Terceirizar o packing pode otimizar sua operação logística

Deseja otimizar a operação logística da sua empresa, para reduzir custos e realizar entregas mais rápidas? Veja como terceirizar o packing e outras etapas!

A coleta e embalagem (picking e packing) de produtos podem ser vistas como um processo essencial dentro de uma empresa. Nele, as mercadorias chegam ao depósito e são organizadas no inventário de estoque e no sistema que o depósito tem de gerenciamento.

Desse modo, os produtos são selecionados conforme os pedidos dos clientes e reembalados, sendo direcionados para a sua distribuição. Só por este conceito é possível perceber como esses processos são primordiais em uma operação logística otimizada.

Porém, se essa tarefa parece ser impossível para a realidade da sua empresa, saiba que ela pode ser terceirizada por empresas especializadas no assunto. Usar esse tipo de logística terceirizada potencializa sua cadeia de suprimentos, tornando-a inteira mais eficiente.

Agora que você já sabe mais um pouco do assunto, iremos conferir como a terceirização do packing da sua empresa pode otimizar todas as cadeias de sua logística.

Principais etapas de uma operação logística nas empresas

Antes de entender como a terceirização pode ser uma solução otimizadora da sua operação logística, é primordial explorar todas as etapas que encontramos nesse processo. Em resumo, podemos encontrar 5 etapas nesses processos logísticos – claro que isso não é uma regra, essas etapas variam de acordo com o negócio.

Armazenamento de produtos

A sua logística começa no momento em que o fornecedor lhe entrega a mercadoria solicitada. A partir deste momento, a gestão logística entra em ação. Com isso, você precisa contar com um espaço seguro, suficiente e organizado para manter todos os produtos armazenados de modo a otimizar o espaço e a organização.

É crucial garantir que o estoque esteja devidamente organizado e planejado. Com isso, você pode perceber uma maior velocidade no processo de separação (picking), packing e no inventário de estoque.

Separação (Picking)

Essa etapa é conhecida como picking, e envolve a separação dos produtos assim que um pedido é aprovado. Portanto, a organização é primordial, afinal, os produtos estarão identificados e localizados de forma correta para garantir a velocidade neste processo. Como resultado disso, as entregas podem ser feitas dentro do prazo informado para o cliente final.

Conferência

Nessa etapa, é conferido item a item de cada pedido a fim de checar se os pedidos foram separados de forma correta. Esta etapa exige atenção da equipe e permite a identificação de possíveis falhas no processo logístico, possibilitando a tomada de medidas corretivas e a melhoria contínua das operações.

Embalagem (Packing)

Após separar os pedidos, os produtos serão embalados com o intuito de evitar que ocorra qualquer dano ao longo do transporte. Além dessa proteção, a empresa também não pode deixar de lado a importância de encantar o cliente final com embalagens exclusivas.

Este processo está entre os mais demorados da operação logística, uma vez que precisa de uma atenção maior. Então, é necessário encontrar o equilíbrio velocidade com eficiência.

Transporte

Chegando ao final dessa operação, já com o pedido devidamente embalado e conferido, ele é entregue a transportadora que fará o seu transporte para ser levado até o seu destino final.

Quais etapas podem ser terceirizadas em uma operação logística no e-commerce?

Basicamente, todas as etapas de uma operação logística podem ser terceirizadas. Isso depende da empresa que você está contratando para admitir novas responsabilidades.

Estoque: desde o recebimento até o espaço que os produtos ficam estocados pode ser terceirizado, diminuindo algumas burocracias, como a conferência, controle, manutenções no local, segurança e similares.

Separação, conferência e embalagem: estas etapas podem ser terceirizadas, e além de receber as mercadorias, a terceirizada realiza a conferência e a organização do armazém. A partir deste momento, com o uso de tecnologias integradas, damos início às fases de separação e conferência de modo mais eficiente, e em seguida à embalagem.

Transporte: ao contar com uma empresa para realizar o transporte de seus pedidos, todo este processo se torna otimizado, com contratos vantajosos no que se refere ao custo e prazo, além de ganhar velocidade nas postagens.

Com toda a eficiência e agilidade que a terceirização oferece para o seu setor de logística, pode-se afirmar que você está diante de uma estratégia de marketing. Isso porque entregas mais rápidas aumentam a satisfação e fidelização de clientes! Ou seja, você entrega uma experiência de compra incrível para o consumidor.

Por que investir na terceirização logística?

A terceirização logística é a melhor solução para a sua empresa reduzir custos internos. Como principais benefícios dessa prática, podemos citar:

  • Ganho de produtividade da equipe;
  • Ganho de tempo para se dedicar a outros setores;
  • Previsibilidade de custos;
  • Redução de custos, sem necessidade de aquisição e manutenção de locais e veículos;
  • Aumento da fidelização de clientes;
  • Entregas mais rápidas – o que garante a satisfação do consumidor.
 
Conte com a Único Logística

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Compartilhe

Deixe um comentário