Saiba o que é e como o estoque mínimo deve ser calculado!

O estoque mínimo também é conhecido como estoque de segurança; reserva e proteção. Ele representa a quantidade mínima de produtos que a empresa deve ter para se manter até a próxima compra. A quantia vai depender da empresa, seu segmento e produtos vendidos.

Empresas de produtos perecíveis devem ficar mais atenta a quantidade do estoque, pois se tratam de insumos que podem estragar. Ter um controle das mercadorias que entram e saem da empresa também é de suma importância para conhecer quais são os custos do estoque e como reduzi-los.

Continue a leitura, entenda a sua importância e como calcular o estoque mínimo.

Importância de calcular o estoque mínimo da sua empresa

Uma empresa não funciona sem ter produtos para entregar. Afinal, os clientes contam com a mercadoria chegando em suas casas. Além disso, saber como calcular o estoque mínimo da sua empresa mantém a sua reputação positiva perante os consumidores e reduz o risco de ter produtos a mais parados na prateleira.

Como calcular o estoque mínimo

Não é necessário fazer uma conta muito complexa para calcular o estoque mínimo. Confira alguns dos pontos que o gestor deve entender na empresa para fazer um cálculo certeiro:

  • Entender os hábitos dos clientes;
  • Estipular uma margem de segurança baseado nas vendas;
  • Saber quais produtos são mais vendidos e os mais rentáveis.
 

Você deve fazer um inventário para compreender o quanto sai e entra na sua empresa. É importante ter esses valores atualizados. Uma dica é ter um sistema ERP para facilitar a comunicação entre os setores.

Feito isso, agora você deve fazer o cálculo de quanto sua empresa vende determinado produto por dia. Veja o exemplo:

  • Se sua empresa vende 300 produtos por mês, funcionando 20 dias, você deve fazer a seguinte conta: 300/20 = 15 produtos são vendidos por dia;
  • Porém, você deve considerar o quanto demora para o fornecedor fazer a entrega desta mercadoria. Vamos supor que ele demore 15 dias, sendo assim, você deve calcular 15×15 = 225;
  • Também deve ser adicionada a margem de segurança, se for 10%, ficaria 225 + 10%.
 

Resumindo, o estoque mínimo diário seria de 247,5. Lembrando que algumas datas comemorativas como o Dia das Mães devem ser consideradas na compra.

Vantagens de desvantagens de operar com estoque mínimo

Optar por um estoque mínimo te dá mais vantagens do que desvantagens, confira:

  • Desvantagens: é preciso um acompanhamento diário do estoque da empresa e o poder de negociação diminui devido ao baixo volume de compra dos fornecedores. Quando a compra é maior, há mais desconto sobre as mercadorias;
  • Vantagens: não precisa de grandes investimentos, menos perda de produtos e mercadoria parada, mantém o fluxo de produção e vendas e você tem uma equipe mais enxuta.
 

Agora que você sabe da importância de saber calcular o estoque mínimo da sua empresa, coloque na ponta do lápis o que é melhor para ela e se compensa para o caixa do seu negócio.

Uma das formas de manter seu estoque organizado é ter uma gestão de armazenagem e distribuição mais eficiente. Conte com a Único Logística para compreender as melhores soluções de sistema de armazenagem para sua empresa.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e fale com um de nossos consultores!

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Compartilhe

Deixe um comentário