Saiba como funciona a tecnologia cloud computing na logística

A possibilidade de se trabalhar em qualquer lugar do mundo é uma realidade no setor logístico. As informações, dados e documentos podem ser acessados em alguns cliques e de maneira totalmente segura. A tecnologia cloud computing traz vantagens competitivas.

Quem acompanha os avanços do mundo moderno sabe muito bem que poupar custos, tornar os processos mais confiáveis e ter um gerenciamento estratégico faz todo sentido para que se tenha uma gestão eficiente na logística.

Se você atua no Supply Chain não pode deixar de entender o que faz esse tipo de tecnologia, que se enquadra no conceito de Logística 4.0. Afinal, os dados sincronizados podem oferecer informações preciosas para as melhores tomadas de decisões.

O que é a Logística 4.0

A computação em nuvem ou tecnologia cloud computing é um dos melhores exemplos dentro do setor logístico no mundo todo.

É um tipo de tecnologia que fez com que os dados de uma empresa pudessem ser virtualizados, isto é, levados para um ambiente seguro. Tudo acontece através do envio, recebimento e gerenciamento de computadores.

Agora, a ideia é mencionar com mais detalhes o que é a computação em nuvem. Ela impacta positivamente todo o mercado, permitindo a análise de dados, a redução de perdas, de custos e as tomadas de decisões mais estratégicas.

O que é sistema cloud computing

Cloud computing é um termo que quando traduzido nos traz o conceito de “computação em nuvem”. Ele entrega um serviço ao usuário a partir da internet. E os dados online são os grandes diferenciais dessa tecnologia porque permite acessos e atividades em tempo real.

A inovação faz com que os contatos ou visualizações aconteçam através de dispositivos móveis, tais quais ossmartphones. Logo, permite um negócio muito mais flexível, mais móvel e mais atualizado. Aliás, o tempo todo atualizado.

Atualmente, são várias as formas de oferecer os serviços em nuvem: SaaS (Software como Serviço), Paas (Plataforma como Serviço), Iaas (Infraestrutura como Serviço), Daas (Banco de Dados como Serviço) e o Taas (Ensaio como Serviço).

Quais os serviços de cloud computing

A partir dos formatos de cloud computing, os clientes podem ter acesso a vários serviços.

Backup automático

O servidor na nuvem conta com um sistema de backup automático. Logo, arquivar cópias de documentos e pastas de modo seguro. Eles podem ser compartilhados em rede ou via web. Também é possível compartilhar os itens com o computador da empresa ou do gestor.

Recuperação de dados

Além da segurança de manter os dados salvos, também existe o serviço de recuperar pastas e arquivos de modo rápido. É importante para quem precisa lidar com orçamentos, propostas e simulações cotidianamente, como acontece nos contratos e cotações logísticas.

Segurança de informações

Outro serviço tem ligação com a criptografia. Os servidores contam com recursos que evitam e inibem a ação de hackers. Com isso, a interceptação de dados não acontece, garantindo que dados sigilosos ou privativos se mantenham seguros.

Saiba mais sobre o cloud computing

A área de Suplly Chain é totalmente estratégica. E o cloud computing tem muitos benefícios, como a integração de informações, suporte para setores, melhora da comunicação, gerenciamento de cargas, etc.

Ao oferecer serviços de mais qualidade, as empresas podem satisfazer o público consumidor.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Compartilhe

Deixe um comentário