Previsão de demanda logística: Como aplicá-la em sua empresa

A melhor forma para reduzir os gastos com a sua operação logística, sem que isso signifique queda na qualidade do serviço, é usar a previsão de demanda logística.

Para que a empresa consiga manter sua marca competitiva no mercado, é necessário que encontre formas de antecipar suas necessidades e demandas de forma a otimizar tempo e recursos e evitar desperdícios, até porque, a logística sempre foi uma das áreas mais custosas em uma empresa. E é justamente aí que entra a previsão de demanda logística.

Continue a leitura e entenda o que é e porque ela é importante para sua empresa.

O que é previsão de demanda logística?

A previsão de demanda logística é uma estratégia utilizada para analisar e antecipar quais serão as necessidades futuras da empresa. Para isso ela realiza um estudo diagnóstico, feito em conjunto com os setores de vendas e gestão de estoque e a partir do histórico do negócio, para elaborar uma previsão de demanda de estoque e equilibrar o volume de produtos disponíveis.

Alcançar o equilíbrio entre a oferta e a demanda é o fator chave para o sucesso do negócio.

Basicamente, a previsão de demanda logística vai prever quais são as carências da cadeia de suprimentos, evitando possíveis erros. As análises e previsões são baseadas em dados como histórico de venda, comportamento de mercado, entre outros.

Tipos de previsão de demanda logística

Podemos destacar dois tipos de previsão de demanda logística: qualitativo e quantitativo. Porém, eles devem ser feitos com base nas necessidades da empresa. Vamos entender isso a seguir!

  • Qualitativa

Na previsão de demanda logística qualitativa, verifica-se a demanda de acordo com a sazonalidade da empresa.

Para isso, aplica-se uma equação matemática que vai levar em consideração as variáveis que podem trazer impactos, como a variação econômica, a competitividade do mercado, etc.

  • Quantitativa

A previsão de demanda logística quantitativa vai considerar as informações que serão coletadas através da experiência dos colaboradores, que têm contato direto com os clientes.

Esse tipo de análise pode ser usada em conjunto com a qualitativa, o que vai otimizar os estudos primários e facilitar o entendimento de como está a situação atual e futura da empresa.

Porque a previsão de demanda logística é importante para sua empresa?

Uma data festiva se aproxima e, para preparar o seu negócio, você decide fazer um alto investimento em produtos. Mas o que você não imaginava era ter metade do seu estoque preso, porque você não sabia que o mercado estava se mostrando arriscado para esse tipo de negociação em grande volume.

É exatamente para evitar que esse tipo de coisa aconteça, que a previsão de demanda logística se mostra importante para a sua empresa, independente da área de atuação dela.

Confira a seguir os 5 principais motivos da importância de se fazer uma previsão de demanda logística.

Controle de estoque

A previsão de demanda logística vai te mostrar que o seu estoque não precisa ter nem mais e nem menos produtos, mas sim a quantidade adequada para a demanda da sua empresa.

Um estoque muito cheio só vai fazer você deixar de lucrar e trazer mais custos e preocupações a médio e longo prazo sobre o que você terá que fazer para “se livrar” destes produtos encalhados.

A previsão de demanda logística é eficiente justamente porque considera vários fatores para analisar as necessidades do estoque do seu negócio como, por exemplo, o histórico de vendas, a concorrência, a localização e o desempenho da economia.

Aproveitamento de todo o espaço físico disponível

De nada adianta investir em um armazém logístico, se você não vai saber extrair todos os benefícios do espaço disponível. E você só vai conseguir tirar vantagem disso, se fizer uma boa gestão e previsão de demanda logística.

Com ela você consegue obter mercadorias suficientes para o espaço que você tem, além de aumentar a produtividade do setor e gerar mais lucro para o seu negócio.

Maior eficiência na gestão logística

Ter um software de gestão de armazém (WMS) vai te ajudar a gerir as informações entre as áreas, ter controle do estoque e poder avaliar melhor as compras e vendas.

Assim, você conseguirá verificar quais são os produtos que têm maior saída e poderá fazer a reposição com rapidez, garantindo que eles nunca fiquem em falta no estoque.

Além disso, ter um software integrado vai automatizar os seus processos, otimizar a eficiência operacional da empresa e te dar informações em tempo real que auxiliarão na tomada de decisão.

Assim, você vai conseguir aumentar significativamente a produtividade e o lucro do seu negócio em um curto prazo.

Diminuição da ociosidade dos funcionários

Sem previsão de demanda logística, a eventual escassez de produtos, além de prejudicar a lucratividade da empresa, pode atrapalhar todos os serviços logísticos envolvidos no processo. Não havendo produtos em estoque, a separação, a expedição e o transporte também acabam prejudicados e com funcionários ociosos e desmotivados.

Uma boa organização somada às consequências positivas de uma boa previsão de demanda logística, tende a reduzir o número de falhas nos processos operacionais, fazendo com que os processos logísticos fluam melhor e tenham mais eficiência.

Redução de custos

Quando falamos em redução de custos logísticos, otimizar as operações na cadeia de suprimentos e tornar os processos mais eficientes são táticas cruciais para que a empresa possa ter mais lucro e ganhar mais competitividade.

No entanto, sem informações precisas sobre as demandas logísticas, dificilmente os gestores serão capazes de tomar decisões que reduzam os custos nos pontos corretos, sem prejudicar a eficiência e a qualidade das entregas.

Quando o trabalho é bem analisado, calculado e estudado de acordo com as estratégias usadas na previsão de demanda logística, o planejamento fica mais alinhado com a realidade do negócio, facilitando todos os demais serviços logísticos e reduzindo custos de forma efetiva.

Agora que você já sabe a importância da previsão de demanda logística para a sua empresa, está na hora de colocá-la em prática.

Se você também está buscando reduzir os custos de sua operação logística mantendo a qualidade do serviço, a Único Logística é a empresa certa para esse serviço. Gerenciamos toda a cadeia de suprimentos, armazenagem, controle de estoque e distribuição e nos tornamos uma extensão de seu departamento de logística, dando a liberdade e flexibilidade que sua empresa precisa para atingir a qualidade máxima nos serviços prestados. Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Compartilhe

Deixe um comentário