Indústria cosmética: a logística completa e seus desafios

Para a indústria cosmética, uma administração eficiente da cadeia de suprimento é vital para conseguir uma vantagem competitiva e a gestão correta de requisitos de varejistas que ajude a enfrentar os desafios da oferta e da demanda.

Devido à natureza da indústria, os clientes estão em busca de produtos que estejam em tendência hoje, ainda que saiam de moda em breve, razão pela qual as companhias precisam garantir que os produtos estejam sempre disponíveis para compra e que suas estratégias de marketing e previsão da demanda garantam que a combinação de produtos correta encontre-se nos canais de distribuição corretos no momento correto.

A indústria cosmética requer para a gestão de sua cadeia de suprimento, desde a entrada de matérias primas, até a distribuição de produtos terminados, uma variedade muito ampla de serviços logísticos: carregamentos por estrada, mar, ar, trem, gestão de alfândega, representação fiscal, gerenciamento de plataformas logísticas, gerenciamento de embalagens, preparação de pedidos ou serviços de logística reversa.

Os serviços logísticos para a cosmética

Para alcançar a otimização da cadeia de suprimento em uma companhia cosmética, desde o abastecimento até a distribuição final, é recomendável seguir as seguintes táticas:

Quanto a produção:

  • Analisar os fluxos e a sazonalidade dos produtos, bem como a localização dos fornecedores e sua capacidade de fornecimento.
  • Contar com um operador logístico que possa apoiar na administração alfandegária e fiscal dos produtos internacionais.
  • Aproveitar os serviços de valor agregado como controle de qualidade, embalagem e preparação de pedidos que algumas empresas logísticas oferecem.
 

Quanto a distribuição:

  • Gerenciar eficientemente o inventário e a preparação de pedidos através de sistemas de administração de armazéns.
  • Dividir e organizar as entregas locais e internacionais com uma correta gestão aduaneira e de transporte.
  • Controlar o inventário nos diferentes canais de distribuição: supermercados, farmácias, estéticas, venda direta etc.
  • Aproveitar serviços de transporte urgente e transporte especial (como o que inclui manejo de temperaturas), que são oferecidos por alguns operadores logísticos.
 

Os desafios

Como uma das indústrias mais particulares, tem seus desafios particulares para a área da logística.

Desafios de abastecimento global

O clima instável, as situações políticas e a falta de infraestrutura, são obstáculos no abastecimento, que está se tornando mais complexo à medida em que o uso de ingredientes naturais enfrenta limitações geográficas. Especialmente os fabricantes de linhas cosméticas de luxo que frequentemente dependem de fornecedores únicos, portanto, os riscos que podem se derivar de interrupções no transporte são muito altos.

O armazenamento e a ordem

Um dos maiores desafios de muitas companhias desta categoria é manter a linha de produção e instalações em ordem. O que se torna mais difícil nos casos em que o edifício agrupa os depósitos de matérias primas, as áreas de produção de produtos, os processos de picking e packing, armazenagem e distribuição nacional e internacional.

Manejar SKU separadas em depósitos de materiais e depósitos de Produtos Terminados (PT), é uma ajuda. Separar a logística, em espaço, em sistemas e em pessoal, também é útil para manter a ordem.

Requisitos especiais de armazenamento

Diferentes ingredientes requerem diferentes ambientes de clima e temperatura. A umidade, por exemplo, pode fazer com que os cremes mofem. Portanto, o conhecimento no manejo sensível destes materiais é necessário e os fornecedores devem cumprir estes requisitos.

Baixa durabilidade

As datas de vencimento fazem com que a gestão do inventário seja muito complexa e assumem processos de aquisição flexíveis e ágeis. Na indústria cosmética, os conservantes garantem que os cosméticos não estraguem. No entanto, o uso deste tipo de produtos é temporário e altamente influenciado por tempos de armazenamento limitados. Em caso de uma gestão de inventário inadequada, isto pode conduzir a altos níveis de resíduos.

A tendência gera demanda

As tendências em cosméticos influenciam na demanda, razão pela que as companhias devem estar cientes do que seus clientes querem comprar. O que está na moda hoje, pode não estar amanhã. Satisfazer a demanda oportunamente pode ser um desafio, de modo que uma cadeia de suprimento que ajude a responder a tempo pode se converter em um diferencial. Isto se refere, em grande parte, a controlar o transporte e o fluxo da mercadoria em toda a cadeia de suprimento, o que pode ser conseguido mediante um sistema de administração de transporte que ofereça visibilidade desde a fábrica até seu destino.

As respostas: Processos mais digitais

Todas estas condições levam à necessidade de um armazém com uma gestão flexível dos níveis de estoque. Requerem-se métodos inovadores para programar a produção para evitar um grande esforço manual para satisfazer a volátil demanda dos clientes. A aplicação de uma ferramenta apoiada por TI para otimizar o planejamento de produção é um passo para um processo digitalizado, necessário para o sucesso no complexo entorno operativo atual.

A demanda dentro da indústria cosmética está aumentando e os fabricantes precisam adaptar continuamente a cadeia de suprimento para manter custos baixos e competitividade. É importante ter uma ideia de como o mercado está se desenvolvendo. Uma base de dados com informação confiável e métodos digitalizados podem ajudar às cadeias de suprimento e produção em seus esforços de desenvolver seus negócios e enfrentar os desafios.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Compartilhe

Deixe um comentário