Blocados no estoque: dicas para liberação rápida

Você deseja otimizar o seu estoque? Então, confira algumas dicas de organização e como os blocados podem te ajudar com uma liberação mais rápida!

Organizar o estoque não é uma tarefa fácil: você deve planejar o seu armazém de modo a facilitar a entrada (e registro) de mercadorias e a saída (ou expedição) dos produtos quando os pedidos são realizados.

Para isso, você pode contar com algumas técnicas de organização e sistemas usados no estoque, como é o caso dos blocados. Saiba como eles podem melhorar o seu armazém!

Como os blocados ajudam na organização de estoque e como eles funcionam na prática?

Sabe-se que organizar o estoque de uma empresa é fundamental para manter a gestão adequada das suas mercadorias. Afinal, produto parado significa dinheiro perdido, e isso nenhum gestor deseja para o seu negócio.

Seja qual for o porte do seu estoque (grande, médio ou pequeno), sem o devido controle é impossível obter grandes resultados em termos de faturamento. Com o controle e organização de estoque, você pode gerenciar da forma correta o volume de produtos e garantir o atendimento das suas demandas regulares.

Com a devida organização de estoque, você tem ampla visão sobre os produtos armazenados, sendo possível ter uma boa projeção de vendas (mesmo diante da sazonalidade, produtos mais procurados, itens com baixa demanda etc.).

Por isso, é importante contar com sistemas que ajudem nesse sentido, como é o caso dos blocados. Mas, afinal, o que são esses “blocados”?

Também conhecida como armazenagem blocada, estamos falando de um sistema composto por paletes e que são organizados seguindo um formato de pilha. Isso porque o seu principal objetivo é proteger as mercadorias colocando a segurança em primeiro lugar.

Nesse sentido, o estoque que segue esse sistema de armazenagem coloca o primeiro palete no chão, e os demais são inseridos em cima dele. Ficou difícil de entender como esse sistema funciona na prática? Pense da seguinte maneira:

Em primeiro lugar, são colocadas algumas faixas delimitadoras no chão do armazém, demarcando o espaço que será ocupado pelos paletes. Assim que os nossos produtos entram neste estoque, eles são utilizados nos paletes e conduzidos ao local definido para o seu devido armazenamento.

Desse modo, os produtos que chegam ao local são organizados um em cima do outro, de modo a criar um bloco de mercadorias do mesmo tipo de estoque (e por isso o nome “blocados”). No entanto, é importante destacar que alguns fatores devem ser levados em consideração quanto à altura máxima dessa pilha organizadora.

Então, considere a altura total do armazém de modo a garantir que esses limites estão em conformidade com as normas de segurança que delimitam a distância entre o teto do local até o último produto da pilha.

Não se esqueça ainda de verificar as limitações de cada mercadoria, uma vez que cada uma tem as suas particularidades e embalagem própria para suportar o seu peso.

De maneira geral, é importante destacar que esse sistema de armazenagem está se tornando cada vez mais comum em empresas que possuem produtos pesados, de alta rotatividade e de grande volume. Até porque os blocados ajudam na otimização do armazém!

Por que investir nos blocados para organizar o seu estoque?

Adotar o sistema de blocados para organizar o seu estoque traz diversas vantagens para a empresa. Alguns desses benefícios são a praticidade no dia a dia, facilitar certos processos internos e agregar agilidade à operação, o que resulta em melhores condições de atendimento aos clientes. Por esse motivo, garantimos que esta é a melhor escolha de organização do seu estoque.

Conheça alguns dos benefícios de investir nesse sistema:

Reduzir os custos logísticos

A implantação de novos sistemas no geral costuma trazer como resultado a redução de custo na empresa, e este é um dos motivos para que a maioria dos gestores se interessem por isso. Afinal, se existe um espaço otimizado para o armazenamento de mercadorias no estoque da empresa, isso significa que existe um gasto envolvido. Por isso, quanto maior o espaço, maior será o custo logístico. Com a armazenagem em blocados, o espaço é otimizado e os custos são menores.

Diminuir o risco de contaminação no estoque

Este é um benefício mais aproveitado por empresas que atuam no ramo alimentício, tendo em vista a importância de manter a segurança dos funcionários em relação aos riscos de contaminação. Em situações assim, a armazenagem em blocados é a escolha perfeita para que esse risco seja menor, fazendo com que a entrega de produtos seja feita com total qualidade aos clientes.

Promover a sustentabilidade

Ao considerar implementar os blocados no estoque, é muito comum que sejam usados os big bags, uma opção sustentável que substitui a utilização de sacarias, já que são feitos a partir de uma mistura reciclável de materiais plásticos e restos de tecidos. Um ponto a ser levado em consideração sobre os big bags é que eles possuem grande capacidade de peso e são duráveis, impactando menos o meio ambiente.

Evita danos aos produtos

A armazenagem em blocados agrega mais segurança aos mais diferentes tipos de produtos, como os mais simples e os de alto valor agregado. Por isso, a sua empresa consegue garantir qualidade ao cliente e total satisfação.

Aumentar a produtividade da equipe

Tendo em vista que a empresa agora vai otimizar o espaço do seu estoque, será mais fácil colocar em prática uma movimentação fluida da entrada e saída de mercadorias. Isso, consequentemente, aumenta a agilidade e produtividade da equipe!

Percebe como os blocados são opções interessantes para o seu estoque?

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Compartilhe

Deixe um comentário