Como os drones estão modernizando a logística?

Atualmente, é quase impossível pensar em uma empresa de sucesso que não utilize ferramentas tecnológicas. Isso vale para todas as áreas do negócio, desde o desenvolvimento do produto até a sua entrega aos clientes. Os drones na logística, apesar de não serem uma novidade tão recente, vêm fazendo sucesso no mercado. Confira este conteúdo e saiba como essa inovação está mudando o mercado progressivamente.

Como os drones são utilizados na logística?

A popularização dos drones começou devido à possibilidade que ele criou de captar imagens únicas por qualquer pessoa. Antes do drone, ter imagens áreas era super complicado e caro. Porém, capturar momentos nem sempre é a principal funcionalidade de um drone, especialmente em empresas.

Eficiência operacional

É claro que os drones podem ser utilizados de acordo com sua função inicial: transmitir imagens aéreas abrangentes. Essa utilidade é uma vantagem significativa para empresas localizadas distantes de áreas estratégicas, como produção e transporte de produtos. Para garantir a qualidade do serviço, é importante que a empresa mantenha um acompanhamento rígido de todas as etapas de operação. Com o drone, é possível ter imagens até mesmo ao vivo sobre como estão sendo realizadas algumas atividades relacionadas a cadeia de produção. Em alguns casos, também é possível oferecer soluções para problemas ou corrigir possíveis erros no nível de serviço logístico.

Cadeia de abastecimento

A cadeia de abastecimento envolve todos os processos relacionados à saída do produto da fábrica até o consumidor. Em regiões de grande extensão, como o Brasil, é comum que algumas operações demorem a chegar aos consumidores por conta do transporte. Mesmo com o transporte aéreo, considerado o mais rápido entre as formas convencionais de transporte, a burocracia ainda interfere na entrega dos produtos.

Devido a isso, muitas empresas estão explorando a possibilidade de oferecer serviços de entrega por meio de drones. A ideia é possuir um transporte especializado e particular que entregue pedidos a curtas distâncias em um pequeno espaço de tempo. Isso diminuiria não só o tempo de espera dos clientes como os gastos com combustíveis em transportes de materiais.

Gestão de estoque

A verdade é que apesar de a gestão de estoque ser extremamente importante, a burocracia do processo prejudica algumas operações. Muitas empresas não entendem a necessidade de controlar o que entra e sai dos estoques e como isso afeta a lucratividade da rede.

Em primeiro lugar, a gestão do estoque é importante para entender quais produtos estão sendo realmente vendidos. Isso evita que a empresa invista nos itens errados e acabe prejudicada por não conseguir vender tais materiais. Quando a empresa possui conhecimento que tem muitos itens sem saída no estoque, elas podem tomar estratégias para a venda deles. Porém, é preciso ter uma visão ampla do estoque para realizar um inventário e avaliar o quadro de forma crítica.

Em segundo lugar, é extremamente necessário saber quais os pontos fortes da empresa por meio do que ela mais vende. Muitas empresas até mesmo mudam o seu foco após perceber que um produto específico atraiu a atenção do público. O problema é que para manter um bom fluxo, o estoque precisa seguir a saída dos produtos. Portanto, para evitar a escassez de material, o uso de drones pode ser essencial para monitorar esses estoques.

Utilizar drones na logística melhora a imagem da empresa?

Sim! Os investimentos tecnológicos fazem parte dos aspectos mais interessantes que o mercado busca em empresas. No caso dos clientes, isso pode não ser tão evidente, uma vez que eles não costumam avaliar essa questão diretamente. Na verdade, o que acontece é que a tecnologia molda a forma como a empresa é observada pelo público. Ao demonstrar interesse em investimentos em tecnologia, a empresa se torna mais interessante aos olhos do público, que procura consumir os produtos por conta da experiência.

Já no caso de parceiros comerciais, esses sim estudam os investimentos das empresas quanto a tecnologia. Além de elevar a imagem da empresa parceira, ela também pode fazer uso das inovações tecnológicas durante a parceria. No caso dos drones, é comum que empresas parceiras compartilhem os dispositivos até confirmarem as vantagens dessa tecnologia.

Qual a melhor forma de investir em drones na logística?

Se a empresa nunca teve contato com tecnologias dessa natureza, o ideal é contar com o auxílio de profissionais com experiência na área. Além de ajudar a empresa a entender como funciona o aparelho, ele poderá criar projetos para melhoramento da logística. Isso permitirá um melhor aproveitamento e resultará em serviços de maior qualidade.

O investimento de drones na logística é uma inovação bastante interessante e que pode trazer imensos benefícios. Os drones podem auxiliar na melhora da eficiência operacional, na cadeia de abastecimento e na gestão de estoque.

O investimento neste tipo de tecnologia, apesar de ser alto no início, tem potencial para melhorar não só a atividade empresarial, como também a imagem de sua empresa junto ao consumidor.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário