Segurança no trabalho: como evitar acidentes na logística?

A segurança no trabalho é um tema de extrema relevância para as empresas em geral. Na conteúdo de hoje vamos abordar o assunto voltado especificamente para o setor logístico.

Continue a leitura e saiba o que as companhias devem fazer para prezar pela segurança dos seus profissionais, sejam eles motoristas ou colaboradores dos armazéns.

Importância da segurança no trabalho

A segurança no trabalho é de extrema importância por vários motivos. Veja a seguir alguns dos pontos mais importantes.

Proteção dos trabalhadores

A segurança no trabalho garante que os trabalhadores estejam protegidos contra os perigos que podem ocorrer no ambiente de trabalho. Esse é um fator tão importante que existem normas voltadas a isso, diversas delas são citadas na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

Prevenção de acidentes

Quando a empresa segue as normas voltadas para a promoção da segurança no trabalho, diversos acidentes e lesões são evitados. Dessa forma, os trabalhadores podem exercer as suas funções sem colocar a saúde em risco.

Redução de custos

Além das questões relacionadas à segurança dos profissionais, a prevenção de acidentes pode reduzir os custos relacionados ao atendimento médico, ausências do trabalho e indenizações.

Melhoria da saúde e bem-estar

Garantir que os trabalhadores tenham condições saudáveis e seguras para trabalhar, impacta diretamente em sua saúde e bem-estar. Afinal, eles se sentirão confiantes ao realizarem as suas atividades, reforçando também o senso de utilidade.

Aumento da produtividade

Por fim, está o fato de que trabalhadores que se sentem seguros e protegidos são mais propensos a se concentrar na sua função e aumentar sua produtividade. Então, investir em medidas para tornar a operação mais segura também se reflete em mais produtividade.

8 Dicas de segurança no trabalho para o setor logístico

Toda empresa deseja ser produtiva e lucrativa, mas para chegar nesse ponto é preciso ter uma base fundamental: a segurança no trabalho. Confira a seguir dicas para manter a operação logística mais segura.

1. Oferecer treinamento adequado aos funcionários

Profissionais treinados com foco em segurança são o primeiro investimento que uma empresa deve fazer nesse sentido. Afinal, é uma medida que irá atuar diretamente na prevenção de acidentes.

Portanto, certifique-se de que todos os funcionários da empresa tenham recebido treinamento adequado voltado para a segurança no trabalho, incluindo o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs).

2. Identificar os riscos da operação

Para manter a segurança no trabalho é necessário conhecer os riscos envolvidos com a operação. Em se tratando do setor logístico, a lista pode incluir tanto situações nas instalações da empresa, como quedas no armazém, quanto acidentes de trânsito durante as rotas de entrega.

O mapeamento dos potenciais perigos aos quais os colaboradores estão vulneráveis dará o direcionamento necessário para as ações seguintes. Quanto mais detalhada for a análise, mais segura a operação poderá se tornar.

3. Padronizar os processos

Onde há controle sobre as atividades realizadas pelos colaboradores o nível de segurança é mais elevado. Por isso, padronize os processos para garantir que as tarefas sejam realizadas de maneira segura e consistente.

Afinal, as pessoas saberão exatamente o que e como fazer, quais equipamentos utilizar, entre outros detalhes. Essa previsibilidade das ações contribui para o aumento da segurança.

4. Manter o ambiente organizado

Ambientes de trabalho desorganizados, com materiais espalhados, oferecem muito mais riscos de acidentes de trabalho. Além disso, atrapalham a produtividade, porque dificultam a localização de itens necessários para realizar as tarefas.

Adotar medidas para manter tudo organizado e orientar a equipe para isso pode fazer uma grande diferença. Inclusive, isso vale para o interior dos veículos de entrega, que devem ser mantidos limpos e sem itens desnecessários que possam atrapalhar a operação e gerar riscos.

5. Realizar a troca de equipamentos periodicamente

Além de treinar os profissionais para usarem os EPIs corretamente, esses equipamentos devem ser trocados periodicamente. Afinal, o desgaste do dia a dia pode fazer com que sua capacidade de proteção seja comprometida.

É importante manter o controle dos equipamentos de segurança, verificando as suas condições e realizando a troca no tempo indicado pelo fabricante. Além disso, os próprios profissionais podem ser orientados a sinalizar quando algum EPI estiver apresentando maior desgaste.

6. Sinalizar o ambiente corretamente

A sinalização é mais uma medida importante para evitar acidentes de trabalho na logística. Ela pode estar presente no armazém, avisando sobre ações que precisam de mais atenção, e também nas embalagens, para o correto manuseio.

Isso pode ser feito através de placas e adesivos informando sobre o uso de equipamentos de segurança, o cuidado necessário para manusear uma mercadoria, entre outros lembretes. Afinal, na correria da rotina, muitos podem se esquecer dos cuidados a serem tomados.

7. Prezar por uma comunicação efetiva

A comunicação efetiva entre os funcionários e gerentes é essencial para garantir que todos estejam cientes das políticas e procedimentos de segurança. Deve ser realizada tanto em treinamentos quanto no dia a dia, através de conversas, comunicados, cartazes e abertura para tirar dúvidas que possam surgir.

8. Investir em tecnologia

A tecnologia é fundamental para a produtividade do setor logístico e também tem um papel importante na segurança do trabalho. Através de ferramentas voltadas especificamente para operações no armazém e transporte de cargas, se tem maior controle sobre a operação.

Em se tratando especificamente do processo de entregas, que envolve estradas e áreas urbanas, é necessário utilizar uma solução que traga visibilidade sobre a rota. Dessa maneira, os motoristas terão o suporte de uma equipe, fornecendo informações que ele possa precisar e agindo rapidamente em caso de necessidade.

Conclusão

Essas dicas são importantes para prevenir acidentes na logística e garantir que os funcionários estejam seguros no ambiente de trabalho. No entanto, é importante lembrar que a segurança deve ser sempre uma prioridade. As empresas precisam estar sempre atentas para atualizar suas práticas e garantir a segurança de seus funcionários.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário