Fator humano: dicas para sua gestão nas operações logísticas

Em várias publicações falamos muito sobre a tecnologia aplicada à logística, e ela é realmente importante para o alcance de bons resultados. No entanto, é preciso lembrar também do fator humano, fundamental para o sucesso da operação.

Embora os sistemas possam realizar diversas tarefas de modo automático, não conseguem substituir os seres humanos em todas as funções. Por isso, a gestão do fator humano deve ser estratégica, pois nela está um dos diferenciais de uma empresa.

Mas como gerenciar as pessoas que realizam os processos logísticos para obter bons resultados? Continue a leitura e confira as dicas!

O papel do fator humano nas operações logísticas

A tecnologia proporcionou que o setor logístico desse um grande salto, aumentando sua eficiência e precisão. Mas grande parte dessas vantagens se deve ao papel do fator humano.

Afinal, através dos dados obtidos por meio dos sistemas para logística, os profissionais identificam as ações que precisam ser tomadas e as executam. Assim, temos uma parceria de sucesso entre o homem e a máquina.

Usaremos como exemplo o sistema para gestão de entregas. Com ele, todos os processos podem ser acompanhados em tempo real. Então, dá para saber onde os motoristas estão, verificar as ocorrências registradas na rota, consultar os comprovantes de entrega, entre outras funcionalidades.

Se, por exemplo, um colaborador do time de SAC (serviço de atendimento ao cliente) identificar que uma entrega irá atrasar por conta de um acidente na pista, imediatamente pode entrar em contato com o cliente para informá-lo.

Viu só como as pessoas possuem um papel decisivo para o sucesso das operações logísticas? Lembrando que esse é apenas um exemplo de inúmeras situações que podem acontecer na rotina de uma empresa.

7 Dicas para gestão do fator humano no setor logístico

Mas qual a maneira ideal de gerenciar o fator humano nas operações logísticas? Veja a seguir uma sequência de dicas para manter o time engajado e produtivo.

1. Fortalecer a cultura da empresa entre a equipe

A cultura da empresa é a identidade de um empreendimento, pois é formada pelos valores que determinam suas ações e a sua missão. Por isso, precisa ser fortalecida entre a equipe diariamente, através de reuniões, treinamentos e do exemplo dos líderes.

Quando falamos no fortalecimento da cultura e valores organizacionais, não estamos nos referindo apenas a aspectos como honestidade, segurança e sucesso. Afinal, essas são premissas básicas em um empreendimento. É necessário que todos os membros tenham clareza sobre a missão da companhia de modo mais profundo.

2. Promover treinamentos

Peter Schutz, que foi CEO da Porsche, tem uma citação que diz muito sobre a gestão do fator humano em uma empresa: “Contrate o caráter, treine as habilidades”.

Dessa frase, podemos tirar diferentes ensinamentos, como a importância de contratar pessoas alinhadas com os valores da companhia e sobre o papel dos treinamentos internos para o desenvolvimento de habilidades.

Promover treinamentos periodicamente é essencial para aperfeiçoar as habilidades dos colaboradores, desenvolvendo cada vez mais os talentos. Isso vale para diferentes cargos, incluindo os motoristas, que possuem um papel crucial no sucesso das entregas.

3. Acompanhar o desempenho dos colaboradores

Acompanhar o desempenho dos colaboradores é mais uma medida importante para uma gestão eficiente do fator humano. Inclusive, a tecnologia é uma grande aliada, pois possibilita o acesso a dados que simplificam as análises.

É possível, por exemplo, verificar o desempenho dos motoristas em relação às entregas efetuadas, uso adequado da ferramenta no registro das ocorrências, entre outros fatores. Esse acompanhamento permite ao supervisor conhecer melhor os profissionais e, assim, tomar decisões estratégicas em relação a eles.

4. Oferecer feedbacks regularmente

Em seguida ao acompanhamento do desempenho vêm os feedbacks, que precisam ser regulares. Afinal de contas, os profissionais devem saber o que os supervisores estão achando do seu trabalho, podendo aperfeiçoar o que for necessário e ressaltar o que já estiver indo bem.

O modo como esses comentários são feitos faz toda a diferença. Inclusive, existe uma técnica bastante simples de ser aplicada, mas com grande potencial para estimular o profissional em vez de desanimá-lo. Funciona assim:

  • O supervisor inicia mencionando um ponto forte do profissional;
  • Em seguida, cita os pontos críticos para serem melhorados;
  • Por fim, a conversa termina com mais um elogio.
 

A intenção é suavizar a parte negativa do feedback, mostrando ao colaborador que ele tem potencial para melhorar os pontos em questão e alcançar resultados ainda melhores. No entanto, as partes elogiosas da conversa precisam ser verdadeiras, do contrário, podem soar apenas como um “prêmio de consolação”.

5. Manter uma comunicação eficaz

A boa comunicação é fundamental na gestão do fator humano em qualquer setor, tendo um peso ainda maior em uma área complexa como a logística. Quanto mais clareza e objetividade houver nas informações passadas, menos dúvidas os funcionários terão.

É necessário unificar os meios de comunicação digital, de modo que as informações fiquem registradas e possam ser consultadas em caso de necessidade. Em relação às entregas, ter registros das mensagens trocadas atrelados a cada pedido facilita o processo, evitando ruídos.

6. Atenção à delegação

Os líderes têm uma grande importância sobre o desempenho da equipe e uma das suas funções é a delegação de tarefas. Para delegar corretamente, mais do que conhecer as expertises dos profissionais, é necessário verificar o nível de sobrecarga de cada um.

Sistemas de gestão de projetos são bastante úteis nesse sentido, afinal, apresentam de forma clara as atividades delegadas a cada membro do time. Além disso, facilitam o acompanhamento dos prazos.

7.  Comemorar as conquistas

Por fim, é importante reconhecer e comemorar as conquistas da equipe ao longo do caminho. Isso irá manter a motivação e o engajamento do time fortalecidos, contribuindo para o alcance de resultados cada vez melhores.

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