O conceito de metaverso pode ser algo distante para realidade de alguns, mas ele não é apenas uma ideia de Mark Zuckerberg. Já se faz presente e precisa ser considerado, principalmente pelo setor de logística.
O metaverso é um ambiente virtual que funciona como uma espécie de réplica do mundo real. Esse espaço é vivenciado com a internet e compartilhado por meio da realidade virtual e aumentada. Mas, vai muito além disso.
Dentro desse mundo virtual, as pessoas são caracterizadas como um avatar e podem estabelecer qualquer tipo de interação: podem participar de reuniões, criar seus próprios espaços virtuais, fazer negócios, comprar e gerenciar todo o espaço virtual que conta com redes sociais e criptomoedas.
O metaverso traz um impacto direto para o mundo dos negócios, para as empresas e para a logística, uma vez que, o consumidor tem uma nova relação de consumo. Sendo assim, as empresas precisam estar atentas e preparadas para que possam entender e participar ativamente desses novos avanços tecnológicos.
Como os processos logísticos serão impactados com o metaverso?
Apesar de o metaverso ser um ambiente virtual, ele está totalmente ligado a tudo que envolve o mundo físico; as interações podem ser intercambiáveis.
Neste ambiente, é possível comprar terrenos, constituir espaços, interagir com os outros avatares, vender e organizar toda a logística relacionada às compras.
Por este motivo, a expansão dos negócios por conta do metaverso vai exigir cada vez mais uma logística imersiva e ágil. Com isso as empresas poderão gerenciar todos os processos logísticos de interações realizadas dentro deste universo de realidade aumentada e otimizar operações complexas.
Daí nascem novas formas de se relacionar, consumir, e fazer negócios. A experiência do usuário será mais imersiva e ele poderá fazer compras e acompanhar, por exemplo, todo o processo logístico até a entrega do produto.
Quais são as previsões do metaverso para a logística
A empresa que não quer estar de fora dessa nova realidade precisa se preparar desde já.
Veja algumas mudanças e inovações significativas para a logística:
- Otimização dos processos logísticos e reprodução de operações antes da prática
- Diminuição de custos excessivos e controle de mercadorias
- Rápida conexão entre comprador e fornecedor
- Reuniões remotas com participantes simulados em um mesmo ambiente
- Criação de estoque no metaverso para treinamento de colaboradores
- Criação de simulações no metaverso para clientes
- Maior eficiência no monitoramento de cargas
- Possibilidade de realizar testes de projetos logísticos e evitar prejuízos
- Informações em tempo real de qualquer lugar e controle de entregas sem erros
- Manutenção de armazéns por meio da realidade aumentada
- Possibilidade de visualizar cargas dentro de um caminhão com apenas um clique
Para que uma empresa possa estar preparada para essas previsões do metaverso é preciso criar de antemão novos modelos de operação e reorganizar toda a logística por meio do aprimoramento das tecnologias utilizadas.
Com o metaverso os processos logísticos poderão se alinhar de modo mais preciso e, com isso, evitar gastos desnecessários. Tudo ficará mais ágil e eficiente.
Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.
Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.