Pintura de linhas de chão de armazém: tudo o que você precisa saber

Como qualquer outro sistema de marcação e sinalização em empresas de logística, a pintura de linhas de chão de armazém ajuda a operar de forma segura, organizada e eficiente. Assim, é necessário saber como aplicá-la, os regulamentos que a envolvem e os benefícios que ela traz.

Para além da fita de marcação de pavimento, a pintura de linhas de pavimento de armazém é uma das opções mais populares, uma vez que ajuda a delimitar diferentes áreas de trabalho, fornece uma direção clara para veículos e trabalhadores, reforça os sinais de segurança e marca áreas restritas ou proibidas.

A pintura de linhas de chão de armazém tem muitas vantagens, tais como assegurar um resultado atrativo, duradouro e altamente visível. Também proporciona um bom acabamento e resiste ao desgaste diário nas instalações, como a circulação de pessoal e empilhadores.

Embora a pintura da linha de chão de armazém seja uma boa opção de marcação, aqueles que optam por ela devem saber que é mais cara, demora mais tempo a aplicar e é difícil de apagar ou modificar após a aplicação.

Além disso, tal como todos os outros elementos das empresas de logística, a pintura de chão de armazém deve satisfazer várias características de acordo com as normas de segurança locais, o tipo de armazém e as necessidades de cada empresa.

Nos Estados Unidos, a pintura das linhas de pavimento dos armazéns deve respeitar as diretrizes da OSHA relativas à marcação do pavimento; no México, a agência governamental que supervisiona estes sistemas é a STPS; no Brasil, a ABNT é responsável por ditar as normas de marcação de segurança.

Normas para a pintura de linhas de chão de armazém

Independentemente da sua localização e dos regulamentos de segurança regionais, a pintura de linhas no chão do armazém exige a colocação de marcações definidas e homogêneas. Para tal, lembre-se de seguir um sistema de cores e tamanhos e de fazer eventuais ajustamentos quando o terreno apresentar condições especiais.

Cor: A cor mais utilizada para a pintura de linhas de chão de armazém é o amarelo, que também indica as faixas de rodagem e os corredores. No entanto, podem ser utilizadas outras cores; o vermelho, o preto e o laranja são as mais populares. O vermelho comunica geralmente perigo, o preto ajuda a avisar sobre os trabalhos em curso, enquanto o laranja é utilizado nas zonas de inspeção ou para assinalar os riscos elétricos.

Largura da linha: A pintura da linha do chão do armazém deve ter uma largura de linha de, pelo menos, duas polegadas, tal como recomendado pela OSHA. Para uma maior visibilidade, as linhas podem ter até 15 cm de largura. Embora a pintura das linhas de chão de armazém seja normalmente feita com riscas, podem ser escolhidas outras formas para reforçar a segurança, melhorar o fluxo de mercadorias e manter uma empresa de logística organizada.

Materiais: a tinta mais comum é a epóxi, mas também pode ser utilizada tinta acrílica. A escolha dependerá do orçamento e da superfície a pintar.

Além disso, a pintura da linha do chão do armazém pode ser aplicada de acordo com a marcação do chão 5S, que tem como objetivo conseguir permanentemente espaços de trabalho organizados, arrumados e limpos. Esta técnica baseia-se em cinco princípios japoneses: seiri (ordenar), seiton (estabilizar), seiso (brilhar), seiketsu (normalizar) e shitsuke (sustentar).

Como preparar uma superfície para a pintura de linhas de chão de armazém

A qualidade dos materiais e a manutenção constante ajudarão a pintura da linha de chão do armazém a durar o tempo esperado. No entanto, a preparação da superfície onde será colocada é indispensável para prolongar ainda mais o seu aspecto e funcionalidade.

Assim, a primeira coisa a fazer é varrer o pó e limpar a sujidade. De seguida, devem ser removidos quaisquer vestígios de tinta aplicada anteriormente, quer com raspadores especiais, quer com técnicas químicas que eliminem quaisquer marcas.

A granalhagem, por exemplo, ajuda a criar uma superfície ótima para a marcação do pavimento com tinta. No entanto, este método de preparação demora mais tempo, é mais caro e requer a contratação de especialistas ou o aluguel de equipamento especial.

Os solventes também ajudam a limpar uma superfície para a pintura de linhas de chão de armazém. Embora a água seja o mais comum, as acetonas e outros produtos químicos removem todos os vestígios de tinta.

