Gestão de pessoas na logística: entenda por que é tão importante!

Você conhece a importância da gestão de pessoas na logística? Para que o setor logístico consiga alcançar a produtividade almejada no planejamento logístico, garanta a satisfação de profissionais e contribua para melhorar indicadores importantes (a rotatividade de colaboradores, por exemplo), é essencial investir nessa área.

Ao adotar estratégias que auxiliem esses processos, você naturalmente vai melhorar o nível de colaboração de profissionais, identificar talentos dentro da empresa e também garantir o alinhamento de metas com o objetivo macro do negócio.

Pensando nisso, no conteúdo de hoje você vai tirar suas dúvidas sobre o tema, de modo que a sua empresa consiga otimizar a gestão de pessoas na logística. Continue a leitura e confira!

Tenha atenção ao planejamento

O primeiro passo para essa otimização é ter atenção ao planejamento. Por essa razão, a área de Recursos Humanos deve entender de maneira clara e completa o planejamento estratégico da empresa, avaliando suas diretrizes e pontos fracos e fortes, bem como seus objetivos no curto, médio e longo prazo.

A partir disso, existe a possibilidade de elaborar um plano que tenha relação com os objetivos gerais do negócio, contribuindo para que a equipe caminhe na mesma direção pretendida pela diretoria.

Para isso, é preciso levar em consideração algumas etapas importantes. Veja:

– estabeleça as principais metas e objetivos desejados pelo time, preocupando-se com o alinhamento com as metas gerais da organização;

– analise o ambiente interno do negócio de forma macro;

– entenda quais são as forças e fraquezas também do time;

– defina quais são as estratégias que serão usadas e como elas impactarão os resultados do negócio;

– desenvolva um plano de ação que englobe os principais objetivos da gestão de pessoas.

Mapeie processos

Outro ponto importante para a equipe está no mapeamento de processos. Por meio desse entendimento, ela tem a oportunidade de identificar pontos de melhoria dentro da organização e entender quais são as principais falhas de comunicação envolvidas nas diferentes etapas de trabalho (e como isso impacta o desenvolvimento e o crescimento da empresa como um todo).

Deve-se levar em consideração, ainda, que a comunicação sobre as decisões tomadas em empresas logísticas deve ser clara em todas as vertentes — tanto entre lideranças e liderados quanto entre os próprios colegas.

Para isso, o ideal é adotar softwares e demais ferramentas que contribuam para esse contato mais próximo com a equipe, que permitam um entendimento sobre os diferentes processos envolvidos, além de possibilitar agilidade nas respostas necessárias ao time, independentemente de qual seja o contexto.

Crie um mapa para pedidos

Contar com uma gestão de pessoas na logística que seja eficiente é também dar voz aos colaboradores. Dessa forma, a empresa tem a possibilidade de entender quais são as necessidades enfrentadas por eles e traçar estratégias que possam saná-las.

Exemplo: se a equipe identificar que o acesso às novas tecnologias tem sido um desafio entre determinada parcela de pessoas do negócio, há a alternativa de criar um programa de capacitação e treinamentos para que os colaboradores possam navegar por essas soluções, entender as suas funcionalidades e a importância que elas exercem no dia a dia de trabalho.

E por falar em capacitação, recomenda-se que esse seja um dos principais pilares para a gestão de pessoas. Entre as vantagens que esse investimento traz para o negócio, destacamos:

– melhorias para a produtividade de toda a equipe;

– redução da taxa de turnover na empresa (fluxo de entrada e saída de colaboradores);

– melhor qualidade para as entregas feitas, seja qual for a área do negócio;

– contribui para estabelecer metas mais reais e de acordo com a realidade do setor;

– permite um clima organizacional mais positivo;

– estimula o surgimento de novas lideranças;

– incentiva o trabalho em equipe, entre outras.

Estabeleça objetivos reais

Para que a gestão de pessoas na logística seja eficiente, também é necessário acompanhar relatórios e definir objetivos alinhados com a gestão financeira da empresa. Por essa razão, o ideal é que o time de Recursos Humanos olhe para essa área sob o ponto de vista estratégico, entendendo como ela pode contribuir para resultados mais satisfatórios e para o crescimento da organização.

Ao ter essa preocupação, consequentemente, os profissionais da organização terão um sentimento de progresso em relação às atividades executadas. Além disso, entenderão de maneira mais precisa como as suas atividades impactam o crescimento e o desenvolvimento da empresa.

Dessa forma, além de estabelecer metas alcançáveis, é papel da equipe instruir as lideranças para:

– contribuir para que o time possa alcançar esses resultados preestabelecidos;

– reportar feedbacks com frequência para seus liderados, traçando um plano de ação mais voltado para a estratégia da empresa, reduzindo os riscos de o plano e a execução não caminharem lado a lado;

– ouvir os colaboradores e implementar mudanças com base na percepção que eles têm da empresa, entre outros.

Fortaleça parcerias

Quando a gestão de pessoas na logística fortalece parcerias internamente e externamente, alguns diferenciais podem ser notados. Entre eles, destacamos:

– consolidação da empresa como uma marca empregadora que ouve seus colaboradores e implementa mudanças com base na percepção que eles trazem;

– possibilidade de trazer treinamentos de acordo com as necessidades identificadas;

– fortalecimento da cultura corporativa, contribuindo para a retenção de talentos e para o aumento da produtividade de todo o time;

– possibilidade de implementar ações de endomarketing que gerem valor e engajem as pessoas do time, entre outros.

Para isso, o especialista em gestão de pessoas na logística pode adotar alguns passos simples. Entre eles:

– realizar networking com outras empresas e identificar quais são as estratégias adotadas;

– pesquisar o mercado a fundo, conhecendo empreendimentos que se destacam e as estratégias adotadas;

– buscar inovação para o time;

– diversificar parceiros com base na estratégia pensada para a empresa.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas simples para otimizar a gestão de pessoas na logística, além de verificar alguns pontos que trazem melhorias para a equipe. Para que todos os ganhos mencionados sejam alcançados com mais facilidade, o ideal é que a empresa realize parcerias com negócios que tenham credibilidade e experiência. Assim, aumentam-se as possibilidades de garantir mais eficiência no processo, contribuindo para a satisfação de colaboradores e para o desenvolvimento da organização.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário