Consolidação de frete: entenda mais sobre o assunto!

A consolidação de frete é um processo logístico que surgiu para desburocratizar as entregas de produtos, além de reduzir custos e otimizar o transporte. O processo é muito vantajoso para todos: quem vende, quem transporta e também para quem recebe, que é o consumidor final.

O foco principal da consolidação de cargas é ajudar no melhor aproveitamento, tanto quanto possível, dos espaços físicos, reduzindo custos e otimizando o transporte de produtos.

No conteúdo de hoje, você confere diversas informações sobre o tema, como o conceito de frete consolidado, como ele funciona e como acontece na prática, quais são as suas vantagens e como se dá sua finalização com a ajuda da “desconsolidadora” e entrega final. Acompanhe!

O que é consolidação de frete?

Consolidação de frete, também conhecida como consolidação de cargas, é uma estratégia logística utilizada por empresas que precisam transportar remessas de carga para destinos próximos. Ela é útil tanto para pequenas transportadoras, quanto para médias empresas e grandes importadoras, que lidam com uma grande quantidade de carga.

Nesse processo, várias cargas individuais de diferentes clientes são agrupadas em um único envio, formando uma carga maior, menos burocrática e mais econômica para ser transportada.

Assim, ao automatizar e simplificar as etapas de envio, as empresas podem economizar tempo e recursos, além de evitar retardo em diversos setores logísticos e problemas decorrentes de erros ou omissões nos documentos.

Como funciona a consolidação de fretes?

Geralmente, o processo de consolidação de frete é realizado por empresas especializadas em logística ou por transportadoras que têm ampla rede de distribuição e infraestrutura para realizar esse tipo de operação.

Como mostraremos passo a passo mais adiante, as cargas consolidadas são transportadas para o destino final em um único veículo, o que gera economia em termos de combustível, mão de obra e tempo de entrega. A consolidação de frete é uma excelente alternativa para empresas que desejam reduzir seus custos logísticos e aumentar a eficiência do transporte de cargas.

Em alguns casos, é possível unificar produtos de fornecedores diferentes para encaminhar para o mesmo destino, como um galpão ou armazém, onde será feita a gestão de produtos para o encaminhamento para o cliente final.

Como a consolidação de frete acontece?

Confira quais são os dois passos utilizados na consolidação de frete!

Coleta

O primeiro passo na consolidação de frete é a coleta das mercadorias em diversos pontos de origem. Depois, elas são transportadas para o centro de distribuição, onde são organizadas e agrupadas segundo o destino e o tipo de carga.

Preparação

Após consolidar as cargas, é feita a preparação para o envio, que inclui a conferência de todas as informações necessárias, como as documentações fiscais, os dados do remetente e do destinatário, e as instruções para a entrega.

Quais as vantagens da consolidação de fretes?

São diversos os benefícios de consolidar os fretes em uma única remessa. Confira cada um deles!

Economia de custos

Ao consolidar várias remessas em um único contêiner ou veículo de transporte, os custos de transporte são reduzidos, uma vez que as despesas de transporte — combustível, pedágio, gastos com manutenção do veículo, custos com os motoristas etc. — são compartilhadas entre várias empresas.

Juntas, todas essas facilidades, podem levar a uma redução significativa nos custos de transporte em comparação com o transporte de várias remessas separadamente.

Menos burocracia

No transporte de cargas, há uma série de documentos e regulamentações que devem ser cumpridas para garantir a segurança e a eficiência do transporte. Isso pode ser bastante complexo e trabalhoso, especialmente para empresas que precisam lidar com grandes volumes de cargas.

Ao otimizar o frete, é possível simplificar todo esse processo e reduzir a quantidade de burocracia envolvida. Isso porque a otimização permite que as empresas encontrem as melhores rotas e os melhores meios de transporte para cada envio, levando em consideração uma série de fatores, como:

  • o tamanho e peso da carga;
  • a distância a ser percorrida;
  • as condições das estradas;
  • o tipo de transporte mais adequado para cada situação.
 

Assim, empresas podem automatizar grande parte do processo, eliminando o preenchimento de formulários e documentos manualmente, permitindo que as empresas foquem em outras atividades importantes do negócio.

Otimização logística

A redução de atividades logísticas permite agrupar diferentes cargas de diferentes clientes em um único veículo, em um mesmo trajeto, para que sejam entregues juntas no mesmo destino.

Essa prática reduz o número de viagens e, consequentemente, a quantidade de veículos e motoristas necessários para realizar as entregas, diminuindo os custos com transporte. Enfim, ao integrar as atividades logísticas, as empresas podem aumentar sua eficiência operacional, reduzindo o tempo de transporte e minimizando o impacto ambiental.

Rapidez nas entregas

Ao reduzir a burocracia, ocorre economia de tempo e recursos, ajudando a evitar atrasos e problemas decorrentes de erros ou omissões nos documentos. Isso pode ser especialmente importante para empresas que precisam cumprir prazos apertados.

Além disso, por considerar somente uma carga, colocá-la no caminhão e encaminhá-la ao destino é muito rápido. Dessa forma, a empresa consegue atender mais pedidos em menor tempo e as chances de satisfação dos clientes são muito maiores.

Praticidade no manuseio

Finalmente, os produtos consolidados são reunidos na mesma caixa ou lote, facilitando, para a transportadora, manusear a carga durante o carregamento. Assim, o tempo requerido para o transporte ao destino é reduzido.

Para finalizar o processo, uma empresa local, denominada desconsolidadora, separa as mercadorias. Em seguida, cada uma é encaminhada ao seu destinatário. Vale mencionar que a parceria entre as empresas otimiza os processos e diminui a burocracia.

Por fim, é importante ressaltar que a consolidação de frete pode ser feita de diferentes formas, como por meio de parcerias entre empresas, terceirização de serviços logísticos ou até mesmo com a utilização de tecnologias de otimização de rotas e transportes.

Como você viu neste conteúdo, a consolidação de frete é uma excelente opção para empresas que buscam reduzir a burocracia envolvida no transporte de cargas e simplificar todo o processo.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário