Como o metaverso pode impactar a logística?

O conceito de metaverso pode ser algo distante para realidade de alguns, mas ele não é apenas uma ideia de Mark Zuckerberg. Já se faz presente e precisa ser considerado, principalmente pelo setor de logística.

O metaverso é um ambiente virtual que funciona como uma espécie de réplica do mundo real. Esse espaço é vivenciado com a internet e compartilhado por meio da realidade virtual e aumentada. Mas, vai muito além disso.

Dentro desse mundo virtual, as pessoas são caracterizadas como um avatar e podem estabelecer qualquer tipo de interação: podem participar de reuniões, criar seus próprios espaços virtuais, fazer negócios, comprar e gerenciar todo o espaço virtual que conta com redes sociais e criptomoedas.

O metaverso traz um impacto direto para o mundo dos negócios, para as empresas e para a logística, uma vez que, o consumidor tem uma nova relação de consumo. Sendo assim, as empresas precisam estar atentas e preparadas para que possam entender e participar ativamente desses novos avanços tecnológicos.

Como os processos logísticos serão impactados com o metaverso?

Apesar de o metaverso ser um ambiente virtual, ele está totalmente ligado a tudo que envolve o mundo físico; as interações podem ser intercambiáveis.

Neste ambiente, é possível comprar terrenos, constituir espaços, interagir com os outros avatares, vender e organizar toda a logística relacionada às compras.

Por este motivo, a expansão dos negócios por conta do metaverso vai exigir cada vez mais uma logística imersiva e ágil. Com isso as empresas poderão gerenciar todos os processos logísticos de interações realizadas dentro deste universo de realidade aumentada e otimizar operações complexas.

Daí nascem novas formas de se relacionar, consumir, e fazer negócios. A experiência do usuário será mais imersiva e ele poderá fazer compras e acompanhar, por exemplo, todo o processo logístico até a entrega do produto.

Quais são as previsões do metaverso para a logística

A empresa que não quer estar de fora dessa nova realidade precisa se preparar desde já.

Veja algumas mudanças e inovações significativas para a logística:

  • Otimização dos processos logísticos e reprodução de operações antes da prática
  • Diminuição de custos excessivos e controle de mercadorias
  • Rápida conexão entre comprador e fornecedor
  • Reuniões remotas com participantes simulados em um mesmo ambiente
  • Criação de estoque no metaverso para treinamento de colaboradores
  • Criação de simulações no metaverso para clientes
  • Maior eficiência no monitoramento de cargas
  • Possibilidade de realizar testes de projetos logísticos e evitar prejuízos
  • Informações em tempo real de qualquer lugar e controle de entregas sem erros
  • Manutenção de armazéns por meio da realidade aumentada
  • Possibilidade de visualizar cargas dentro de um caminhão com apenas um clique
 

Para que uma empresa possa estar preparada para essas previsões do metaverso é preciso criar de antemão novos modelos de operação e reorganizar toda a logística por meio do aprimoramento das tecnologias utilizadas.

Com o metaverso os processos logísticos poderão se alinhar de modo mais preciso e, com isso, evitar gastos desnecessários. Tudo ficará mais ágil e eficiente.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário