Conheça as principais tendências do mercado logístico em 2023

O momento que atravessamos mostrou-se árduo e histórico para o mercado logístico. Ainda que o próximo ano aponte uma normalização, sabe-se que os desafios estão por vir.

É sabido que diversas tendências logísticas internacionais no novo ano serão resultado de eventos e tendências do ciclo que está prestes a ser encerrado. Durante a maior parte deste ano, trabalhou-se fervorosamente para encontrar o equilíbrio após dois anos de caos causado pela pandemia. Deste modo, se há uma lição dos últimos dois anos é que precisa-se de muita preparação para solucionar os desafios associados às tendências da logística.

O ano de 2022 está chegando ao fim. Visando a melhor preparação para o próximo ano, no conteúdo de hoje apresentamos as principais tendências do mercado logístico em 2023. Acompanhe conosco e boa leitura!

2022 e o mercado logístico

O mercado logístico esquentou com o boom do e-commerce brasileiro batendo recordes históricos no segundo trimestre de 2022.

No primeiro semestre deste ano, o setor já faturou cerca de R$ 2,6 bilhões em contratos de locação. Em 2021, o faturamento foi de R$ 4,3 bilhões.

Esses dados tiveram sua divulgação pela SDS Properties, associada da Associação Brasileira de Logística (Abralog) e pela Fulwood – incorporadora de galpões e condomínios logísticos, com mais de 27 anos no mercado.

Devido à crescente demanda por e-commerce, os centros de distribuição buscam cada vez mais escritórios que tornem suas operações mais eficientes e assim possibilita maior agilidade nas entregas.

Aliado ao e-commerce, os segmentos de mercado que mais se destacaram foram o de transporte logístico e o de produtos de limpeza. Estes três setores representam 74% das locações do trimestre. Entre todos os estados da Federação, São Paulo apresentou o melhor desempenho de absorção, sendo a líquida positiva de 410 mil m².

Apesar dos números positivos, os valores dos aluguéis de armazéns e apartamentos logísticos estão aumentando e devem continuar crescendo porque os preços da construção civil estão muito altos no Brasil.

Principais tendências para 2023
Logística as service

O mercado logístico tornou-se essencial para as empresas e seus custos são elevados. Organizações inteligentes aumentaram significativamente seus orçamentos de terceirização de operações logísticas. Só então eles podem  atualizar rapidamente seus recursos em vez de criá-los.

Sustentabilidade

Alguns eventos climáticos sempre foram um desafio para o mercado logístico. Estima-se que houve um crescimento de 71% dos eventos climáticos extremos. Deste modo, as empresas precisam estar preparadas. Grandes tempestades ou eventos como terremotos também podem afetar muitas partes da cadeia de suprimentos, especialmente em áreas costeiras, fábricas, armazéns e centros de distribuição podem sofrer distúrbios climáticos crescentes.

É fato que não pode-se controlar o clima, mas há a possibilidade de evitar maiores percalços sem abrir mão do seguro da carga. É válido complementar que o aumento das emissões de CO2 e resíduos gerados pelo mercado global têm chamado a atenção para a responsabilidade ambiental do setor de logística. Assim sendo, a sustentabilidade vem conquistando cada vez mais destaque. Uma solução são os smart lockers, correspondendo às necessidades de uma logística verde, possibilitando o agrupamento de cargas e reduzindo assim a emissão de gases de efeito estufa em até 95% por embalagem transportada no último quilômetro.

Foco em geopolítica

A escalada das tensões entre os Estados Unidos e a China e o conflito em curso entre a Ucrânia e a Rússia estão dificultando o comércio internacional. Como muitos países estão tomando medidas para a recuperação econômica pós COVID-19, eventos recentes se tornaram uma grande interrupção nas operações da cadeia de suprimentos. Portanto, a geopolítica e os eventos mundiais como um todo exigem mais estratégia e planejamento em 2023.

Segurança digital

Do mesmo modo que outros setores, a segurança cibernética é uma preocupação crescente no mercado logístico. Os ataques cibernéticos contra empresas de logística internacional variam desde manter dados como reféns para  ganhos financeiros até roubar informações confidenciais de clientes. Se a segurança cibernética ainda não é um dos temas estratégicos da sua empresa, você precisa avaliar os riscos da sua empresa e se preparar e se proteger contra possíveis ataques.

Proatividade e motivação

As habilidades necessárias para trabalhar no setor de logística internacional estão focadas nas tecnologias mais recentes há vários anos. Com isso, alguns dos perfis mais procurados se tornaram especialistas em áreas como automação de processos, big data e inteligência artificial. Os perfis ainda mais procurados são aqueles que podem usar tecnologias para desenvolver ambientes inteligentes e agregar valor diferenciado às companhias marítimas internacionais.

Os gerentes de expedição devem fazer todo o possível para motivar seus funcionários e mantê-los no caminho certo. A otimização de tempo e recursos é importante devido ao potencial de ferramentas como software ERP e aplicativos para permitir que os profissionais se concentrem em tarefas mais estratégicas.

A Único Logística tem trilhado os melhores caminhos, de modo a oferecer serviços de primeira classe, otimização dos processos e segurança de ponta a ponta.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Compartilhe

Deixe um comentário