Janela de entrega: como atender as especificidades de cada cliente

Seu motorista sai para fazer uma entrega mais distante, mas chegando no endereço não tem ninguém para receber o produto, pois a empresa já fechou. No final das contas, você gastou combustível à toa, horas trabalhadas e ainda deverá retornar para concluir o serviço.

Por isso, não estar atento à janela de entrega é arriscado para o seu negócio. Cabe ao transportador considerar as particularidades de cada cliente para realizar o serviço com sucesso.

Pode parecer complicado, mas com a roteirização isso é mais simples do que se imagina. Aprenda como desempenhar essa gestão de entregas com êxito e descubra como atender cada cliente sem comprometer a operação logística.

A importância da roteirização na gestão de entregas

A cada dia as pessoas estão mais imediatistas devido a velocidade das informações, isso refletiu nos hábitos de compras. Uma pesquisa realizada pela Global Consumer Insights 2022, mostrou que 44% das pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais caro para receber o produto no mesmo dia da compra.

E mais, cerca de 24% dizem que pagariam valores extras para receber os produtos na janela máxima de 2 horas. Neste contexto, percebe-se a importância de uma gestão de entregas eficiente.

Afinal, como realizar todas as entregas atendendo a exigência de cada cliente? A resposta é usando um software roteirizador.

O roteirizador é um sistema composto por um algoritmo que executa diversos cálculos matemáticos para determinar as melhores rotas a serem seguidas, levando em consideração, as necessidades de cada negócio e carga, como:

  • Janela de tempo;
  • Tempo total de deslocamento;
  • Estratégia de distribuição entre a frota;
  • Tipo de carga;
  • Intensidade do tráfego;
  • Controle da jornada de trabalho dos motoristas;
  • Entre outros.
 

Com a análise de todas as características, o sistema de roteirização cria o planejamento das rotas e distribui da forma mais otimizada entre os veículos.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de um software de roteirização, vamos explicar como funciona a janela de entrega.

O que é uma janela de entrega?

A janela de entrega é uma variável de cálculo que o software roteirizador utiliza para criar uma rota. Em resumo, o sistema certifica quando uma entrega/coleta deve ser realizada.

Por exemplo, se você atende um restaurante que serve almoço, o ideal é que as entregas aconteçam fora do horário de pico (11h às 14h). Afinal, ninguém irá conseguir receber a mercadoria nesse período, o seu motorista terá que retornar neste endereço. Neste contexto, a janela de entrega é extremamente necessária.

Ao criar uma rota, você irá determinar no sistema a “janela de entrega”, que é o horário exato que o produto deve ser entregue. Desta forma, o roteirizador irá planejar a rota de acordo com esse parâmetro estabelecido para o restaurante.

Basicamente, as janelas de entrega são dados que a empresa utiliza na roteirização pré-programada e distribuição das cargas. Elas são um passo inicial para organizar a carga e viabilizar a roteirização efetiva, mesmo com restrições.

As vantagens de usar a janela de entrega no planejamento das rotas

Cada operação de entrega é única. Produtos únicos, restrições únicas, desafios únicos. A janela de entrega é fundamental para reduzir despesas e evoluir a alta performance das rotas.

Confira os benefícios dessa prática com foco nas restrições para otimizar a gestão de entregas.

Redução no número de reentregas

Não respeitar os horários, as datas e outras barreiras para recebimento de mercadorias pelo cliente, significa um alto custo da devolução. A empresa irá se responsabilizar pela mercadoria que volta ao armazém.

Também há gastos nos casos em que o cliente aceita receber alguns minutos ou horas depois. O entregador vai ocupar parte da programação com ociosidade, no aguardo de efetuar uma nova emissão.

Portanto, ao indicar restrições com a janela de entrega, reduz o número de reentregas.

Mais produtividade para operação

A gestão de entregas com janelas e roteirizador analisa variáveis agilmente, para otimizar a alta produtividade. Exemplos:

  • Condutores mais próximos;
  • Definição dos melhores trajetos;
  • Distância entre regiões;
  • Janela com horário de entrega;
  • Zonas de restrição.
 

O roteirizador trabalha juntamente com as restrições das  janelas de entrega, ao identificarem prioridades ou oportunidades de paradas e desvios.

O sequenciamento organizado das atividades à janela, garantem mais agilidade e, portanto, um maior número de entregas.

Monitoramento em tempo real

O monitoramento em tempo real do cumprimento da janela de entrega é outra vantagem estratégica. Os gestores podem analisar as brechas das janelas para estabelecer mensagens diretas com motoristas e evitar paradas desnecessárias ou autorizar desvios.

O monitoramento coleta dados produtivos e possibilita uma rápida resolução de problemas nos caminhos.

Redução do custo logístico

Janelas de entrega reduzem custos para a operação logística. Os serviços ficam otimizados e contribuem para redução de esforços financeiros, sem comprometer os resultados.

Por exemplo, a gestão de entregas pode cortar despesas com manutenção de frotas e gasolina ao indicar trajetos curtos, dentre outros benefícios:

  • Redução da contratação de motoristas adicionais ou pagamentos com horas extras;
  • Melhor aproveitamento do frete;
  • Possibilita operações rápidas;
  • Reduz a utilização de mais recursos para um mesmo percurso.
 
Satisfação do cliente

A principal reclamação dos clientes é relacionada ao atraso das entregas. Com uma janela de entrega organizada, a sua empresa evita esse problema e ainda ganha a confiança dos clientes.

Além disso, esse modelo de planejamento de rotas permite uma chegada pontual que corresponde a particularidade de cada cliente.

Planeje rotas personalizadas para cada cliente

Cada operação de entrega é única. Produtos únicos, restrições únicas, desafios únicos. A roteirização vai além de definir uma rota para entrega, ela é parte essencial para ter uma operação logística eficiente.

De forma geral, calcular a rota de entrega impacta diretamente em todas as etapas de distribuição dos produtos e exige uma gestão por trás desse processo. Isso porque, antes de definir detalhes como o percurso ou o tipo de transporte, é necessário tomar uma série de decisões que irão interferir em todo o trajeto.

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