Unified Commerce: uma experiência de compra que vai além do omnichannel

A estratégia do Unified Commerce (Comércio Unificado) surge como uma evolução do omnichannel para garantir uma comunicação mais fluida entre empresa e cliente, unificando o gerenciamento dos diferentes canais de venda da empresa.

O Unified Commerce vai além do omnichannel, uma vez que integra os canais de comunicação do cliente em uma única plataforma. O objetivo é gerenciar de forma unificada, centralizada e em tempo real a interação do cliente com as lojas físicas, aplicativos de celular, site e telefone. O cliente deve poder passar de um canal para outro sem qualquer tipo de problema ou obstáculo.

O que é o Unified Commerce?

O Unified Commerce é um processo que visa a integração total de todos os canais de venda e de interação com o cliente. Através de uma plataforma única, a empresa centraliza todas as informações de seu negócio podendo monitorar em tempo real aquilo que acontece em todos os canais do negócio, assim como pode controlar o estoque global.

Dito de outra forma, graças ao Unified Commerce e à adoção de uma plataforma de gerenciamento única, pode coordenar de forma integral toda a experiência do cliente no negócio, seja física ou virtual. Isso permite:

  • Compilar todos os dados gerados durante o processo de compra, independentemente do canal.
  • Visualizar em tempo real todas as informações referentes ao estoque, independentemente de sua localização.
  • Dispor de KPIs globais, o que ajuda a identificar com maior facilidade erros e ineficiências em todo o processo de venda, seja online, offline ou híbrido.
  • Oferecer um melhor serviço, pois o cliente sempre pode escolher como se comunicar com a empresa, como entrar em contato com o serviço de atendimento, onde retirar o produto e as condições ou como devolver um pedido.
 

Essa estratégia de venda e atendimento ao cliente reforça a interação entre a empresa e o consumidor, garantindo uma melhor experiência global de compra.

Unified Commerce vs. omnichannel

A interconectividade é o que diferencia as plataformas de Unified Commerce em relação ao omnichannel. Com a estratégia omnichannel, as empresas contam com programas de gerenciamento específicos para cada canal que não se comunicam entre si ou que o fazem de uma forma limitada. No entanto, no Unified Commerce estão integrados todos os canais de venda em uma única plataforma, centralizando todas as informações, ou seja, a principal diferença entre o omnichannel e o Unified Commerce é a estrutura da digitalização da empresa: o Unified Commerce coordena todos os canais em uma mesma plataforma.

A integração evita erros onerosos que podem ocorrer ao utilizar sistemas separados, tal como a venda de artigos que já não estão em estoque devido a um problema de comunicação. Se todo o gerenciamento estiver integrado em um mesmo sistema, será mais difícil ocorrer esse tipo de situação que se traduzirá em uma maior satisfação de nossos clientes.

Em suma, tanto o omnichannel quanto o Unified Commerce situam o cliente no centro do negócio. No entanto, o omnichannel busca unir todos os canais de comunicação com o cliente para ampliar o serviço de atendimento, enquanto o Unified Commerce vai um passo além e pretende centralizar o gerenciamento para proporcionar uma melhor experiência de compra.

Unified Commerce: integração de canais em uma única plataforma

O Unified Commerce é o próximo passo rumo à digitalização de processos para prestar um melhor serviço ao cliente. Essa estratégia é uma evolução do omnichannel, mas nesse caso todos os canais são integrados em uma única plataforma e com um gerenciamento centralizado.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário