Otimizando a logística com carga lotação

Se você deseja otimizar a logística de transportes do seu negócio, conheça a carga lotação, uma forma diferente e inteligente de lidar com as suas entregas!

A carga lotação é um tipo de operação amplamente usado no transporte de grandes cargas e traz muitas vantagens para o processo logístico do seu negócio. Essas vantagens estão presentes desde o momento em que a estratégia é aplicada nos transportes que serão realizados na modalidade.

Por isso, conheça essa modalidade de entrega e saiba como isso pode otimizar a logística da sua empresa!

O que é carga lotação?

Inicialmente, é importante começar com um conceito da carga lotação (ou também transporte lotação) e este é um conceito da logística que tem como objetivo modernizar a forma com que o envio de produtos é realizado. Sejam quais forem os produtos a serem enviados, essa modalidade garante a sua proteção durante todo o trajeto, mas agora com um processo mais simples.

Nessa modalidade, não são realizadas outras entregas no percurso, o que exige das transportadoras a capacidade de atender diversos clientes ao mesmo tempo, com uma frota ampla e diversificada.

É importante destacar que essa opção de envio tem como principal meio de transporte um único caminhão, usado para conduzir a carga de um ponto ao outro, podendo ser da fábrica para o centro de distribuição, por exemplo.

Na prática, a carga lotação é rápida e segura, pouco importando o tamanho ou valor do envio, e por isso é uma das modalidades de transportes mais comuns oferecidas pelo modal rodoviário.

Graças ao seu sistema de rastreamento moderno, é a maneira ágil de realizar o envio de mercadorias no menor tempo possível – atendendo as urgências do seu cliente. Aqui, o ideal é que você utilize um único veículo para o transporte, sem a necessidade de separação no armazém.

O resultado não poderia ser outro: o produto chega com rapidez ao cliente, e, adotando uma roteirização eficaz, o caminhão não vai rodar vazio – um prejuízo frequente nas transportadoras.

Como a carga lotação funciona na prática?

O uso mais frequente e eficiente da carga lotação é para o transporte de cargas de grande porte, ou seja, um alto volume de mercadorias. Essa modalidade também pode ser chamada de carga fechada, uma vez que o caminhão sai cheio do ponto de carregamento e segue até o cliente para desembarque.

Sem realizar paradas no caminho, com exceção de alguma necessidade de abastecimento e descanso do motorista, esse é um transporte mais ágil. Dentro de uma cadeia de suprimentos, você pode ter mais de um uso da carga lotação.

Funciona assim: começa com o carregamento do caminhão na fábrica, segue para o seu descarregamento no centro de distribuição e, por fim, o carregamento de outros caminhões menores para ir do CD até os pontos de vendas finais. Esse é o processo mais comum na logística atual e otimiza as suas entregas.

Principais benefícios da carga lotação para a sua empresa

Após entender de uma vez por todas o que é a carga lotação e como ela funciona na prática, confira alguns benefícios desse tipo de transporte e como você pode melhorar a logística do seu negócio.

Economizar custos

Um benefício que não pode ficar de fora da nossa lista é a economia nos custos com a logística. Tendo em vista que as operações intermediárias são menores, os custos com armazenagem e movimentação de cargas também são reduzidos. Essa diminuição nos traslados implica na redução ou isenção de certas taxas.

Processos internos simples

O processo agora se torna de embarque no ponto A e desembarque no ponto B, simplificando a sua operação. A emissão de documentos a exemplo das notas fiscais, CT-es, invoices e semelhantes fica reduzida, diminuindo o tempo de cada etapa. Outros pontos simplificados são a definição de rota e rastreamento de mercadorias.

Organização da carga

Toda a operação agora será executada em um único veículo, e isso faz com que a organização se torne mais célere, tendo em vista que os itens serão dispostos para ocupar a capacidade total do caminhão.

Aproveitamento do espaço

A entrega será concluída em um único destino, o que não exige dispor das mercadorias planejando o que vai sair primeiro. Dessa maneira, você consegue organizar os volumes de modo que ocupem todo o espaço, com segurança até atingir a capacidade máxima sem comprometer a carga.

Entregas rápidas

Já não vão acontecer paradas no caminho, isso faz com que o deslocamento seja rápido e previsível, com chances de incidentes menores. Apenas para comparar: em cargas fracionadas, o motorista para muitas vezes, além de ter toda uma burocracia nas assinaturas, conferência de carga e afins. Se houver algum problema de documentação, isso gera atrasos. Se o transporte não faz paradas, esses imprevistos são diminuídos.

Segurança de carga

Por fim, é importante ressaltar que a carga lotação traz uma segurança maior às cargas, até porque a acomodação fica mais justa. Outra vantagem é que, com menos paradas, a carga não fica exposta a sinistros como furtos e roubos. Você também pode fechar o acesso a carroceria, já que não haverá necessidade de abri-la até chegar ao seu destino.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Compartilhe

Deixe um comentário