O método escolhido dependerá do orçamento e do tempo disponível para limpar e preparar o pavimento. É preferível contratar um especialista devido à importância de ter uma superfície perfeita para a aplicação da pintura da linha de pavimento do armazém.

Os profissionais que oferecem serviços de limpeza industrial e de armazéns garantem a utilização correta da maquinaria, saberão qual o método a recomendar de acordo com as suas necessidades e ajudam a poupar tempo.

Pintura de linhas de chão de armazém: vantagens para as operações logísticas

Tenha em atenção que, ao contrário de outros métodos de marcação de pavimentos, a tinta deve ser deixada a secar durante pelo menos 24 horas para garantir a sua durabilidade e aspecto.

A pintura de linhas de chão de armazém não é apenas uma referência visual, mas um sistema completo que ajuda a otimizar as operações nestas empresas, proporcionando benefícios importantes em termos de segurança, fluxo de mercadorias e organização geral.

1) Aumenta a segurança

Nos armazéns e centros de distribuição, a segurança é uma prioridade e uma das estratégias para minimizar qualquer erro humano que possa colocar os funcionários e as mercadorias em risco é a pintura da linha do chão do armazém.

A pintura de linhas de chão de armazém é utilizada para delinear espaços de trabalho, avisar os funcionários de áreas perigosas, indicar o armazenamento de materiais perigosos e até marcar onde se encontra o equipamento de emergência (extintores de incêndio ou equipamento de proteção individual).

Uma pintura de linhas de chão de armazém bem colocada, de qualidade e em conformidade é vital para os trabalhadores e para qualquer pessoa que visite as instalações, para que não haja riscos, pelo que vale a pena que seja feita por uma equipe de especialistas.

2) Otimiza o fluxo de mercadorias

Nos armazéns e centros de distribuição, entram e saem diariamente quantidades significativas de produtos e materiais, com diferentes origens e destinos, pelo que é melhor ter um fluxo ótimo de mercadorias para evitar atrasos e erros.

A pintura de linhas no chão do armazém ajuda a otimizar o fluxo de mercadorias, indicando aos operadores onde podem recolher ou colocar um lote, a direção em que devem entrar e sair das instalações e até onde podem estacionar os seus veículos.

Assim, ao dispor de um sistema de marcação no chão normalizado e personalizado, evita-se a confusão e é mais fácil para os empregados perderem menos tempo a descobrir onde têm de ir para recolher ou levar um produto.

3) Organiza o armazém

Uma empresa de logística organizada tem muitas vantagens sobre os seus concorrentes, pois pode oferecer mais e melhores serviços em menos tempo. A pintura de linhas de chão de armazém desempenha um papel vital na manutenção desta ordem.

A pintura das linhas de chão de armazém designa as áreas onde são executadas tarefas específicas, tais como armazenamento de material, recolha de encomendas, pontos de controle de qualidade, etc.

Por conseguinte, ao efetuar a pintura da linha do pavimento do armazém, o desenho da disposição do armazém deve ser seguido. Desta forma, as marcações no chão ajudarão a melhorar o cumprimento das entregas, proporcionarão um acesso mais rápido às mercadorias, reduzirão os tempos de recolha e evitarão acidentes.

Alternativas de pintura de linhas de chão de armazém

Suponhamos que a pintura de linhas de chão de armazém não satisfaz as suas necessidades de marcação do pavimento no seu negócio de logística. Nesse caso, a fita adesiva é a alternativa mais popular.

A fita adesiva é barata, fácil de aplicar e feita de materiais resistentes, como o vinil. Também é flexível, uma vez que é relativamente fácil remover e voltar a aplicar. E, ao contrário da pintura de linhas de chão de armazém, não tem de esperar que seque.

No entanto, esta alternativa garante menor durabilidade do que a pintura, principalmente em zonas de muito movimento. Também não é tão resistente à limpeza química e pode desgastar-se, desvanecer-se e descolorir-se com o tempo.

Por outro lado, em superfícies onde a pintura ou a fita adesiva são impossíveis ou complicadas, a OSHA recomenda a utilização de outros dispositivos de marcação do pavimento, tais como bandeiras, cones e outros recursos que sirvam de guias visuais para os operadores.

Fonte: Serviap Logistics

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário