Logística elástica, tendência a serviço da evolução das cadeias de suprimentos

A logística está evoluindo em sintonia com a indústria em saltos gigantes desde o começo da era digital. E depois da pandemia, outro grande acúmulo de mudanças e avanços foram necessários nas cadeias de suprimentos e nos processos logísticos. Assim, naturalmente surgiram novas soluções e metodologias para os desafios atuais.

Uma delas é a instabilidade da demanda, uma realidade que se tornou mais aguda especialmente no setor retail, onde as flutuações já eram comuns. Do mesmo modo, os comércios online foram obrigados a flexibilizar a logística para responder às novidades.

A logística elástica se apresenta nesse contexto como uma forma de lidar com os problemas de transporte, armazenamento, as defasagens na demanda e a introdução de novos canais de comunicação com o cliente, o omnichannel, que por sua vez exige preços competitivos, devoluções gratuitas e entregas imediatas, objetivos difíceis de alcançar sem uma logística eficiente e uma cadeia de suprimentos coordenada e cada vez mais flexível.

Logística elástica: operações sob medida

A logística elástica é uma forma de gestão da logística baseada completamente no que o mercado pede, escalando as operações e recursos de um armazém para se adaptar aos altos e baixos da demanda.

E a primeira coisa que se consegue desta forma é ajustar a produção, evitando perdas e economizando custos. Além disso, é possível evitar os problemas tanto dos excessos de estoque, como de desabastecimento (overstock e quebras de estoque). Para isso, conhecer a capacidade do sistema de armazenagem é essencial, bem como poder adequar a armazenagem aos pedidos.

Vantagens claras

A logística elástica é uma ferramenta real para aumentar a eficiência, já que permite atender todos os pedidos sem perder em custos, e, além disso, atender a clientela. E tem mais vantagens, como:

– Aumentar o controle, rastreabilidade e visibilidade dos produtos e das operações. 

– Evitar os excedentes de armazenagem

– Impulsionar a fidelização do cliente.

– Ajustar os custos aos lucros.

– Prevenir o desabastecimento e o overstock.

– Gerenciar novos pedidos com mais eficiência na preparação e expedição. 

Como aproveitar a logística elástica

Para implementar a logística elástica e começar a obter seus benefícios, as organizações podem seguir algumas pautas:

Implementar um software de gestão

Já mencionamos antes que os softwares de gestão logística, o Big Data e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), aumentam a produtividade ao facilitar a coleta e a gestão dos dados de forma otimizada e eficiente. No caso dos armazéns, é uma parte fundamental de sua automação, o que por sua vez aumenta a flexibilidade logística e garante a escalabilidade da instalação.

Com sistemas de gestão de armazéns e o big data, podem ser previstos os níveis ideais de estoque em cada local. Além disso, um programa de gestão de armazém é fundamental para que o chefe logístico tenha dados suficientes para uma boa tomada de decisões.

Usar Just-in-time para reduzir o inventário

A chamada “justo a tempo” é uma metodologia logística que permite reduzir o estoque – e seus custos – ao mínimo, adquirindo apenas os produtos necessários no momento e lugar corretos. Envolve uma grande engrenagem entre os atores de toda a cadeia de suprimentos.

Preparar o armazém para ser flexível

Um armazém flexível significa um armazém preparado para imprevistos, com um sistema de armazenagem com capacidade para os picos de demanda. O uso de prateleiras de carga pesada, que suportam uma tonelada por prateleira, ou prateleiras de paletes pode ajudar, por exemplo.

Terceirizar a logística

Torná-la externa é outra forma de buscar uma logística mais elástica.

Contratar uma empresa externa especializada, ou seja, um third party logistics (3PL), e ter profissionais com uma visão completa do inventário, facilitará a flexibilidade nos processos envolvidos, e em conjunto com as áreas comerciais, facilitará a melhor análise e previsão de cenários de demanda futuros.

A logística elástica nasceu para diminuir custos de força de trabalho e armazenagem nas empresas, que apenas precisam adotar sistemas de gestão que permitam que elas se sincronizem com toda a cadeia de suprimentos para oferecer um serviço ágil e eficiente.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário