chain

Em tradução, Supply Chain, é a cadeia de suprimentos. Essa área da logística, se refere aos profissionais responsáveis por buscar fornecedores e parceiros de confiança, que não comprometam a produção e nem a entrega no prazo dos produtos.

Visa garantir a eficiência da empresa, bem como reduzir custos contando com negociações com antecedentes e prazos bem estabelecidos.

Gestão de qualidade

Através da gestão de qualidade os processos são cumpridos rigorosamente em cada etapa. Esses processos são definidos e documentados pelo pelos próprios profissionais da área da logística garantindo padronização das atividades desempenhadas pela área.

Além disso, a gestão de qualidade pode oferecer indicadores, estatísticas e dados importantes para que sejam analisados os processos e, se necessário, realizar a reconfiguração dos mesmos, garantindo a qualidade e excelência do desempenho das atividades.

Prevenção de perdas

Essa área da logística requer dos profissionais envolvidos o detalhamento de todos os processos para evitar avarias de carga, seja ela em qualquer processo durante a logística do produto. Evitando assim prejuízos e atrasos com a carga.

Controller logístico

Esse profissional é o responsável por supervisionar o cumprimento de todos os processos em todas as áreas da logística. Ele acompanha, resolve possíveis problemas e toma decisões. Além de monitorar os resultados através dos indicadores, garantindo a eficiência das estratégias utilizadas.

Manutenção preventiva e conservação

Essa é uma das principais áreas ligadas ao transporte quando o assunto são as áreas da logística. A manutenção preventiva e conservação dos veículos de transporte de cargas é de suma importância para a excelência na gestão logística.

Assim como, a conservação e limpeza do estoque, que garantam o manuseio constante das cargas ali armazenadas.

Conclusão

Até aqui você viu as principais áreas da logística e identificou que ela vai muito além do que apenas do transporte. Todas as áreas juntas compõem o processo sistêmico da logística garantindo a qualidade e eficiência na entrega de cargas de produtos.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário