Janela de entrega: como atender as especificidades de cada cliente

Written by Unico

18 de agosto de 2022

Seu motorista sai para fazer uma entrega mais distante, mas chegando no endereço não tem ninguém para receber o produto, pois a empresa já fechou. No final das contas, você gastou combustível à toa, horas trabalhadas e ainda deverá retornar para concluir o serviço.

Por isso, não estar atento à janela de entrega é arriscado para o seu negócio. Cabe ao transportador considerar as particularidades de cada cliente para realizar o serviço com sucesso.

Pode parecer complicado, mas com a roteirização isso é mais simples do que se imagina. Aprenda como desempenhar essa gestão de entregas com êxito e descubra como atender cada cliente sem comprometer a operação logística.

A importância da roteirização na gestão de entregas

A cada dia as pessoas estão mais imediatistas devido a velocidade das informações, isso refletiu nos hábitos de compras. Uma pesquisa realizada pela Global Consumer Insights 2022, mostrou que 44% das pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais caro para receber o produto no mesmo dia da compra.

E mais, cerca de 24% dizem que pagariam valores extras para receber os produtos na janela máxima de 2 horas. Neste contexto, percebe-se a importância de uma gestão de entregas eficiente.

Afinal, como realizar todas as entregas atendendo a exigência de cada cliente? A resposta é usando um software roteirizador.

O roteirizador é um sistema composto por um algoritmo que executa diversos cálculos matemáticos para determinar as melhores rotas a serem seguidas, levando em consideração, as necessidades de cada negócio e carga, como:

  • Janela de tempo;
  • Tempo total de deslocamento;
  • Estratégia de distribuição entre a frota;
  • Tipo de carga;
  • Intensidade do tráfego;
  • Controle da jornada de trabalho dos motoristas;
  • Entre outros.

 

Com a análise de todas as características, o sistema de roteirização cria o planejamento das rotas e distribui da forma mais otimizada entre os veículos.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de um software de roteirização, vamos explicar como funciona a janela de entrega.

O que é uma janela de entrega?

A janela de entrega é uma variável de cálculo que o software roteirizador utiliza para criar uma rota. Em resumo, o sistema certifica quando uma entrega/coleta deve ser realizada.

Por exemplo, se você atende um restaurante que serve almoço, o ideal é que as entregas aconteçam fora do horário de pico (11h às 14h). Afinal, ninguém irá conseguir receber a mercadoria nesse período, o seu motorista terá que retornar neste endereço. Neste contexto, a janela de entrega é extremamente necessária.

Ao criar uma rota, você irá determinar no sistema a “janela de entrega”, que é o horário exato que o produto deve ser entregue. Desta forma, o roteirizador irá planejar a rota de acordo com esse parâmetro estabelecido para o restaurante.

Basicamente, as janelas de entrega são dados que a empresa utiliza na roteirização pré-programada e distribuição das cargas. Elas são um passo inicial para organizar a carga e viabilizar a roteirização efetiva, mesmo com restrições.

As vantagens de usar a janela de entrega no planejamento das rotas

Cada operação de entrega é única. Produtos únicos, restrições únicas, desafios únicos. A janela de entrega é fundamental para reduzir despesas e evoluir a alta performance das rotas.

Confira os benefícios dessa prática com foco nas restrições para otimizar a gestão de entregas.

Redução no número de reentregas

Não respeitar os horários, as datas e outras barreiras para recebimento de mercadorias pelo cliente, significa um alto custo da devolução. A empresa irá se responsabilizar pela mercadoria que volta ao armazém.

Também há gastos nos casos em que o cliente aceita receber alguns minutos ou horas depois. O entregador vai ocupar parte da programação com ociosidade, no aguardo de efetuar uma nova emissão.

Portanto, ao indicar restrições com a janela de entrega, reduz o número de reentregas.

Mais produtividade para operação

A gestão de entregas com janelas e roteirizador analisa variáveis agilmente, para otimizar a alta produtividade. Exemplos:

  • Condutores mais próximos;
  • Definição dos melhores trajetos;
  • Distância entre regiões;
  • Janela com horário de entrega;
  • Zonas de restrição.

 

O roteirizador trabalha juntamente com as restrições das  janelas de entrega, ao identificarem prioridades ou oportunidades de paradas e desvios.

O sequenciamento organizado das atividades à janela, garantem mais agilidade e, portanto, um maior número de entregas.

Monitoramento em tempo real

O monitoramento em tempo real do cumprimento da janela de entrega é outra vantagem estratégica. Os gestores podem analisar as brechas das janelas para estabelecer mensagens diretas com motoristas e evitar paradas desnecessárias ou autorizar desvios.

O monitoramento coleta dados produtivos e possibilita uma rápida resolução de problemas nos caminhos.

Redução do custo logístico

Janelas de entrega reduzem custos para a operação logística. Os serviços ficam otimizados e contribuem para redução de esforços financeiros, sem comprometer os resultados.

Por exemplo, a gestão de entregas pode cortar despesas com manutenção de frotas e gasolina ao indicar trajetos curtos, dentre outros benefícios:

  • Redução da contratação de motoristas adicionais ou pagamentos com horas extras;
  • Melhor aproveitamento do frete;
  • Possibilita operações rápidas;
  • Reduz a utilização de mais recursos para um mesmo percurso.

 

Satisfação do cliente

A principal reclamação dos clientes é relacionada ao atraso das entregas. Com uma janela de entrega organizada, a sua empresa evita esse problema e ainda ganha a confiança dos clientes.

Além disso, esse modelo de planejamento de rotas permite uma chegada pontual que corresponde a particularidade de cada cliente.

Planeje rotas personalizadas para cada cliente

Cada operação de entrega é única. Produtos únicos, restrições únicas, desafios únicos. A roteirização vai além de definir uma rota para entrega, ela é parte essencial para ter uma operação logística eficiente.

De forma geral, calcular a rota de entrega impacta diretamente em todas as etapas de distribuição dos produtos e exige uma gestão por trás desse processo. Isso porque, antes de definir detalhes como o percurso ou o tipo de transporte, é necessário tomar uma série de decisões que irão interferir em todo o trajeto.

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