Roteirização e eficiência logística em 5 passos

A roteirização contribui com a eficiência logística, que é essencial em qualquer operação comercial, uma vez que permite às empresas racionalizarem as atividades e reduzirem seus custos em todos os processos de movimentação de mercadorias.

Para alcançar a eficiência ideal, é importante estabelecer um bom plano e colocá-lo em vigor utilizando as ferramentas adequadas – e a roteirização, sem dúvida, é uma delas.

Confira 5 passos capazes de ajudar a alcançar a eficiência logística com uma roteirização bem realizada!

Passo 1 – Realize o planejamento operacional da sua logística

O primeiro passo para alcançar a eficiência logística é desenvolver um plano operacional robusto e consistente. Este plano deve incluir todas as operações logísticas que serão efetuadas, o tipo de frota e as opções de entrega disponíveis.

Este plano deve também incluir KPIs (Key Performance Indicators) que ajudarão a medir o progresso e a efetividade das operações. Os KPIs devem estar direcionados a melhorias nos prazos de entrega, economia, satisfação do cliente, e desenvolvimento contínuo dos próprios processos.

Um bom planejamento é importante, mas essencial mesmo é garantir que ele se mantenha no caminho certo ao longo do tempo. Para que isso aconteça, é preciso revisar e monitorar regularmente o progresso de sua operação logística por meio de relatórios programados que ajudem a validar ou a rever os KPIs, bem como a prever cenários, com base no histórico de dados.

Dessa forma, o gestor poderá identificar as áreas que necessitam de melhorias e a tomar as medidas necessárias para reestruturar o que for preciso.

Passo 2 – TMS SaaS na Roteirização logística

O segundo passo para alcançar eficiência logística é utilizar um TMS SaaS (Transportation Management System – Software as a Service) para realizar sua roteirização e organizar os processos de movimentação de mercadorias.

Esse processo vai além de uma enumeração de trajetos de acordo com uma sequência de endereços, mas inclui desde a seleção de rotas mais rápidas e seguras até os veículos mais adequados e com disponibilidade para a realização de entregas mais eficientes.

Um TMS SaaS pode também fornecer dados em tempo real sobre as rotas de distribuição e entrega e ajudá-lo a identificar rapidamente quaisquer atrasos ou problemas que venham a ocorrer durante o trajeto.

Dessa forma, o gestor pode tomar medidas corretivas e minimizar o impacto de quaisquer interrupções em sua operação logística.

Passo 3 – Otimização de rotas

O terceiro passo para alcançar a eficiência logística é, após a roteirização, otimizar as rotas de entrega.  Nesse caso, um TMS que contenha a funcionalidade de otimização de rotas pode ajudar a identificar as trajetórias mais eficientes e a escolher as opções de entrega mais rentáveis para sua operação.

Com esse tipo de recurso é possível estabelecer parâmetros de otimização para prever diferentes cenários de coletas e envios, considerando o maestro de endereços, os dados de outras viagens armazenados, a capacidade volumétrica dos veículos disponíveis, bem como regiões que estejam próximas umas das outras.

Assim, a roteirização se torna ótima, de modo que se possa realizar o mesmo tipo de serviço, com o melhor custo-benefício possível com os recursos disponíveis.

Passo 4 – Visibilidade e Edição de Rotas

O quarto passo para alcançar eficiência logística é utilizar ferramentas de visibilidade e edição de rotas. Uma torre de controle bem-estruturada, ou seja, uma central que recebe todas as informações da frota, permitem identificar a localização exata dos veículos, com atualizações em tempo real.

Com esse mecanismo torna-se muito mais simples identificar rapidamente quaisquer atrasos, imprevistos com o veículo e demais problemas que exijam uma medida de correção imediata.

Nesse momento são essenciais as ferramentas de edição de rotas, que permitem alterar e re-otimizar as rotas de entrega, levando em consideração as novas observações e evitando atrasos que possam aborrecer os clientes e prejudicar o fluxo da operação como um todo.

Passo 5 – Notificação eficiente aos clientes

O quinto passo para alcançar eficiência logística é a utilização de ferramentas avançadas de notificação ao cliente. Da mesma forma que o gestor fica sabendo o que acontece momento a momento com suas mercadorias, é recomendável também dar a mesma visibilidade da entrega ao cliente que espera pelo seu produto.

Ao saber de antemão sobre o andamento de sua entrega, o cliente pode se preparar para recebê-la, acompanhar por meio de mensagens suas trajetórias e sentir-se mais seguro durante a espera. Esse tipo de ferramenta ajuda a prestar um melhor serviço, a desafogar as centrais de atendimento ao cliente e a estreitar o relacionamento com o consumidor.

O que você achou? Saiba que, ao dar esses passos, sua empresa pode realizar uma melhor roteirização, otimizar as operações, reduzir custos e maximizar a satisfação do cliente.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário