O que é logística verde e como colocar em prática?

Cada vez mais as empresas precisam criar políticas e ações sustentáveis em busca de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. Muitas empresas produzem resíduos de forma descontrolada e tornam-se grandes vilões do planeta, além de prejudicarem a sua reputação. Por isso, a logística verde é uma das grandes aliadas para contribuir positivamente nesse processo de redução de danos.

Conheça mais sobre a logística verde e saiba como a sua empresa pode colocá-la em prática, economizando recursos e contribuindo para um planeta mais verde e sustentável.

O que é logística verde?

Também chamada de ecologística, a logística verde é um mecanismo relacionado à cadeia de suprimentos que visa reduzir os impactos da empresa ao meio ambiente. A logística verde, em resumo, é um conjunto de práticas baseadas em políticas de sustentabilidade, que facilitam e tornam o processo mais humanizado e saudável.

Dessa maneira, os processos envolvendo a logística de uma empresa estão baseados nos conceitos de sustentabilidade. Então, desde o transporte até estocagem, tudo é planejado e realizado de forma sustentável. Os fundamentos da ecologística tem uma relação muito forte com as práticas de reutilização, de reciclagem e de reparo. Assim, além de contribuir para a redução de impactos ambientais, a empresa também poderá economizar recursos, o que otimiza resultados.

Quais são os benefícios da logística verde?

A logística verde traz diversos benefícios para a empresa, contribuindo para a melhoria de diversos processos, otimizando-os e garantindo maior eficácia. Conheça alguns dos principais benefícios da ecologística, a seguir.

Redução de impactos negativos

A logística verde oferta à empresa a possibilidade de descarte de resíduos de forma correta e amigável para o meio ambiente, além de economizar recursos que podem trazer problemas para a sociedade. Esse é o benefício principal da logística verde.

Papel social definido

Ao adotar a ecologística, a empresa está se posicionando junto ao seu público, afirmando o seu comprometimento com a sustentabilidade, tema tão importante para o futuro da sociedade. Assim, o posicionamento de marca do seu negócio será mais bem definido e orientado.

Menos gastos

Com a prática da logística verde, as atividades contribuem para a economia de alguns recursos que poderiam custar alto para a empresa durante o processo. Portanto, quanto mais sustentável, mais barata será a logística do seu negócio. Apesar do investimento inicial, o retorno desse investimento ao longo do tempo vale a pena.

Assertividade

Ao realizar um processo de logística verde, a empresa adotará medidas capazes de garantir a assertividade da empresa. Afinal, os setores estarão empenhados em garantir uma logística mais transparente, econômica e com redução de erros.

Esses são alguns dos excelentes benefícios de ter uma empresa que pratica a logística verde. É claro que são apenas alguns dentro da infinidade de vantagens que esse processo poderá trazer para os seus resultados.

Quais são os desafios da ecologística?

A logística verde, apesar de trazer diversos benefícios, traz também alguns desafios para a empresa. Alguns desses desafios contemplam o investimento na infraestrutura necessária para garantir um processo mais verde. Além disso, a empresa cria certa dependência dos combustíveis fósseis.

Outro desafio que deve ser contornado pela empresa é a invisibilidade da logística. Isso porque, o consumidor não consegue visualizar todos os processos que estão sendo realizados para diminuir os impactos no meio ambiente. Por isso, é fundamental que a equipe de marketing crie soluções para divulgar isso ao mercado, agregando valor para a empresa.

Como aplicar a logística verde na prática?

É mesmo possível aplicar a logística verde na prática? Como ela funciona? O que é preciso para inserir na sua empresa os processos necessários para uma economia mais sustentável? Para essas perguntas, listamos o que você pode adotar para aplicar de forma efetiva a logística verde no seu negócio. Confira, a seguir.

Embalagens e materiais

O chamado empacotamento verde é um dos pontos necessários para incluir esse tipo de logística em seu negócio. O empacotamento verde consiste em minimizar o uso de material para embalagens. Caso não seja possível, recomenda-se o uso de materiais biodegradáveis que contribuam para a redução dos impactos ambientais.

Armazenamento

É preciso pensar na infraestrutura de armazenamento da empresa. Os espaços devem ser criados com o objetivo de otimizar os processos, como retirada de materiais e inclusão de novas mercadorias. Além disso, é importante pensar no ambiente como um todo, permitindo boa circulação de ar e de pessoas, contribuindo para uma qualidade melhor do espaço. Pois, com o armazenamento correto, os produtos permanecerão com mais qualidade por mais tempo, o que evita a perda de material.

Carga e descarga

Nesse caso, é preciso apostar em um investimento maior, adquirindo máquinas de carga e descarga que economizem combustíveis e energia elétrica, o que garante mais economia para a empresa e redução de danos ao meio ambiente.

Transporte verde

A empresa precisa criar alternativas de transporte que não necessitem do uso de combustíveis que degradam o meio ambiente ou que tenham a necessidade de uso reduzida. É preciso pensar em alternativas capazes de garantir uma economia verde.

Distribuição

Uma empresa com ecologística é uma empresa que pensa na distribuição de forma consciente. É preciso pensar nos canais de distribuição, não apenas do canal de entrega dos produtos, mas também nos canais de descarte de resíduos.

Tecnologia da Informação

Para garantir uma logística verde eficiente, a tecnologia da informação é o maior aliado. Uma tecnologia da informação verde é capaz de criar rotas e trajetos que reduzem o impacto ambiental e otimizam o tempo.

Reuso e reciclagem

Não podemos esquecer do reuso e da reciclagem. Esses conceitos devem ser aplicados rotineiramente em uma empresa que busca ser mais sustentável. Por isso, é importante alinhar bem os processos de reciclagem, reutilizar recursos possíveis e modificar processos que desgastem facilmente os materiais.

Ao adotar essas medidas, é possível inserir a logística verde na rotina da sua empresa, otimizando resultados e garantindo uma grande contribuição para a sociedade. Os processos verdes estão sendo exigidos cada vez mais pelos consumidores e podem ser um fator decisivo de compra.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário