Cultura organizacional: qual sua importância no setor de transporte?

Written by Unico

3 de maio de 2022

A cultura organizacional é um aspecto de grande relevância para empresas de todos os setores. Em se tratando especificamente do setor de transporte, é um ponto que precisa de uma atenção especial porque uma parcela significativa da equipe atua externamente.

Sem uma cultura forte os colaboradores podem ter dúvidas sobre como agir no dia a dia, especialmente em situações críticas. E a forma como cada membro do time executa suas tarefas reflete na qualidade das entregas, o que tem total relação com a fidelização de clientes.

Vamos entender melhor sobre cultura organizacional e sua importância no setor de transporte? Acompanhe a leitura e confira!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é, basicamente, a forma como uma empresa trabalha e a sua motivação para tal. São os valores, a missão e a visão do negócio, impactando diretamente no modo como os serviços são prestados, no relacionamento com clientes e, claro, entre os funcionários.

Para entender melhor o conceito, pense na forma como você se comporta em uma reunião profissional com clientes e em uma reunião em casa com os seus amigos mais íntimos. Há uma grande diferença nas duas posturas, certo?

Essa mudança na forma de agir que temos em cada ambiente se deve à cultura dos locais. Naturalmente, entre amigos você fica mais relaxado, fala de maneira informal, faz brincadeiras e expõe aspectos mais íntimos. Já na reunião de trabalho se porta com mais seriedade para transmitir confiança aos clientes.

Veja que provavelmente ninguém disse como você deveria se portar em cada uma dessas situações. Afinal, são conhecimentos que vamos adquirindo no decorrer da vida e que vão construindo a nossa cultura.

Em uma empresa, os gestores têm o poder de direcionar a formação dessa cultura. Nos empreendimentos que não têm esse cuidado, o conjunto de hábitos é formado de modo orgânico e sem controle, podendo ir para um caminho não tão positivo.

Nas companhias comandadas por gestores que reconhecem a importância da cultura organizacional esse processo se dá de maneira diferente. Eles definem a imagem que desejam construir do negócio, incluindo a relação com os colaboradores, clientes, fornecedores etc.

Nesse cenário, todas as decisões, o comportamento da equipe, a comunicação e outros detalhes da empresa estão sempre alinhados com a sua cultura. Dessa forma, essa identidade ajudará a trilhar um caminho de crescimento e consolidação no mercado.

Importância da cultura organizacional no setor de transporte

O setor de transporte tem um papel fundamental no mercado de modo geral. Para empresas que realizam suas entregas com frota própria, é a etapa em que a entrega dos pedidos será concluída. O estado em que as mercadorias chegam, a pontualidade e a abordagem dos entregadores irão contribuir para a satisfação ou a insatisfação dos clientes.

Em se tratando de transportadoras, a qualidade do serviço prestado será determinante para a continuidade de contratos com os clientes. Afinal de contas, o impacto da qualidade das entregas é sempre relevante. Então, é natural que os embarcadores optem por transportadores que realizem um serviço de excelência.

Como vimos anteriormente, a cultura organizacional está conectada à forma como cada processo é realizado. Ela é a responsável pela construção de uma imagem positiva no mercado, o que irá se refletir no aumento das vendas e no crescimento da empresa.

Dicas para fortalecer a cultura organizacional no setor de transporte

Agora que já falamos sobre a teoria relacionada à cultura organizacional, vamos para a parte prática. Acompanhe algumas dicas para fortalecer a cultura organizacional no setor de transporte.

1. Construir relacionamentos sólidos com a equipe

Os líderes possuem um papel crucial no fortalecimento da cultura organizacional. Afinal, eles mantêm contato direto com suas equipes e são a ponte entre os funcionários e a gestão do negócio.

A realização de reuniões individuais, chamadas one-on-one ou 1:1, são bastante interessantes nesse sentido. É uma oportunidade para o líder dar feedbacks aos profissionais e também ouvi-los para conhecer seu ponto de vista.

2. Realizar o recrutamento de funcionários considerando a cultura da empresa

Embora a cultura seja fortalecida no dia a dia da empresa, é importante considerá-la nos processos de recrutamento e seleção de novos funcionários. Será muito mais vantajoso contratar profissionais que já tenham certo alinhamento com os valores da companhia do que outros que demonstrem ter ideias muito diferentes.

3. Manter uma comunicação interna transparente

A comunicação é uma das principais ferramentas para disseminar a cultura organizacional. Especialmente no setor de transporte, em que parte da equipe atua realizando entregas, é preciso ter um fluxo eficiente de informação.

A transparência é um elemento necessário porque elimina ruídos e evita a criação de rumores que podem desestabilizar a equipe. É preciso que todos sejam informados de mudanças que possam ocorrer para evitar a criação de um clima de insegurança e desconfiança.

4. Reconhecer os esforços dos funcionários

Os profissionais do setor de transporte devem ter consciência da importância do seu papel para o sucesso da companhia. Eles também precisam ter seus esforços reconhecidos, é isso que irá motivá-los a continuarem se dedicando e trabalhando com afinco.

5. Investir em treinamentos

Treinamentos são oportunidades de incentivar os funcionários a se desenvolverem tecnicamente e também de fortalecer a cultura organizacional. Por meio deles é possível preparar o time para realizar os processos corretamente e alcançar resultados cada vez melhores.

6. Conectar o time a um propósito

Uma das formas mais poderosas de fortalecer a cultura organizacional é conectar os funcionários a um propósito. Mais do que realizar as suas atividades individualmente, eles devem ter uma visão ampla sobre seu papel em relação à totalidade do negócio.

A cultura organizacional dá direcionamento para o negócio, retém talentos e fortalece os relacionamentos com clientes e empresas parceiras.

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