Mulheres na Logística: Liderança e Representatividade

Há alguns anos, debater sobre a participação de mulheres na logística parecia algo fora da realidade. Felizmente, a situação hoje em dia é completamente diferente. As mulheres atuam forte no setor, entregando resultados importantes em diferentes etapas de uma operação logística.

No entanto, mesmo com tantos avanços, não há como negar que a logística continua sendo predominante um ambiente masculino. Ou seja, ainda é possível caminhar bastante nesse sentido, trazendo maior igualdade entre os gêneros, tanto em quantidade quanto em valorização.

No dia internacional da mulher, nada melhor do que discutimos esse tema e trazermos informações sobre o panorama das mulheres na logística aqui no Brasil. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Os números das mulheres na logística

Como dito, nos últimos anos houve uma evolução interessante no número de mulheres na logística no nosso país. Desde 2019, antes de iniciar a pandemia de Coronavírus no mundo, a contratação da força feminina no setor vem sendo destacado por sites e veículos de comunicação especializados.

Um estudo, por exemplo, mostrou um crescimento de 229% no número de mulheres atuantes no segmento logístico, principalmente em áreas como transporte e liderança internas de galpões e armazéns.

Um cenário impressionante, ainda mais se considerarmos que há algumas décadas o máximo que encontrávamos eram mulheres atuando em cargos administrativos ou auxiliares.

Mas, o que permitiu essas mudanças?

Quando se trata de avanços que impactam toda uma sociedade, fica claro que as mudanças acontecem em razão de um grupo de diferentes fatores. Desde a incansável luta de grupos não governamentais que batalham pela busca da igualdade até campanhas de diversas esferas públicas para incentivar a participação de mulheres em todos os setores do mundo corporativo.

Mas, sem dúvida, um dos maiores aliados para essa grande mudança foi o maior acesso à informação. Com a internet e a globalização, paradigmas puderam ser quebrados e barreiras superadas. Afinal, com mais informação também vem maior conhecimento e preparo.

Hoje, empresários e gestores têm ciência de que uma ótima operação logística não se faz com força braçal aleatória, mas sim com estratégias inteligentes.

Diante disso, fica claro de que o setor necessita de profissionais que saibam trabalhar de forma mais estratégica, independentemente do gênero.

O resultado é que novas oportunidades surgem para que as mulheres consigam desenvolver o seu profissionalismo com postura, liderança e, acima de tudo, respeito.

O que ainda pode melhorar para aumentarmos o número de mulheres na logística?

Apesar de todos os avanços citados, não há como negar que ainda temos muito caminho a evoluir. A proporção de homens e mulheres dentro do setor ainda bastante é desigual, isso considerando diferentes quesitos, tais como:

  • Posicionamento hierárquico;
  • Plano de carreira;
  • Salários.
 

Podemos dizer que esse desnivelamento está diretamente ligado à questão cultural, quando a visão do “braçal” ainda predominava no setor. Por mais que tenhamos superado bastante essa barreira, não há como negar que ainda há muitos empresários que sustentam esse conceito retrógado.

Nesse sentido, uma mudança real e completa no mercado depende de um processo contínuo de mindset e de cultura dentro das empresas. É preciso reforçar diariamente a importância do profissionalismo acima de visões pessoais, transformando a cultura organizacional a partir da base. Essa é a melhor forma para que as profissionais continuem a ganhar mais espaço.

As mulheres na logística da Único

Como dito, as empresas têm um papel fundamental nessa transformação de pensamento e em um maior equilíbrio entre homens e mulheres na logística. Quanto maior o número de instituições que trabalham dentro dessa visão, mais rápido e real tende a ser o processo de mudança.

A Único Logística entende essa relevância e faz a sua parte para garantir uma realidade mais igualitária para todos. Aqui, as mulheres sempre encontram as portas abertas para uma jornada profissional de sucesso.

Estamos orgulhosos de nossas profissionais e entendemos que elas são essenciais para o nosso sucesso enquanto empresa logística.

Enfim, essas foram algumas das informações importantes sobre o panorama das mulheres na logística aqui no Brasil. Há muitas conquistas a se comemorar, mas sem perder a visão de melhoria no futuro. A boa notícia é que um cenário inovador e muito mais justo e equilibrado dentro do setor é algo cada vez mais possível.

❤️ Desejamos um FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER a todas clientes, parceiras, amigas e em especial as nossas colaboradoras que se dedicam cotidianamente para oferecermos sempre o melhor para cada cliente.

Compartilhe

Deixe um comentário