Estoque vertical: conheça as principais vantagens

A forma com a qual as mercadorias são estocadas no armazém pode facilitar ou dificultar a operação logística, além de impactar os custos operacionais. O estoque vertical é uma estratégia inteligente para economizar e facilitar processos, como entrada e saída de itens, agilizando também as etapas seguintes.

Quer entender o que é o estoque vertical e quais as vantagens que oferece? Continue a leitura para conferir essas informações e também dicas para implementar na sua empresa. Vamos começar?

O que é estoque vertical?

Um grande problema para empresas que possuem armazéns está relacionado ao espaço. Afinal de contas, quanto mais espaço for necessário, maior será o custo da operação, o que reduz os lucros e também prejudica a competitividade no mercado.

Inclusive, vale o adendo de que, quanto mais estratégica for a localização, maior será o valor do aluguel. Dessa maneira, é essencial realizar um bom aproveitamento de cada metro quadrado.

A solução mais inteligente e econômica para aumentar a capacidade de armazenamento de um galpão é optando pelo estoque vertical. Dessa forma, em vez de crescer horizontalmente e, como consequência, aumentar os custos, o crescimento se dá verticalmente, aproveitando ao máximo o espaço.

Muitos empresários não se dão conta do quanto aproveitam mal seus galpões por ignorarem a área superior, que fica acima de prateleiras baixas. Em muitos casos, há o dobro de espaço sem uso e que pode ser perfeitamente preenchido.

Com um bom planejamento de estoque vertical é possível aproveitar toda a altura do ambiente, otimizando o local e reduzindo custos. Os desafios impostos pela altura podem ser facilmente superados com o uso de equipamentos, como os elevadores de carga e as empilhadeiras.

Vantagens do estoque vertical

Confira a seguir as principais vantagens de implementar o estoque vertical na sua empresa.

Melhora na ergonomia do espaço

A ergonomia é a busca por uma relação saudável entre as pessoas e os equipamentos de trabalho. Seu objetivo é garantir que os profissionais realizem as suas funções sem prejuízos à saúde física ou mental.

O estoque vertical melhora a ergonomia do espaço porque facilita o acesso às mercadorias e torna o ambiente mais organizado. Mesmo aquelas que estiverem localizadas em prateleiras mais altas, podem ser acessadas com a ajuda de equipamentos adequados.

Facilidade para encontrar itens

A disposição das mercadorias em um estoque vertical, aliada a uma organização adequada, facilita o processo de picking, ou seja, a separação dos itens. Afinal, a forma como as prateleiras ficam dispostas permite a melhor visualização dos produtos.

Liberação de espaço horizontal

Diversas atividades são realizadas em um armazém. Por isso, além do estoque, é importante ter espaço para a movimentação das mercadorias e a circulação de pessoas. Com o estoque vertical dá para liberar espaço horizontal, tornando o ambiente mais funcional.

Melhor aproveitamento do armazém

Todo o espaço do armazém pode ser melhor aproveitado através da aplicação do estoque vertical. Afinal, se dá uso para uma área superior que possivelmente não teria nenhuma outra função.

É sempre importante destacar que aproveitar ao máximo o espaço é sinônimo de otimização de custos. Consequentemente, a empresa aumenta os seus lucros e pode praticar preços mais competitivos no mercado.

Maior organização do estoque

A organização é primordial em um armazém. Sem ela, mercadorias podem ser perdidas ou avariadas, gerando prejuízos. Além disso, os profissionais levam mais tempo para encontrar o que precisam, atrasando as etapas seguintes, incluindo a entrega.

Estocar mercadorias verticalmente facilita a organização de produtos por categorias. Dá para setorizar os itens e evitar que fiquem amontoados em estruturas horizontais.

Mais precisão de gestão de estoque

O armazenamento vertical, quando feito adequadamente, pode ajudar a melhorar a maneira como o estoque é gerenciado, principalmente aumentando a precisão e evitando furos. Inclusive, com a ajuda de sistemas logísticos especializados a gestão pode se tornar ainda mais eficiente.

Aumento da segurança

Mais uma vantagem do estoque vertical é o aumento da segurança das mercadorias. Embora elas ainda possam ser acessadas, é fato que isso se torna mais difícil quando não se tem os equipamentos corretos.

Além disso, os itens de maior valor podem ser posicionados em prateleiras mais altas, ficando protegidas de roubos, inundações e outras situações de risco.

Economia de custos em expansão do espaço

Quando o estoque vertical não é aplicado, é comum que as empresas precisem investir em armazéns maiores conforme os negócios se desenvolvam. Isso significa realizar grandes investimentos.

Recorrer à estocagem vertical gera uma economia de custos com a expansão do negócio. Afinal, com essa estratégia o ambiente é totalmente aproveitado, do solo ao telhado.

Como implementar o estoque vertical?

Agora que você já sabe o que é estoque vertical, confira dicas de como implementá-lo na sua empresa e obtenha todas as vantagens mencionadas anteriormente.

Conte com um projeto de prateleiras adequado

Primeiramente, é fundamental ter um projeto de prateleiras adequado, que realmente supra as necessidades da operação. Para isso, é preciso contar com o trabalho de um profissional especializado e experiente em armazéns.

Invista em equipamentos para a movimentação vertical de mercadorias

Para movimentar mercadorias verticalmente será necessário investir em equipamentos próprios para essa função. Alguns exemplos são: elevador de carga, empilhadeira e sistemas de estocagem vertical automatizados.

Realize treinamentos com os funcionários

Para realizar uma mudança de estoque horizontal para vertical é importante treinar a equipe. Afinal, a forma como os processos são realizados irá mudar. Os treinamentos irão garantir que todos conheçam os passos corretos e os realizem de maneira segura, evitando acidentes de trabalho e avarias.

Utilize um sistema de gestão de estoque

Por fim, é fundamental contar com um sistema de gestão de estoque. Com essa ferramenta se tem total controle sobre a entrada e saída de mercadorias, evitando perdas e outros problemas resultantes de um gerenciamento ineficaz.

Outra solução importante é a voltada para a gestão de entregas. Assim, todos os processos relacionados ao estoque e transporte poderão ser acompanhados, minimizando erros e aumentando a eficiência.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário